computador representando uma transformação digital

Transformação digital: TUDO o que você precisa saber para mudar a sua empresa

Não sabe o que é transformação digital? Fique tranquilo! Neste guia nós vamos te ensinar tudo o que você precisa saber. Confira!

Você já parou para pensar o que era uma empresa tecnológica há 10 anos atrás? Com o passar dos anos, surgiu a necessidade da tecnologia e do empreendedorismo andarem juntos e isso é cada dia mais evidente, não é mesmo?

Por aqui, nós acreditamos que o empreendedorismo move o mundo e de certa forma várias mentes brilhantes fizeram o uso da inovação e da tecnologia para criarem grandes empresas. Um exemplo clássico é o brilhante Steve Jobs!

Depois de tanta evolução e de uma longa caminhada de adequação a ela, trabalhar a transformação digital dentro de uma empresa, deixou de ser algo do futuro para ser colocado em prática o quanto antes.

Não sabe o que é transformação digital? Fique tranquilo! Neste guia nós vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre o assunto e sair à frente de seus concorrentes no mercado. Confira!

O que é transformação digital

Quando a tecnologia afeta a estrutura de uma empresa, significa que ela faz o uso da transformação digital. Ela deixa de ser coadjuvante e passa a ser o principal foco de uma empresa.

Startups são bons exemplos de empresas que utilizam a transformação digital como base de sua construção, fazendo com que a tecnologia assuma um papel estrutural para as estratégias de crescimento.

É importante pensar que a transformação digital é muito mais do que marketing ou simplesmente a tecnologia, ela engloba a forma de gerir a sua empresa. E por isso, se tornou algo necessário para acompanhar a evolução do mercado.

Ter o perfil de um empreendedor tecnológico pode ser fundamental na hora de assumir uma gestão baseada nessa transformação, e assim, incentivar o avanço da ciência e acabar impactando a forma como o empreendedorismo evolui.

O que NÃO é transformação digital

Muito se engana quem pensa que a transformação tecnológica está baseada em se fazer presente nas redes sociais, ter um blog corporativo ou fazer vídeo para a internet. É muito mais do que isso.

É claro que a presença faz parte do processo, mas não significa o todo. É preciso levar em consideração o “pensar digital”, saber criar uma estratégia, saber metrificar os resultados e viver um estilo de vida de transformação digital.

Por que adotar a transformação digital no seu negócio

Uma coisa é certa, a transformação digital mudou a vida de cada um de nós. Além disso, mudou também a forma de empreender e a maneira como os consumidores lidam com a jornada de compra.

Evoluir é preciso e inevitável, por isso adaptar a evolução é necessário. A partir desse raciocínio, podemos entender como é importante para todas as empresas acompanharem tal transformação, já que todo o processo de gestão é afetado.

Com a tecnologia, veio a necessidade do consumo rápido, a quantidade infinita de informações que podem ser geradas, a capacidade de mensuração exata, novas forma de mídia e de contato com o público.

Além disso, graças à transformação digital, o processo de consumo se tornou mais fácil para os consumidores e mais concorrida de certa forma para as empresas.

O maior legado que essa constante transformação digital pode deixar é o de possibilitar que as empresas conheçam de fato quem são os seus clientes. Essa quantidade absurda de dados que podem ser gerados através da tecnologia é, de certa forma, o melhor amigo de um empreendedor e, por isso, saiba usá-lo a seu favor.

Evolução da transformação digital no empreendedorismo

Uma coisa é certa: a transformação digital não começou do dia para noite! E se hoje estamos vivendo todo o efeito que ela causa na maneira de empreender, deve-se ao processo de evolução dela.

Pegamos alguns termos que ilustram muito bem o processo de evolução da transformação digital. Para ficar mais fácil a compreensão, vamos por partes!

Digitização: O início da indústria 4.0!

Apesar de parecer uma palavra escrita errada ou algo que não consta no dicionário, o termo digitização surgiu como uma nova maneira de se pensar e construir alguns negócios.

Explicando de forma mais conceitual, digitização é o processo de pegar os dados analógicos das pessoas e transferir para o meio digital. Com isso, veio a facilidade de armazenar todos dados nas nuvens, além da segurança que todos esses dados possuem.

O Uber é bom exemplo de empresa que usa a digitização. De fato, o serviço em si é capaz de rodar perfeitamente sem que seja necessária nenhuma estrutura física para que isso acontece — guardada as devidas proporções — e é um serviço que armazena milhares de dados de usuários.

Digitalização: Um passo para a transformação!

A digitalização é um processo bem mais completo do que a digitização. É chegado o momento em que documentos antes “físicos” passam a ser digitalizados e transferidos para o meio digital, além de facilitar os processos realizando a assinatura eletrônica.

Outro conceito muito comum na era da transformação digital é a “Big data”, que é a possibilidade de integração e compartilhamento desses documentos digitalizados.

Com a digitalização mais um passo foi dado para que empresas surgissem com um menor investimento em espaço físico e gasto com organização de papéis. Fazer o armazenamento digital vai auxiliar na gestão de documentos, além disso, é um processo vantajoso para as empresas que adotam esse padrão de acordo com a sua necessidade.

Transformação digital: o caminho para o amanhã!

Por fim, chegamos ao estado atual em que a nossa sociedade se encontra. A transformação digital mudou a forma de fazer um negócio e possibilitou que serviços antes jamais mensurados pudessem ser vendidos.

Algumas coisas como a comodidade, agilidade e conforto são exemplos que puderam ser oferecidos através de novos serviços que essa transformação gerou. Este é só o início da longa caminhada de mudanças e transformações que ainda estão por vir!

4 etapas da transformação digital

Toda essa transformação digital aguça ainda mais a maneira que as relações entre negócios acontecem. A concorrência fica mais forte, mais oportunidades são geradas e as limitações diminuem.

Cada empresa possui a sua particularidade e a maneira de usar a tecnologia da informação! Para entender como trabalhar com a tecnologia no seu negócio, separamos 4 etapas – baseadas na empresa Gartner – para você entender como esse processo funciona:

Explore todo o terreno desconhecido

Entender o seu ecossistema de negócios é fundamental antes de começar a explorar as possibilidades de trabalhar com a transformação digital. Aproveite o momento para estudar o ecossistema de seus concorrentes, ou de empresas que possa integram com a sua.

A ideia é realmente conhecer quais são as vantagens e as consequências que a tecnologia de informação pode trazer para a sua empresa depois que você a adotar. Analise as suas possibilidades e adapte-as de acordo com o seu modelo de negócio.

Planeje suas estratégias

A primeira coisa que precisamos ter em mente antes de planejar é estudar quais negócios e cenários de planejamento estratégico de uma tecnologia da informação podem ser prováveis de acontecer na sua empresa.

Além disso, é preciso rever todas as implicações, limitações e riscos que a estratégia de plataforma digital podem contribuir. É nessa hora que o orçamento e projeções para o futuro precisam ser levadas em conta.

Montar uma plataforma digital, por exemplo, faz com que os CIOs integrem a sua empresa com todo o planejamento tecnológico. É preciso conectar ideias com o aprimoramento da sua estratégia de negócios e, assim, alinhar o objetivo da sua empresa com a estratégia do ecossistema dela.

Entregue resultados

Este é o momento de entregar resultado com a plataforma digital que você criou. É claro que o valor gasto para o desenvolvimento do software também preciso ser entregue para os seus stakeholders – clientes, colaboradores, parceiros e terceiros!

Você criou um ecossistema digital para a sua empresa, lembre-se de que você precisa atrair o público interessado para ter contato com a sua plataforma digital. Com o advento da tecnologia, trazer isso para o seu negócio é o menor dos problemas. Você precisa mesmo é entregar valor para os seus clientes!

Seja melhor do que você já é

Assim como a tecnologia, você também precisa fazer com que a transformação digital também passe por evoluções dentro da sua empresa.

Depois de explorar o terreno, planejar as suas ideias e entregar valor para os seus clientes, é chagada a hora de acompanhar a evolução do mundo. Comece o ciclo outra vez, proponha um produto diferente, a tecnologia da informação te apresenta milhares de possibilidades. Mas, não tenha medo de aprimorar o que você já construiu.

Os pilares da transformação digital

Já sabemos que a transformação digital é para todo tipo de empresa, não é mesmo? E, por ser um mundo tão amplo, separamos 4 pilares principais que merecem o seu foco de atenção quando estiver construindo a sua estratégia de tecnologia da informação.

Foco na experiência do cliente

O cliente é a principal razão pela qual o seu negócio existe. Entenda as necessidades dele e estude a melhor maneira de mostrar o que você tem a oferecer.

O primeiro passo é ter um público bem segmentado e garantir que você está entregando um valor certo e no momento certo para eles. Com a tecnologia da informação e a quantidade de dados que é possível gerar com ela, a segmentação da sua base vai ser bem mais assertiva.

A transformação tecnológica permite diversas facilidades para te ajudar nessa jornada, entre elas:

  • Entender quem é o seu público através do monitoramento nas redes sociais;
  • Aplicar um marketing de precisão e fidelizar a pessoa certa;
  • Simplificar todo o seu processo de venda — transformar boa parte dele automatizado;
  • Tornar o atendimento do cliente mais agradável, já que é possível obter informações prévias antes de fazer o contato.

Modelos de negócio

Logo no início do texto, falamos do quanto a transformação digital influenciou na maneira de estruturar um negócio, não é mesmo? E, claro, isso afeta diretamente o modelo de negócio da sua empresa.

A tecnologia possibilita a ampliação de produtos e serviços que possam ser fornecidos pela a sua empresa, possibilita tornar digital negócios que antes eram físicos, surgem as empresas SaaS onde o produto oferecido é a própria tecnologia, entre outras diversas possibilidades.

Quer saber a diferença entre plano de negócios e modelo de negócios? Leia este conteúdo.

Processos operacionais

Por mais que seja difícil identificar logo de cara, a transformação digital impacta os processos operacionais dentro da empresa.

Um exemplo de mudança de processos é a emissão das notas fiscais de um produto. Antigamente, um bom tempo era perdido preenchendo fichas ou procurando fichas de clientes, hoje em dia, tudo é registrado no digital e você pode encontrar a ficha dos clientes em questão de segundos!

Tirando isso, a tecnologia melhora a comunicação, pois a tornou mais rápida e clara possibilitando a integração entre os setores da sua empresa — vendarketing que é a integração entre a equipe de vendas e marketing, é um bom exemplo disso —, os processos se tornam mais claros para todos e o principal: as decisões podem ser mais precisas, levando em conta a quantidade de dados que são gerados!

Estrutura organizacional

Por último e não menos importante, a estrutura organizacional da sua empresa foi completamente afetada pelo advento da tecnologia!

Com a possibilidade da automatização, o número de funcionários pode ser reduzido, a quantidade de papel gerado é absurdamente menor e a organização de estoque é muito mais objetiva. Sendo assim, chegamos à conclusão de que não é mais preciso investir em grandes estruturas de negócio para começar!

O crescimento vai acontecendo naturalmente, passo a passo, assim como a evolução da tecnologia.

O que você NÃO deve fazer com a transformação digital

Por mais que você seja um empreendedor experiente, às vezes o uso da tecnologia da informação acontece de forma equivocada. Sendo assim, vamos te mostrar 8 coisas que você não deve fazer na transformação digital da sua empresa:

Não tirar a ideia do papel

Ter uma boa ideia não é o suficiente e não faz a sua empresa caminhar para frente! Por isso, tire a sua ideia do papel e monte um bom planejamento de marketing e saiba quais serão os próximos passos que você deverá dar.

Tenha em mente que nenhuma ideia é descartável e que sempre devemos lapida-las. Por isso, não desista de tocá-la adiante e fazer com que as coisas que você idealizou se tornem concretas. Tenha INICIATIVA!

Fonte única de ideias

Se a sua ideia não der certo, parta para a outra! Não seja “cabeça-dura” a ponto de perder uma das coisas mais importantes para um empreendedor: dinheiro e tempo.

Sem isso, você estará desperdiçando a chance de conseguir crescer o seu negócio com uma boa ideia. Falamos no tópico acima, que nenhuma ideia é descartável, e realmente não é. Mas, saiba reconhecer quando ela não for promissora!

Adapte, transforma, construa e evolua. A partir do momento que você colocar a mão na massa para criar a sua empresa na prática, é que perceberá se sua ideia era adequada para você.

Não alinhar: dinheiro, ideia e planejamento

Sonhar alto não é errado! Mas saiba que a sua ideia precisa ser compatível com o seu orçamento e para que isso seja alinhado, é preciso de um bom planejamento.

Ideias boas morrer por falta de um planejamento realista, caso o seu problema seja orçamento, saiba que existem diversos investidores anjos que estão atrás de ideias brilhantes para apoiarem.

A tecnologia incentiva boas ideias que movem o mundo! Não deixe de fazer parte disso.

Não fazer diferente

Um bom benchmarking é importante, mas focar o seu esforço em diferenciar do seu concorrente é ainda mais. Sabemos que o mundo da tecnologia é amplo e vai facilitar à sua maneira de organizar e fazer a gestão do seu negócio.

Busque outras pessoas para agregar a sua ideia e construa um valor diferenciado para o seu público, procure outras referências, experimente, teste, erre e acerte em seguida. Ser um empreendedor é isso, se arriscar e fazer diferente!

Esperar que a transformação venha de pequenas decisões

As pequenas decisões são importantes para certos contextos, mas, não espere que a transformação digital venha delas.

A tecnologia é uma proporção de impacto muito grande e pode mudar completamente o destino de um negócio, o conselho que damos a você é: valorize as grandes decisões! Se for preciso mudar toda a sua estrutura de organização, que você tome a decisão visando o futuro do seu negócio.

Propor diversas iniciativas de transformação digital

Assim como para qualquer outra área do empreendedorismo, tentar distribuir a sua atenção para diversas estratégias novas ao mesmo tempo pode ser uma grande roubada!

Se você propôs uma iniciativa para a transformação digital foque as suas energias para fazer com que ela dê certo e traga um bom retorno para a sua empresa. Nada de querer bancar o herói e assumir várias iniciativas simultaneamente.

5 dicas para garantir o seu sucesso na jornada da transformação digital

Ainda não acabamos! Que tal aprender agora 5 dicas que vão te ajudar a tirar o melhor da transformação digital da sua empresa? Confira!

Confie no que está por vir

Boas ideias não vão para frente por falta de acreditar que ela dará certo. Não cometa esse erro! Confie na mudança digital e saiba trabalhar com um mundo novo que vai se abrir diante a sua jornada empreendedora.

Proponha mudanças, seja a mudança

Não espere que o mercado force que você mude, não espere seus concorrentes “engolirem” você. Proponha a mudança digital no seu negócio, saia você na frente de todos os seus concorrentes.

Invista no digital

Talvez, essa seja a dica mais óbvia do nosso artigo, mas mesmo assim ela se torna necessária! Não tenha medo de investir em tudo que a transformação digital possa propor para a sua empresa. Busque sempre aprimorar a tecnologia que você já usa.

Estude, estude e estude

Empreender, não é uma tarefa fácil e por isso o maior investimento que um bom empreendedor deve fazer é no conhecimento. Estudar vai te ajudar a adquirir bagagem para lidar com situações complicadas.

Quando se trata de tecnologia, é preciso de um esforço ainda maior para acompanhar a evolução. Além do mais, estudar tecnologia garante que você esteja sempre à frente de seus concorrentes.

Lide com as dificuldades técnicas

O primeiro passo para lidar com dificuldades técnicas é: assuma a sua falta de domínio sobre o assunto! Terceirize essa parte, mas não deixe de investir no digital para o achar que não “leva jeito” com a tecnologia.

Agora que você já sabe a importância do papel da transformação digital no seu negócio, chegou a hora de sair do lugar e colher bons frutos da tecnologia. Não perca mais tempo com algumas ações que podem ser automatizadas, e lembre-se: tempo e informação são dinheiro!

Quer saber mais sobre empreendedorismo digital? Acompanhe neste post, 10 coisas que você NÃO deve fazer.