Topo de Funil: produzindo conteúdo para a primeira etapa do funilO topo do funil de vendas, ou funil de marketing, é a fase de vendas que podemos chamar de conscientização ou awareness.

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Topo de Funil: produzindo conteúdo para a primeira etapa do funil

Você sabe criar conteúdo para os leads que estão no topo de funil de vendas? Neste post vamos te contar como fazer isso. Confira!

O topo do funil de vendas, ou funil de marketing, é a fase de vendas que podemos chamar de conscientização ou awareness.

É um estágio importantíssimo, onde é preciso produzir conteúdo para que seja possível atrair e também conscientizar as pessoas que estão visitando o seu site, blog ou as suas redes sociais.

Estas pessoas ainda são estranhos, ou seja, todo mundo que utiliza a internet, mas que podem se encaixar no perfil de quem utiliza os serviços ou produtos da sua empresa ou, por algum tipo específico de interesse, fizeram uma breve pesquisa e chegaram até o seu site.

Nesta etapa, há um problema que precisa ser resolvido, seja este uma dúvida ou uma necessidade, como “onde comprar flores para o dia das mães” ou “como trocar um chuveiro elétrico”, por exemplo.

Os visitantes do seu site naquele momento estão se educando sobre certo tipo de mercado e ao mesmo tempo buscando uma solução.

É natural e também muito comum que as pessoas busquem por conteúdos interessantes e de linguagem mais fácil, portanto, nesta parte, é preciso ter um tipo de abordagem definida, especialmente focada na sua persona.

Esta abordagem deve ser definida logo no inicio porque ela será uma espécie de identidade da sua marca.

Deve ser possível ao visitante perceber que ele está sempre lidando com a mesma empresa em todas as etapas do funil.

Vale lembrar também que é extremamente importante que já nesta fase do funil, suas redes sociais estejam bem atualizadas e que seu site ou/ e blog contenham as informações corretas sobre sua empresa e sobre o produto oferecido, já que o foco principal aqui é gerar interesse em seus visitantes e fazer com que eles se tornem leads!

Mesmo que estejamos ainda na etapa inicial, toda a sua estrutura deverá estar devidamente pronta e preparada para que tudo ocorra bem até a fase final do funil, onde seus clientes se tornam seus fãs e divulgadores da marca.

Lembre-se também que, nessa etapa, o principal é mostrar aos visitantes que você possui conhecimento suficiente para estar escrevendo e que domina o assunto em questão!

Melhor ainda é conseguir passar para estas pessoas que você é um tipo de referência neste assunto no mercado. É preciso dividir ideias e conceitos, e não falar sobre o seu produto diretamente, pois, no amplo espaço do topo de funil, a pessoa ainda não está conscientemente buscando por isso.

Mas como produzir conteúdo para o topo de funil?

Existem algumas estratégias específicas que são utilizadas na etapa de topo do funil de marketing para atrair e educar visitantes para que se possa convertê-los em leads de uma forma efetiva.

Para que isso aconteça, é necessário seguir as seguintes dicas:

Eduque as pessoas que estão te visitando! Em seu blog, produza conteúdos que irão educar e conscientizar os visitantes. Esta estratégia é o inicio do contato entre sua empresa e os seus possíveis clientes, por isso procure agregar algo ao seu público de interesse.

É importante que, após lerem seu conteúdo, as pessoas tenham aprendido algo com ele, ou sintam que estão mais esclarecidas sobre o problema ou a necessidade que possuíam antes de chegarem até você.
Ao despertar a curiosidade de seus leitores, é possível fazer com que eles descubram que precisam resolver uma questão que antes desconheciam a existência ou achavam que não havia necessidade de resolução.
Use palavras-chave em suas postagens! O uso de palavras chave ajuda muito no seu ranqueamento e mostra a relevância do conteúdo para quem o buscou. Quanto melhor for o uso destas palavras chave, melhor será o posicionamento do seu blog nas ferramentas de pesquisa, e desta forma, mais pessoas irão acessá-lo!

Nesta etapa do funil, é importante que o conteúdo escrito seja simples e de fácil entendimento, pois o foco aqui é despertar a curiosidade do leitor e mantê-lo interessado, para que ele se torne uma lead.
Tenha sempre em mente a sua persona.
‘’Quem eu quero atingir? Qual a idade média do meu público? Seus hábitos influenciam na compra do meu produto? Por que estas pessoas têm a necessidade de consumir meu produto?’’
Estas são algumas das perguntas que devem ser levadas em consideração para se ter uma persona adequada e também para que se possa produzir um conteúdo bem direcionado.

As redes sociais também são ótimas aliadas e possuem grande importância nesse processo, pois promovem um acesso mais rápido e instantâneo ao conteúdo e aumentam a curiosidade de quem lê.
Assim como em sites e blogs, a linguagem das mídias sociais deve ser simples e ainda mais direta.

Não faça propaganda da sua empresa ou marca. Isto não pertence à primeira fase do funil de vendas, portanto, cuidado!

A pessoa que está visualizando o conteúdo está apenas visitando a página, ainda não se sabe se ela irá tornar-se um cliente.

É preciso provocar interesse, atrair o visitante e fazer com que ele queira encontrar o seu produto, e não fazer propaganda logo no início.

Lembre-se que fazer isto seria uma prática do marketing tradicional, que já não é mais tão eficaz. O funil de vendas atua a partir do marketing de permissão.

Utilize newsletters! Além de ser uma excelente forma de conseguir e-mails e criar um acervo de contatos que irão ser utilizados no futuro, é também uma maneira de se comunicar diretamente com quem demonstrou interesse, informando e compartilhando ideias e assuntos sobre a marca ou relacionados a ela.
A partir de newsletter é possível iniciar a construção de um bom relacionamento com possíveis clientes e também personalizar as mensagens enviadas para cada um deles.

Outra dica muito interessante é utilizar vídeos nesta etapa, pois eles são diretos, explicativos e menos monótonos do que um texto, por exemplo, mas lembre-se de manter a linguagem simples e objetiva.

Um tom autêntico também é importante e a preocupação em resolver um problema é o maior foco.

Utilizar pop-ups com referências à outros vídeos sobre o assunto também é interessante e possibilita ao visitante uma maior abrangência da matéria em questão.

Viu como o topo do funil de vendas é importante?

Ele irá ajudar muito nas suas vendas pois irá atrair novos e possíveis clientes para seu negócio e também direcionar o tipo de público desejado para as outras etapas do funil.