Vídeo: Como os executivos da BP resolvem seus problemas

Uma das notícias que mais tem chocado o mundo é o acidente envolvendo uma plataforma da British Petroleum no Golfo do México.

Uma das notícias que mais tem chocado o mundo é o acidente envolvendo uma plataforma da British Petroleum no Golfo do México.

Além de causar danos terríveis ao meio ambiente, a British Petroleum tem se mostrado extremamente ineficiente na hora de resolver o problema. Tudo bem que não é simples resolver um vazamento de petróleo no fundo do oceano, mas gastar 2 meses e U$ 2 bilhões pra parar o vazamento já é exagero né?

Achei um vídeo no blog Sedentário & Hiperativo que ilustra como seria a atitude da BP caso fosse derramado um copo de café em cima da mesa. Apesar do vídeo ser muito engraçado, é triste pensar que ele é baseado em fatos reais.


(Link para o vídeo no Youtube)

Apesar de derramento de petróleo ser uma situação que provavelmente não ocorre muito na sua empresa, vale a pena refletir como você tem lidado quando as coisas saem do controle.

Segue um post que ilustra bem o que fazer quando as coisas derem errado: Bom atendimento – se você fez besteiras com o cliente, saiba pedir desculpas.

Abraços,
Millor Machado (a favor de empresas que resolvem seus problemas de forma eficiente)

Por outro lado, temos um fantástico exemplo de bom com a Zappos, vale a pena conferir a entrevista que fizemos com o CEO deles. Confira: Bom atendimento levado ao extremo, entrevista com Tony Hsieh da Zappos.

  • Railer Freire

    Muito boa abordagem, Millor. A comunicação em momentos de crise deve ser algo já planejado, assim como as ações para solucionar o problema. Transparência com o cliente é fundamental.

  • Valeu Rainer!

    Realmente a transparência é fundamental.

    Já ouvi vários casos de empresas que fizeram besteira, mas que souberam
    pedir desculpas. Essas conseguiram transformar críticas pesadas em elogios e
    conquistaram entusiastas.

    Abraços!