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Os 7 melhores conselhos para empreendedores extraídos do programa Shark Tank

Pensando em te ajudar a não perder a motivação, reunimos, neste post, 7 conselhos para empreendedores extraídos do programa Shark Tank. Vamos conferir?

Motivação é uma palavra de ordem no mundo empreendedor, certo? A todo momento, surgem obstáculos, dificuldades e razões para pensar em desistir. Mas, por outro lado, sabemos que clichês são clichês por algum motivo e não podemos negar que “a persistência leva à perfeição”!

Nesse caso, talvez perfeição não seja a palavra certa, porque o mercado está em constante mudança e, em função disso, todo empreendimento sempre pode ser melhorado. Mas, para alcançar o sucesso como empreendedor, é preciso persistir e superar portas fechadas e respostas negativas, além de saber se reinventar quando for preciso.

Pensando em te ajudar a não perder a motivação e já se prevenir desses possíveis obstáculos, reunimos, neste post, 7 conselhos para empreendedores extraídos do programa Shark Tank. Vamos conferir?

Mas, afinal, do que se trata esse tal Shark Tank?

Caro leitor, se você não sabe do que se trata ou ainda não começou a assistir ao programa, saiba que está perdendo um tempo precioso (é sério!).

A série Shark Tank, originalmente americana e produzida pelo canal ABC, já está na sua 9ª temporada e traz investidores à procura de oportunidades para investir o dinheiro em ideias que consideram rentáveis. Os tubarões, como são chamados os milionários, podem variar conforme a temporada.

Já há uma versão brasileira, atualmente transmitida pelo canal Sony, que está em sua segunda temporada. Aqui você conhece os investidores do Shark Tank Brasil!

Quais os melhores conselhos dos “tubarões”?

Certamente, ao longo de sua jornada como empreendedor, você já se deparou ou ainda vai precisar de investidores e, na hora de apresentar seu projeto, pode não ser muito fácil resumir a ideia, argumentar ou até mesmo responder perguntas que vão surgir.

Por isso, leia com atenção, siga os conselhos dos tubarões e prepare-se para conseguir aquele investimento que você precisa!

1. Não existe monopólio sobre boas ideias — Kevin O’Leary

O bordão “criar uma ratoeira melhor”, repetido algumas vezes por O’leary no programa, já é conhecido pelos espectadores. Mas o que ele quer dizer com isso?

Basicamente, significa que podem haver soluções melhores para algo já existente. Portanto, se você sente que pode preencher uma lacuna em algum produto ou serviço e deixá-lo mais completo, mãos à obra!

2. Uma ideia genial não garante o sucesso, é preciso persistir — Lori Greiner

Primeiramente, você deve ter consciência de que soluções perfeitas não surgem com um estalar de dedos. Uma série de adaptações serão necessárias até que o produto ou serviço esteja pronto. Além disso, uma ideia, por mais excepcional que seja, não garante, por si só, o sucesso do negócio.

Trabalhar arduamente é um requisito para qualquer empreendedor. Como dissemos lá no início, obstáculos e desafios surgirão a todo momento e, para enfrentá-los e superá-los, força de vontade e persistência são essenciais.

3. Trazer a ideia para a realidade é o mais difícil — Daymond John

Ideias todo mundo tem. Provavelmente, você já se deparou com alguma solução, por mais simples que seja, sobre a qual já havia pensado tempos atrás. Mas tirar a ideia do campo da imaginação e trazer para a realidade não é fácil.

A trajetória de um empreendedor é cercada de riscos e, alguns, ao se depararem com eles, não seguem em frente. Portanto, saiba que, apesar de difícil, é preciso agir para tirar seu negócio do papel.

4. Seja obcecado pelo seu negócio (e ame-o!) — Mark Cuban

Uma das premissas básicas de um empreendedor: amar o que faz. Do contrário, cada adversidade será encarada com muito mais resistência. Se o seu negócio for “mais um dos seus planos”, sua chance de fracassar aumenta consideravelmente.

Empreender requer empenho, energia, e, como dissemos na primeira linha deste texto, motivação. E você vai concordar que, não amando o que faz, fica bem mais difícil se dedicar o suficiente.

5. Traçar um objetivo e não planejar como atingi-lo é perda de tempo — Robert Herjavec

Traçar um objetivo é “simples”. Difícil é fazer um planejamento (real e eficiente) para chegar alcançar a meta estabelecida. Isso pode ser determinante para o sucesso ou fracasso do seu negócio.

Estabeleça metas reais (utilize o método SMART para isso), se atenha ao cronograma e ao percurso a ser seguido. Assim, você aumenta consideravelmente as chances de alcançá-las.

6. Escolha as pessoas certas para a sua equipe — Barbara Corcoran

Seus parceiros — tanto sócios, como colaboradores — são essenciais para o sucesso do empreendimento, concorda? Eles podem contribuir (e muito!) para o crescimento saudável do negócio. Por outro lado, se não forem bem escolhidos, podem jogar por água abaixo todo o seu esforço e dedicação.

Ao propor uma parceria ou contratar um funcionário, tenha a certeza de que a pessoa está alinhada com os objetivos do negócio, ou seja, que ela compartilha os mesmos valores, visão, etc. E caso perceba alguma escolha errada, não tenha receio de voltar atrás e desfazer o “erro” o quanto antes para evitar ou minimizar prejuízos.

7. Saiba vender seu produto/serviço

O último conselho da nossa lista não é específico de algum dos Sharks, e sim de uma percepção geral do programa. Pode parecer algo básico, mas muitos empreendedores pecam nessa hora e colocam a perder toda a preparação.

Primeiramente, você deve conhecer muito bem aquilo que está tentando vender para o investidor, no caso, a sua ideia. Só assim você poderá preparar um bom pitch de vendas.

Além disso, é preciso estar em sincronia com a sua marca. Por exemplo: em um episódio do Shark Tank Brasil, para apresentar seu produto, o Hidromel — uma bebida típica dos vikings —, o empresário vestiu trajes típicos e entrou tocando uma espécie de berrante medieval. Isso chamou a atenção dos sharks e os deixou curiosos para ouvir o que ele tinha a dizer.

Você não vai se fantasiar para apresentar sua ideia, é claro, mas o que queremos mostrar é que tudo precisa estar bem alinhado para convencer o possível investidor: apresentação, dados, proposta, argumentação, entre outros.

O Shark Tank é um programa também de entretenimento e, por isso, tem suas peculiaridades, mas, basicamente, os conselhos para empreendedores apresentados aqui vêm de empresários experientes e que têm muito a ensinar para quem está começando!

Shark Tank

Agora que você já leu bons conselhos para sua trajetória como empreendedor, que tal ler algumas lições de empreendedorismo de uma das artistas mais bem pagas do mundo?

  • Taís Almeida

    Excelente texto! Recomendo!

  • Lucas Paiva

    Muito bom o post! Recomendo!

  • Michele Carvalho

    Ótimas colocações, leitura agradável. Arrasou!!!

  • Cecília Carvalho

    Recomendo, possui dicas objetivas e aplicáveis, além de links interessantes, como do método SMART. Adorei!

  • Pedro Dias Rocca

    Muito bom Moema!

  • Elisa Tolentino

    O texto ficou sensacional! Recomendo!!