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Segmentação de mercado: 4 diferentes tipos

Segmentação de mercado é uma maneira de descobrir certas semelhanças em um grupo de consumidores, agrupando pessoas que busca solução de um mesmo problema.

Ser dono do seu próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. O Brasil é conhecido por ser um dos países mais empreendedores do mundo, mas infelizmente a maioria das empresas não atinge o terceiro ano de vida.

Começar um novo negócio não é nada fácil. Existe uma série estudos e dados que merecem certa análise — o público-alvo e consequentemente o mercado de atuação da empresa são excelentes exemplos.

É primordial identificar qual será a segmentação de mercado, que nada mais é do que uma maneira de descobrir certas semelhanças em um grupo de consumidores, agrupando pessoas que estejam buscando pela solução de um mesmo problema.

Esse tipo de estudo é de fundamental importância tanto para grandes quanto para pequenas empresas. Definir qual será o público a ser impactado, elaborar uma estratégia de marketing para atingi-lo e compreender o mercado em que se pretende atuar são ações essenciais para a sobrevivência de qualquer empresa.

Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura deste post e conheça 4 diferentes tipos de segmentação de mercado!

1. Segmentação demográfica

A segmentação demográfica é responsável por classificar os consumidores em grupos demográficos, analisando características como idade, renda, gênero, religião, preferências políticas, local de nascimento, moradia, entre outros.

Apesar de ser a segmentação mais simples e fácil de ser realizada, deve-se destacar que a demografia não é suficiente para compreender os principais gostos e desejos dos consumidores.

2. Segmentação psicográfica

A segmentação psicográfica é um pouco mais complexa de ser realizada e entendida. A divisão de grupos é baseada no estilo de vida, na classe social e na personalidade de cada indivíduo.

A personalidade dos indivíduos está diretamente ligada a algumas características como o fato de uma pessoa ser agitada, tímida ou séria demais.

Um bom exemplo de um mercado definido pela segmentação psicográfica são os restaurantes vegetarianos e veganos. Eles têm como público-alvo determinado tipo de pessoa que, por meio de algumas escolhas, não consome carnes ou alimentos de origem animal.

3. Segmentação geográfica

A segmentação geográfica, por sua vez, está relacionada a mercados que se dividem geograficamente. Dessa maneira uma empresa que atua em diferentes regiões deve se atentar para as necessidades de cada uma delas, buscando atender os clientes de acordo com as suas características locais.

As empresas de fast food e delivery, por exemplo, trabalham muito com esse tipo de segmentação. Como seu raio de atuação é baixo, é possível criar filiais em diversos locais, analisando as características e preferências de cada população.

Existem algumas marcas conhecidas mundialmente que realizam esse tipo de segmentação. Alguns produtos são sucesso em determinado país, enquanto em outros lugares o produto em questão não existe.

4. Segmentação comportamental

Por fim temos a segmentação comportamental. O principal objetivo desse tipo de segmentação é a análise do que uma pessoa está fazendo no momento em que encontra o seu produto. Pode-se dizer que o comportamento de uma pessoa é fundamental para que um produto seja comercializado.

A segmentação comportamental talvez seja a mais difícil de se compreender, mas vem sendo utilizada por inúmeras empresas. Hoje é possível dividir um público de acordo com seu estilo de vida, de alimentação e também conforme suas atitudes em relação a uma marca.

Em termos de estilo de vida, encontramos pessoas extremamente esportistas, baladeiras e aqueles que preferem ficar com a família. Já quando focamos na alimentação, é possível identificar os amantes de junk food, os apreciadores de refeições gourmet e os adeptos de uma alimentação fitness.

A segmentação comportamental também pode ser analisada pela sazonalidade do ano. Em datas comemorativas, por exemplo, os padrões de compra são superiores ao restante do ano.

A segmentação de mercado é fundamental para qualquer tipo de negócio se posicionar e conseguir atingir o sucesso esperado. Não perca tempo e invista nesse tipo de prática o mais rápido possível. Você só terá a ganhar!

Gostou do nosso artigo? O que achou de nossas dicas? Que tal conhecer um pouco mais sobre o funil de venda e saber como elaborá-lo para uma pequena empresa? Não deixe essa oportunidade passar!