Reação do cliente

Uma forma eficiente de marketing que poucas empresas usam

"Ah, mais um vendedor querendo me empurrar produtos…"

Reação do cliente

"Ah, mais um vendedor querendo me empurrar produtos..."

Estudando bastante como as empresas se comportam no Empreendemia percebi um fenômeno interessante. O comprador adora encontrar fornecedores, mas acha um saco ser encontrado. Por outro lado, o vendedor adora simplesmente receber contatos ao invés de ter o trabalho de ficar se divulgando.

Mas por que será que tantas empresas focam tanto o esforço em encontrar clientes ao invés de fortalecer sua marca e deixar o cliente vir até elas?

O vídeo a seguir mostra de forma muito bem humorada a realidade dessas 2 abordagens de marketing. Mesmo se você tiver dificuldade com o inglês, com certeza entenderá a diferença entre as 2 estratégias.

(Link para o vídeo no Youtube)

O que mais chama atenção do cara da esquerda é a facilidade que ele tem em conseguir novos contatos, enquanto o cara da direita sobre e dificilmente consegue uma resposta. Porém, o que o vídeo não mostra é que o cara da esquerda investiu muitos recursos fortalecendo sua marca e melhorando seu posicionamento em mecanismos com o Google.

Essa estratégia é chamada de Marketing de Permissão, ou Inbound Marketing em inglês.

Fica então a reflexão, você tem investido em plantar as sementes e ser encontrado ou sua realidade é parecida com a do cara da direita?

Abraços,
Millor Machado (plantando minhas sementes e esperando meus contatos chegarem)

Para se aprofundar no tema, confira o vídeo: Marketing de permissão, o que é isso?

  • Gezinha Rocha

    Olha confesso que já fiz muito o que o moço da direita está fazendo, mas estou buscando recursos e estratégias para me comportar como o moço da esquerda. Estou sempre lendo os post e já li muita coisa interessante, ai tive vontade de dividir também minhas experiências de se começar uma empresa, quando puder dá uma passadinha: meninasdenegocios.blogspot.com

  • Michel

    A ideia é excelente e estou certo de que isso funcione.

    Mas, o que acontece quando por exemplo – eu tenho uma empresa que vende cadeiras e faço o Inbound Marketing e meus 99 concorrentes também fazem a mesma coisa? onde eu sairia ganhando? se todos trabalham com Inboud? entendeu aonde eu quero chegar? o diferencial já não seria diferente.

    Gostei do SDL e acompanho.

    • Oi Michel,

      Apesar de achar muito difícil os 99 concorrentes também fazerem uma estratégia bem feita de inbound marketing, vale a pena lembrar que não adianta fazer a mesma coisa, a forma que a estratégia é aplicada faz muita diferença.

      Ou seja, no final, o que importa é que o cliente lembre de você como o cara que consegue tirar as dúvidas dele e é a referência naquele assunto. Se no seu mercado todo mundo consegue ser referência, aí o caminho é personalizar cada vez mais a mensagem até que você se destaque para um público específico.

      Abração!