Saiba a hora de não vender

A dica de hoje foi dada por Barry Farber no portal Entrepreneur.com.

Não há nada que gere mais confiança em um relacionamento do que dizer ao seu cliente que o que você vende não é a melhor solução pra ele no momento. Talvez você acabe recomendando a concorrência ou outra empresa que realizará a melhor solução a longo prazo.

Fazendo isso, seu cliente não só será grato pela sua sincera resposta, como nunca voltará a questionar suas orientações no futuro. Nessas situações, seus clientes também o indicarão aos contatos deles, e não há nada mais valioso do que ser apresentado a um novo cliente desta maneira.

Ninguém gosta de perder uma oportunidade de negócio. Mas quando essa oportunidade é algo que não se encaixa perfeitamente nas necessidades de seu cliente, não force a venda. Você arriscará perder um cliente fiel e algo ainda mais valioso, sua reputação.

Prefira perder uma batalha do que perder a guerra.

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Sempre dê preferência ao bom relacionamento com o cliente ao invés de somente realizar uma venda, lembre-se: Seu cliente merece recomendações, não apenas opções.

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