Técnicas de SEO

Conheça 7 técnicas de SEO para alcançar as primeiras posições do Google

Para que uma empresa consiga gerar mais oportunidades de negócio via Marketing Digital, é preciso estar bem posicionada no Google. Por isso, é fundamental conhecer as técnicas de SEO a serem aplicadas na sua estratégia.
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Empreendedores devem saber que o investimento em marketing é o ponto de equilíbrio para o sucesso. Por isso, muitas vezes, ficamos no dilema de como utilizar nosso orçamento para conseguir o melhor custo-benefício. Mas, hoje nós vamos resolver essa dúvida a partir das principais técnicas de SEO.

Além disso, vamos também apontar os motivos pelos quais esta pode ser a melhor opção para a sua empresa, assim como o diferencial que o mercado necessita para conquistar maiores resultados.

O que é tráfego orgânico?

Orgânico é o que flui naturalmente sem interferências de artifícios. Dentro da linguagem SEO, tráfego orgânico é tudo aquilo que não é patrocinado, e que chega às primeiras posições dos buscadores pelo seu próprio mérito e valor. Mas, para isso acontecer é necessário adequar nosso site aos critérios dos motores de busca.

SEO é a sigla de Searching Engine Optimization que, em português, significa “Otimização para os Motores de Busca”. Basicamente é uma série de técnicas que leva em consideração mais de 200 fatores de rankeamento para facilitar o trabalho dos buscadores.

Por que aprender SEO?

A resposta é muito simples: para aumentar o tráfego orgânico do seu site ou blog e, em consequência, aumentar suas vendas! As técnicas de posicionamento orgânico aproveitam ao máximo as possibilidades do mundo digital, principalmente no quesito geração e qualificação de leads, pois colocam sua marca ou produto nas primeiras posições de buscas realizadas por pessoas interessadas na solução que você oferece.

E também são muito mais acessíveis ao orçamento das empresas!

Diferente do marketing clássico que é caro, intenso, de curta duração e que muitas vezes pode resultar invasivo, o marketing digital acompanha o cotidiano do cliente fornecendo informação relevante sobre temas de interesse dele e no momento certo.

É muito diferente você procurar e ser procurado, por isso as técnicas SEO têm revolucionado o conceito de marketing.

Quais são as 7 técnicas de SEO

Mas, fazer SEO não é tão simples quanto parece, pois, é preciso dominar as técnicas de posicionamento. Pensando nisso, vamos falar dos sete segredos que farão você mergulhar no estudo do universo do SEO.

1) Foco no seu público

Para começar um conceito técnico teórico: tudo está em função do público. O avanço dos negócios no âmbito virtual acontece centrado no usuário, de modo que a sua experiência de navegação seja excelente. Portanto, todas as técnicas têm como objetivo a sua satisfação.

É muito importante compreender isto, pois os motores de busca premiam ou penalizam levando esse critério em consideração. Para estar no topo é fundamental respeitar as boas práticas e as formas. Propaganda enganosa, mensagens indesejadas e links a sites duvidosos podem significar uma queda na SERPs.

2) Criação de site / blog responsivo

É uma palavra nova, mas que tem muita incidência. Significa a capacidade de adaptação do seu site a qualquer dispositivo. Nos últimos 20 anos passamos dos PCs aos smartphones,que são, praticamente, computadores de bolso. No meio disso, temos os tablets e notebooks, portanto, é vital ter o mesmo desempenho em todos os tipos e modelos.

Ser Mobile Friendly é essencial para rankear, pois se um usuário, por exemplo, desiste de entrar no seu blog porque demora muito para carregar, isso aumenta a taxa de rejeição e pode ser interpretado como prejudicial para a experiencia de navegação do usuário.

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Quem conhece os segredos da configuração SEO tem uma importante vantagem competitiva.

3) Escolha de palavra–chave estratégicas

Essa técnica consiste em saber definir seu negócio numa palavra só. Para isso, devemos levar em consideração tanto as informações de nosso negócio como também as informações geradas por ferramentas de análise, como por exemplo, Keyword Planner que nos permitem saber quais palavras são tendência no momento.

Nessa técnica, é imprescindível pensar como nosso cliente e, dependendo da estrategia que será implementada, existem as Head Tails e as Long Tails. Aprenda a escolher a palavra chave mais adequada para sua empresa.

4) Criação de conteúdo para o público e para o algoritmo

A regra aqui é muito simples, se seu conteúdo é bom, os algoritmos premiarão você. Se é original, se responde de forma concreta uma pergunta e se está alinhado aos interesses do usuário as chances de subir nas posições será mais alta.

Sistematizar a produção de conteúdos temáticos cria um histórico tanto no motor de busca como na sensibilidade do usuário. No dia que ele esteja preparado para comprar e realize uma pesquisa o seu blog, terá mais chances de ocupar os primeiros lugares, pois a frequência de publicação é um fator importante de rankeamento, por isso o calendário editorial é uma das principais ferramentas dessa modalidade.

5) Aplicação de link building

Essa é uma técnica muito específica que tem como objetivo pontual aumentar a autoridade e fazer o Google saber quem é você. A grande magia dos motores de busca é sua capacidade de armazenar e cruzar informação. Portanto, se seu site é mencionado como referência por outro site (ou vice-versa), os algoritmos pontuarão e sua posição será melhor.

Link Building se trata de sistematizar links externos e internos para que o buscador some pontos à nossa autoridade. Mas cuidado, se os links direcionam a sites duvidosos ou penalizados é possível perder pontuação. Por isso é fundamental estudar o tema.

6) SEO off page

Nem tudo acontece na nossa página. Quando otimizamos devemos dedicar uma parte de nossos esforços a fatores externos, mas que têm incidência no nosso posicionamento. As vezes se reduz essa técnica apenas a link building, mas existem muitas outras formas de trabalhar o contexto externo para ganhar tráfego.

Por exemplo guest post, comentários em artigos de outros sites, participação em fóruns ou uma estrategia em redes sociais. E ao mesmo tempo facilitar que outras pessoas compartilhem suas publicações inserindo botões de compartilhamento. Tudo isso faz parte do SEO off page.

7) Funil de Vendarketing

A técnica do funil é da velha escola do marketing e no mundo digital ganhou ainda mais vigência. Marketing e vendas, ambos têm funis. O de marketing capta e qualifica e o de venda fecha negócios.

E sua técnica se baseia na criação de diversos níveis de conteúdos e ofertas para captar e conduzir. No topo do funil provocamos o interesse do público geral com conteúdos temáticos mais leves e o transformamos em lead. No meio usamos conteúdo mais técnico e direcionado à necessidade para que considere nossa solução e vire um lead qualificado e, finalmente, no fundo informação específica do produto para que avalie e realize a compra.

Portanto, ao criar um conteúdo, leve em conta o estágio do funil e quais palavras-chave são necessárias. Geralmente, os blog posts de topo de funil trazem palavras head-tail, enquanto os de meio e fundo de funil utilizam palavras long-tail.

Conclusão

Chegamos ao ato final, mas, para você é o início de uma nova jornada. Deixamos neste post os princípios essenciais de SEO para que você consiga enxergar de forma mais concreta os benefícios que ele pode trazer para a estratégia de marketing digital do seu negócio.

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