Você está vendendo para o público certo?

A dica de hoje foi dada por Daniel Pereira da Luz Consultoria em seu blog.

A dica de hoje foi dada por Daniel Pereira da Luz Consultoria em seu blog.

Um erro comum quando se está iniciando um negócio é achar que um produto ou serviço vai vender porque aparenta ser algo de que as pessoas precisem.

Por exemplo, muitas pessoas que abrem uma consultoria de informática esperam fazer bons negócios vendendo seus serviços a usuários domésticos. Eles supõe que esse tipo de cliente precisará e pagará por um serviço de consultoria já que não tem bons conhecimentos de informática.

Embora essa linha de raciocínio pareça lógica, não é. A maioria dos usuários domésticos não são boas opções de negócio. Ao invés de recorrerem a consultores, eles procuram ajuda em livros e artigos de revista, e pedindo ajuda a amigos ou parentes.

Para evitar suposições erradas sobre a aceitação de produtos ou serviços, fale com seus possíveis clientes antes de abrir um negócio ou apresentar um novo produto. Pergunte se eles usariam o que você planeja vender, pergunte quanto eles pagariam por isso, onde iriam comprar e como gostariam de fazer a compra. Se as respostas não baterem com as suas expectativas iniciais, pesquise outro nicho de mercado ou procure outro produto ou serviço para vender.

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