Modelo de pesquisa de mercado - Consultoria em gestão

Quando o Millor e eu começamos nossa consultoria em gestão, nos encontramos em dúvida sobre qual área seria nosso foco. Para nos auxiliar na tomada de decisão, fizemos uma pesquisa de mercado** – disponibilizada no fim do post**.

Modelo de pesquisa de mercado:

Problema e objetivo do trabalho

Queríamos saber em quais áreas de gestão as empresas tem maior necessidade em receber consultoria, já que poderíamos trabalhar com finanças, estratégia, marketing ou RH. Além disso, precisávamos saber características valorizadas por eles nesse tipo de serviço, desde preço até sua profundidade.

Público-alvo

Nosso alvo foi empresas de base tecnológica, por causa da nossa formação em engenharia e nossos contatos na região.

Mercado-alvo

Nossa região de abrangência foi a Região Metropolitana de Campinas – não só nossa localização, como também um grande pólo tecnológico.

Amostra

50 empresas criadas por ex-alunos da Unicamp – definimos isso por termos a universidade como vínculo e por termos acesso a um cadastro de 170 empresas desse tipo.

Ferramentas (como pesquisar)

Fizemos o seguinte: ligamos para todas as empresas com DDD 19 (já que ligávamos de graça da casa do Millor), mirávamos os donos/sócios das empresas e pedíamos para eles responderem a pesquisa pelo Google Forms que montamos – ou seja, não gastamos nada de dinheiro, apenas horas nossas de trabalho.

Prazo

Um mês. Queríamos que a consultoria entrasse logo em ação, então esse tempo correspondeu desde os contatos até a elaboração do relatório abaixo. E acreditem, esse prazo foi cumprido.

Com os resultados da pesquisa definimos nosso foco: hoje oferecemos consultoria em todo o ciclo de Marketing, desde a criação da estratégia até o recolhimento de dados de mercado. Além disso, avançamos negociações com as empresas que se mostraram mais interessadas.

Vale a pena também ressaltar que uma forma bacana de conseguir pessoas para responder a pesquisa é o uso de anúncios no Facebook, que permite uma segmentação bem bacana do público-alvo com um custo acessível.

Para se aprofundar no tema, vale a pena conferir o Whitepaper gratuito: Facebook Ads.

Abraços,
Luiz Piovesana (porque foco não dá em árvore)

O questionário pode ser visto aqui. Para se aprofundar no assunto, recomendo o artigo Como criar um questionário de pesquisa de mercado em 5 passos.

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