duas pessoas em uma empresa que tem a cultura de treinar colaboradores

Como transmitir seus conhecimentos e incentivar essa cultura na sua empresa

Você tem o hábito de treinar colaboradores? Entenda os benefícios dessa cultura dentro da sua empresa e como essa prática pode aumentar a qualidade no trabalho e na vida dos seus colaboradores.

Você tem o hábito de treinar colaboradores? Uma das maiores responsabilidades de um empreendedor é a gestão de pessoas. Sem um líder incompetente, a equipe se desmotiva e a empresa encontra inúmeras dificuldades para se desenvolver.

Nesse contexto, aprender a compartilhar conhecimentos e incentivar essa boa prática no ambiente corporativo, além de contribuir para o fortalecimento de uma cultura colaborativa, é crucial para o processo de crescimento empresarial.

A arte de ensinar: uma habilidade fundamental para empreendedores

Ensinar e transmitir conhecimento pode ser considerada uma arte. Afinal, nem todo indivíduo compreende a importância de repassar o que sabe e contribuir com o crescimento pessoal e profissional de outras pessoas.

“Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender.” (Paulo Freire)

Em resumo, qualquer pessoa que se propõe a ensinar acaba aprendendo muito com o outro. Dentro do contexto corporativo, esse ciclo é muito importante, uma vez que fortalece o sentimento de pertencimento e cria um vínculo duradouro entre os colaboradores.

Um empreendedor, portanto, deve estar disposto a repassar tudo o que sabe à sua equipe e demonstrar o quanto esse tipo de atitude contribui para o dia a dia na empresa.

Lembre-se de que guardar o conhecimento para si não é uma atitude inteligente e a melhor estratégia para ver seu negócio prosperar é fazendo com que cada um de seus colaboradores se torne um profissional melhor e mais preparado para os desafios do cotidiano.

As razões para incentivar sua equipe a ajudar e ensinar

Conforme mencionado, um empreendedor de sucesso é aquele que sabe que muito mais do que estudar e absorver conhecimentos, é preciso aprender a repassar e ajudar seu grupo de trabalho a crescer juntamente com ele.

No entanto, além de compartilhar suas experiências é importante incentivar quem as recebe a também repassar para o próximo, ou seja, incentivar seus funcionários a serem colaborativos e empáticos com as dúvidas e inseguranças de seus colegas.

Mas, por que esse tipo de atitude é tão importante dentro uma empresa?

  • mantém a equipe motivada;
  • estabelece um clima organizacional positivo;
  • aumenta a produtividade da empresa;
  • estimula o crescimento em conjunto;
  • melhora a comunicação interna;
  • reduz os atritos entre a equipe;
  • reduz o índice de rotatividade de funcionários;
  • ajuda a recrutar e reter talentos.

Dicas para treinar colaboradores e implementar essa cultura em sua empresa

Agora que você já sabe o quanto esse tipo de estratégia é positiva e auxilia seu negócio a crescer, vamos ajudá-lo a colocar essa cultura em prática. Para isso, selecionamos e reunimos as melhores dicas sobre o assunto e apresentaremos a seguir.

Invista em treinamentos de equipe

Uma das maneiras mais fáceis para transmitir os seus conhecimentos enquanto empresário, é a promoção de treinamentos de equipe. Esses momentos não precisam ser carregados de formalidade e podem ser utilizados com as mais diversas finalidades, como:

  • treinamento para utilização de softwares e programas de gestão;
  • treinamento para atendimento ao cliente;
  • treinamento sobre técnicas de vendas;
  • treinamento para lidar com o estoque;
  • treinamento para trabalhar com o fluxo de caixa;
  • treinamento para manusear e armazenar produtos.

Valorize e incentive essa qualidade em seus colaboradores veteranos

A contratação de um novo colaborador é um momento que exige certa atenção não apenas do gestor como de toda a equipe de trabalho. Em geral, ainda que ele tenha inúmeras qualidades e habilidades, há sempre algo a se aprender e seus primeiros dias na empresa são fundamentais para compreender toda a dinâmica de funcionamento.

Nesse cenário, valorizar seus funcionários veteranos e incentivá-los a transmitir conhecimento e ajudar o novo membro a aprender o necessário para desenvolver um bom trabalho pode se tornar uma estratégia muito eficiente.

Estimule a comunicação interna e a troca de experiências

A comunicação entre os colaboradores é essencial para qualquer empresa. Mesmo que você tenha um pequeno negócio, com poucos funcionários e setores, procure estimular a interação e troca de experiências entre eles.

O funcionário que trabalha com vendas, por exemplo, pode ter muito a aprender com o responsável pela logística. Aliás, conhecer e compreender o trabalho dos outros setores dá uma visão mais ampla do negócio e enriquece o trabalho.

Aposte em mudanças internas

Um dos grandes erros que se pode cometer é deixar o mesmo funcionário exercendo a mesma função durante anos, monopolizando todo o conhecimento e execução das tarefas. Afinal, caso ele precise deixar a empresa, levará consigo tudo o que sabe sem deixar qualquer substituto.

Por isso, ainda que seja feita de maneira provisória, pense na possibilidade de realizar uma rotação de pessoas dentro da empresa para que todos possam aprender a lidar com outras tarefas. Isso trará mais profissionalização e segurança à sua equipe.

Utilize a tecnologia a seu favor

Atualmente, uma empresa que não investe em modernização e automação de processos está em desvantagem em relação aos seus concorrentes. Existem inúmeros aplicativos e programas — grande parte gratuitos — que facilitam a comunicação interna e ajudam a divulgar conhecimento e informações dentro da empresa.

Desse modo, é possível, por exemplo, adotar um aplicativo para celular para troca de mensagens entre a equipe, montar um blog com dicas e informações relevantes sobre a empresa e seu produto e, até mesmo, investir em cursos online para melhorar a qualidade do serviço prestado.

Promova avaliações de desempenho

A última dica para propagar o conhecimento dentro da empresa é avaliar o desempenho de seus funcionários. Afinal, essa é uma importante ferramenta para assegurar a produtividade e desempenho dos funcionários e pode ser utilizada na identificação de falhas e pontos a serem desenvolvidos.

Assim sendo, promova avaliações frequentes — no mínimo, uma vez ao ano — que envolvam todos os níveis hierárquicos da empresa, inclusive gestores e empreendedores. Os resultados podem ser um excelente indicador de como anda a cultura dentro de sua empresa.

Após a leitura do post de hoje é possível concluir que uma empresa que se preocupa em treinar colaboradores e possui um empreendedor engajado em compartilhar conhecimento e ensinar sua equipe a adotar essa mesma postura está um passo mais próximo do sucesso. Portanto, se você almeja o crescimento empresarial de maneira sadia, não deixe de apostar nessa estratégia!

Quer desenvolver ainda mais suas habilidades? Baixe nosso Guia da Liderança e saiba como gerir um time de sucesso!