tipos de editor de vídeo para o YouTube

Conheça os 6 principais tipos de editor de vídeo para o YouTube

Não é novidade que o uso de vídeos fortalece a estratégia de marketing digital para empreendedores. Os vídeos são ferramentas poderosas, por apresentar conteúdo de forma dinâmica, rápida e criativa. Por isso, a importância de conhecer os principais tipos de editor de vídeo para o YouTube.
Cursos de Marketing DigitalPowered by Rock Convert

Uma pesquisa realizada pelo Youtube no evento do Google, Brandcast 2018, destinada a profissionais que fazem Marketing de Conteúdo e agências publicitárias mostrou que o consumo de vídeos online no Brasil apresentou um crescimento de 23,37% em 2018, se comparado ao ano anterior.

Ainda de acordo com os dados, o internauta brasileiro fica 19 horas por semana usando o smartphone, o computador ou a smart TV. Em 4 anos, o aumento de tempo de visualização de vídeos foi de 135%, de 8,1 horas para as atuais 19 horas.

A pesquisa revelou também que o Youtube é o canal preferido dos entrevistados para assistir vídeos online (44%). Lembrando que o Youtube está cada vez mais alinhado às necessidades de marcas e lojas virtuais, prova disso é que em 2018, as conversões em anúncios exibidos em vídeos do YouTube aumentaram mais de cinco vezes no Brasil.

Diante dessa realidade, as empresas devem se atentar para a importância da edição de vídeos em trabalhos de marketing. O vídeo marketing tem se tornado cada vez mais uma solução para as empresas que querem se comunicar com um público que está se acostumando em receber estímulos audiovisuais com um formato eficiente.

Mas antes de publicar os vídeos no Youtube, é preciso conhecer as ferramentas que auxiliam na edição do conteúdo audiovisual. Reunimos aqui alguns tipos de editor de vídeo para o Youtube. Veja qual se adequa mais as características do seu negócio.

1) Adobe Premiere, um dos mais conhecidos tipos de editor de vídeo para o YouTube

O Adobe Premiere Pro CC é visto como o mais completo e robusto programa de edição do mercado, pois conta com muitas funções e possibilidades, se comparado aos demais editores de vídeos. Ele é usado por profissionais mais experientes do ramo cinematográfico, já que tem recursos mais complexos.

Vale lembrar que o fato de ser da Adobe facilita o uso de elementos de outra ferramenta de edição, como o Photoshop, Illustrator, After Effects e o Media Encoder. É uma ferramenta paga, e entre essas é o editor de vídeo para o Youtube que tem um dos melhores custo-benefício.

Com o Adobe Premiere Pro CC é possível editar diversos projetos ao mesmo tempo e vídeos 360 graus. Além disso, o software suporta todos os formato, inclusive vídeos com qualidade máxima de 8K.

Existe ainda o Adobe Premiere Clip, que é a versão para smartphones (iOs e Adroid), e oferece boa parte das funcionalidades presentes na versão para desktop. Ele pode ser sincronizado com o Adobe Creative Cloud, o que permite o acesso aos projetos a partir de outros dispositivos.

2) Camtasia Studio

O Camtasia Studio é um software completo e um dos mais populares dos editores de vídeo para o Youtube. Ele é muito usado por criadores de conteúdo audiovisual educativos, ou seja, para canais didáticos, de tutoriais, webinars e videoaulas, isso porque o programa possui a ferramenta de captura de tela que permite gravar a tela do computador ou notebook, o que faz grande diferença para a organização desse tipo de conteúdo. 

Há ainda um sistema de arrasta e solta, ícones e gráficos de movimento e fundos de tela animados. Esse editor de vídeo para o Youtube é indicado principalmente para produtores que têm conhecimento intermediário de edição. O Camtasia Studio tem ainda um free trial, mas para continuar usando é necessário fazer um investimento em seguida.

Powered by Rock Convert

3) iMovie

O iMovie é um software de edição de vídeo específico para dispositivos da Apple: smartphones iOs ou computador Mac. Ele é gratuito e permite a criação, edição e compartilhamento entre usuários da Apple.

Esse programa de edição normalmente já vem instalado nos aparelhos, com uma interface simples e prática e integra todos os dispositivos da Apple, permitindo que a edição do conteúdo comece no iPhone e termine no Ipad, por exemplo.

Por meio desse editor de vídeo para o Youtube é possível realizar cortes, ajustar o áudio, fazer efeitos de transição e uma de suas vantagens é o suporte para vídeos na resolução 4k. O iMovie tem ainda 10 filtros, soundtracks, efeitos sonoros, títulos animados e permite a edição em telas divididas.

4) Movavi

Diferente do Adobe Premiere e do Sony Vegas Pro, o Movavi é uma ferramenta indicada para editores de vídeo iniciantes. É um software simples, descomplicado, fácil de usar, sendo possível editar um vídeo gastando cerca de 20 minutos.

O Movavi está disponível em português e tem como funções foca as transições, os títulos e os filtros. Com ele é possível realizar uma rápida exportação para o Youtube. O Movavi tem ainda o recurso de criação automática de vídeos.

5) Sony Vegas Pro

O Sony Vegas Pro é um editor de vídeo para o Youtube de nível profissional e o que mais se aproxima do Adobe Premiere e também está entre os softwares pagos mais usados. Ele possui alguns recursos a menos se comparado com o Adobe Premiere e é um pouco mais fácil de ser usado nessa comparação.

O sistema do Sony Vegas Pro é baseado em uma linha do tempo e possui funcionalidades como zoom, corte, adição de textos, transição, aceleração e desaceleração, exportação, efeitos audiovisuais, entre outros. Contudo, a ferramenta não comporta formatos como o MP3 e o AVI.

6) Wave.video

O Wave.video é um editor de vídeo para o Youtube de uso mais simples, assim como a Movavi. Ideal a edição de vídeos não apenas para o Youtube, mas também para mídias sociais, o Wave.video é conhecido principalmente por viabilizar a agilidade na criação e edição de vídeos. É possível usar os modelos prontos do aplicativo ou mesmo enviar suas gravações e editá-las com as funcionalidades disponíveis.

Conclusão

Segundo uma pesquisa do MindMiners, é preciso considerar 5 insights sobre o comportamento de consumo de vídeo online: o consumo de vídeos no Brasil não é uma realidade só entre os jovens, além disso, mais de 95% dos entrevistados de diferentes classes sociais (A,B e C) assistem a vídeos pela internet, ou seja, não há diferenças de comportamento entre as classes sociais.

Além disso, o smartphone é o meio mais usado pela maioria dos brasileiros para consumir vídeos online e a plataforma mais utilizada é o Youtube. Mas, o estudo mostrou também que a maioria das pessoas tem o costume de pular a publicidade em vídeo, apesar de 42% dizer que não se incomoda com os anúncios publicitários.

Assim, antes de gravar e usar um editor de vídeo para o Youtube, para garantir que ele será um atrativo para o internauta e alcançar o objetivo da sua marca ou empresa, é importante produzir um roteiro. Para saber mais sobre a produção de roteiros para vídeo, a Universidade Rock Content preparou um curso específico para você.