Você será mal entendido

A dica de hoje foi dada por Seth Godin em seu blog

A dica de hoje foi dada por Seth Godin em seu blog

Se quiser ficar maluco, leia os comentários no Twitter da platéia logo depois de dar uma palestra, mesmo que seja só pra 10 pessoas.

Você não disse o que eles disseram que você disse. Você não quis dizer o que eles disseram que você quis dizer.

Ou então, leia os comentários de qualquer post de blog ou vídeo na internet. As pessoas que viram o que você viu ou leu, simplesmente não entenderam. Ou então, você também não entendeu.

Nós pensamos que comunicação verbal é clara, precisa e eficiente, mas não é nada disso. A taxa de transmissão de dados de um discurso é muito baixa. Sim, existe uma grande quantidade de informação passada pela sua carisma, seu estilo e confiança. Porém, não acho que as pessoas seja muito boas em entender os detalhes.

Planeje-se para ser mal entendido. Repita suas informações. Por via das dúvidas, repita suas informações.

Vale a pena lembrar que uma boa comunicação é uma das 6 características do empreendedor. Pra se aprofundar no tema, confira: Características do empreendedor, ter uma comunicação fora de série.

Para dicas diárias sobre empreendedorismo, assine nosso RSS ou siga-nos no Twitter: @empreendemia.

  • Muito bom o texto Millor, tem um amigo meu que sempre diz “Nada é óbvio”, sempre nos atentando que provalmente as pessoas não vão entender tudo o que você diz.

  • Felipe Aragão

    Muito bem, é preciso estar sempre preparado para enfrentar críticas e comentários descabidos, porque elas virão. “Entendeu ou quer que eu desenhe?” – melhor desenhar.