dois homens no computador analisando as vantagens de ERP

As vantagens de um ERP para sua equipe de vendas

Continue a leitura e descubra as vantagens de implementar ERP na sua empresa!

Documentos perdidos, informações desencontradas, equipes sobrecarregadas… Esse cenário caótico faz parte de realidade de diversos negócios que lidam com vendas. A boa notícia é que é possível mudá-lo com um software de gestão empresarial. O nome pode parecer complicado, mas dentre as principais vantagens de ERP (como também é conhecido) está a integração de dados, algo que só facilita a vida de gestores e colaboradores.

Mas é realmente possível obter crescimento com essa tecnologia mesmo em um cenário de estagnação econômica enfrentado no Brasil? É o que você vai descobrir no post a seguir. Continue a leitura e descubra as vantagens de implementar ERP na sua empresa!

Integração de informações

Uma das principais vantagens de ERP está na sua capacidade de integrar informações. Pode parecer pouco à primeira vista, mas um dos principais problemas de negócios que falham é a hierarquização ou desorganização de dados. Basta se imaginar como um colaborador: como seria tentar fazer um bom trabalho se você não faz a menor ideia do que está acontecendo na empresa?

Administração, financeiro, fornecedores, marketing, SAC, recursos humanos: todos precisam trabalhar integrados! Qualquer informação desencontrada ou falhas na relação desses setores pode prejudicar o sucesso de uma estratégia, o atendimento ao cliente e o desenvolvimento de boas ações de maneira geral.

Planejamento mais eficaz

Períodos em baixa fazem parte da realidade de qualquer negócio, mas é preciso evitá-los. E o segredo para isso é planejamento. Departamentos que utilizam módulos de ERP conseguem encontrar melhores oportunidades e evitar a perda de vendas por falta de informações internas ou sobre o mercado em que atuam.

Além disso, com um sistema de ERP é possível ter uma visão ampla de todo o negócio e o desempenho individual de cada processo: operacional, administrativo e gerencial.

Essa visibilidade é uma grande aliada do planejamento pois garante que os dados certos sejam usados estrategicamente. Por exemplo: se um setor está com o andamento ruim é possível reduzir ou eliminar problemas que afetam o seu desempenho e implementar ações realistas, com resultados a curto ou longo prazo.

Melhor controle financeiro

Um desafio para empresários é ter um controle da movimentação financeira do seu negócio e colocar a equipe a par do que está acontecendo. As planilhas do Excel ainda são as queridinhas nesse aspecto, mas é possível ir além!

Um sistema de ERP online permite visualizar facilmente o fluxo de caixa, a margem de lucro do negócio, o número de vendas — no dia, no mês e no ano —, o quanto ainda falta para alcançar determinadas métricas e assim por diante.

Tudo isso por meio de relatórios detalhados, com informações exatas e visíveis para todos os setores responsáveis pelas vendas. Algo que permite controlar e fazer ajustes no setor financeiro quase em tempo real.

Redução de custos

Planilhas manuais e controles defasados também costumam ser mais susceptíveis a erros. Não é raro em empresas que rejeitam a tecnologia como aliada, lidar com o sumiço de documentos, fazer pedidos de produtos desnecessários e incluir informações erradas nos lugares errados. E tudo isso junto significa retrabalho e perda de dinheiro.

Com a integração de todos os dados e processos administrativos, o setor de vendas evita falhas e os gastos que elas trazem. Além disso, a empresa também consegue se preparar melhor e diminuir a burocracia no controle da sua tributação, já que um sistema de ERP permite a emissão de notas fiscais e outros documentos exigidos por lei, como por exemplo a DANFE.

Total controle de estoque

O estoque envolve diversos segmentos de um negócio e o afeta de diversas formas: no relacionamento com os fornecedores, na qualidade dos produtos e na logística de compra e armazenamento. Sem controle, toda cadeia produtiva falha e as vendas são afetadas, o que fatalmente vai causar prejuízos.

Dentre as muitas vantagens de ERP a capacidade de controlar o estoque se destaca. Um sistema de gestão possibilita ao empreendedor uma visão sobre quais produtos acabam rápido, quais têm pouca saída e, se configurado, ainda pode acionar rapidamente os fornecedores sobre produtos em falta, acabando com a morosidade nas transações e reposição de estoque.

Aumento da produtividade

Processos de vendas que dão certo começam dentro da própria empresa. Mesmo que as ações de marketing e o carisma dos vendedores sejam importantes, sem o comprometimento de toda a equipe nenhuma estratégia sai do lugar.

Equipes que têm acesso à informação se sentem mais integradas ao processo produtivo de uma empresa e assumem a responsabilidade pelos resultados, mesmo que não trabalhem diretamente com as vendas. E ao assumir esse papel, elas trabalham mais estrategicamente e têm um ganho visível de produtividade.

Impulso na força de vendas e melhor atendimento ao cliente

O sucesso na força de vendas de uma empresa também é determinado em grande parte pelo relacionamento que ela constrói com seus clientes. São eles que se tornam embaixadores de uma marca e impulsionam uma das estratégias de marketing mais eficientes: o boca a boca.

Para conquistá-los é preciso construir relacionamentos dourados. E o primeiro passo para isso é conhecê-los.

Basta imaginar o dia a dia de uma loja de roupas, por exemplo. Muitos clientes de uma marca entram na loja para “dar apenas uma olhada” nas novidades, mas acabam se deparando com vendedores desesperados para vender qualquer produto, mesmo que não seja do seu gosto. E isso desestimula uma possível compra.

Com um sistema de gestão online, esses vendedores poderiam evitar esse problema ao coletar informações sobre o cliente de maneira rápida durante o atendimento, o que os tornaria mais capazes de entender seu gosto e hábitos, apresentar produtos que tenham mais a sua cara e estabelecer uma comunicação mais cativante.

Esse é apenas um exemplo, mas a democratização da informação trazida pelo ERP possui um impacto visível em negócios de todos os tipos.

Com informações disponíveis para todos, as equipes passam a se concentrar naquilo que realmente interessa para aumentar a sua força de vendas: conquistar o cliente — desde a criação de estratégias de divulgação que os atraia até a maneira de lidar com as suas dúvidas e problemas no pós-venda.

E então, gostou de descobrir as vantagens de ERP? Continue aprendendo com nosso conteúdo sobre 9 dicas de como começar um negócio mesmo sendo tímido!

Conteúdo produzido pela equipe da e-gestor!