saas

Empresa SaaS: a revolução dentro da sua empresa e seus benefícios.

Você sabe o que é uma empresa Software as a Service? Confira neste post a resposta e veja os desafios de ter uma empresa SaaS!

Hoje em dia a internet tem papel fundamental em nossas vidas, seja para enviar um simples e-mail da sua conta Gmail, ver um filme no Netflix ou até mesmo gerenciar e armazenar dados confidenciais da sua empresa em um serviço de hospedagem em nuvem.

Mas você sabe o que esses três atos têm em comum? Todos eles são SaaS!

Mas afinal, o que é SaaS?

SaaS é a abreviação para Software as a Service, que em português seria Software como Serviço, um modelo de negócios onde a comercialização, distribuição do software e soluções digitais são realizadas através da internet.

Anteriormente ao comprar sistemas em geral, jogos e diversos tipos de aplicativos, a instalação era realizada através de mídias físicas como disquetes, cd’s e dvd’s, ou até mesmo pen drives que se tornaram obsoletos com a possibilidade de realizar o download de praticamente todos estes produtos ou até mesmo utilizá-los na internet sem mesmo instalá-lo no seu computador ou dispositivo móvel.

Um Saas basicamente necessita de uma boa conexão de internet, já que ele é hospedado em um servidor na nuvem.

Ouvir sua música predileta, realizar uma reunião com pessoas de todo mundo, assistir o último episódio de Game of Thrones, criar apresentações, gerenciar uma equipe de vendas, acompanhar o funil de vendas do seu departamento comercial.

Estes são inúmeros exemplos de aplicações baseadas na internet que transformam nosso cotidiano, tornando nossas rotinas mais versáteis .

Apesar de não ser um modelo de negócios novo, somente com o aumento da capacidade de tráfego e infraestrutura da internet foi possível aplicar com sucesso esta nova forma de comercializar e disponibilizar soluções para o usuário final.

Isso trouxe inúmeros benefícios para os mais diversos públicos, eliminando intermediadores e rompendo barreiras geográficas de venda e suporte, otimizando recursos e ampliando lucros.

Benefícios do modelo SaaS no dia a dia da sua empresa

Provavelmente você já utiliza alguma solução SaaS em sua empresa, sendo uma atividade normal na sua rotina, mas você consegue analisar os benefícios que este modelo de negócios traz para o seu dia a dia?

Listamos alguns dos principais benefícios que fará você ver SaaS com outros olhos:

Mobilidade:

Ao falar de SaaS, provavelmente você pensará na facilidade de se comunicar, trocar e-mails, ou até mesmo acessar o livro-caixa da sua empresa em outro país, monitorar o funcionamento das máquinas de uma fábrica em tempo real mesmo não estando nela.

Esse é provavelmente o benefício mais perceptível a todos usuários. Não há mais a dependência de acesso em determinado dispositivo ou local.

Agora todas informações estão à disposição em qualquer lugar desde que conte com acesso à internet.

Flexibilidade:

Tecnologias baseadas na internet são em sua maioria mais flexíveis e se adaptam melhor às suas necessidades, não havendo mais a necessidade de comprar uma solução com inúmeras ferramentas que muitas vezes não serão úteis para você e sua empresa.

Com essa nova abordagem comercial é possível adquirir somente aquelas ferramentes que realente são necessárias para as suas atividades, reduzindo despesas e simplificando processos.

Investimento:

Antigamente a adoção de um software em uma empresa era sempre motivo de preocupações e gastos.

Para a implementação de uma solução ERP por exemplo, era necessário que todas as máquinas tivessem um mesmo tipo de configuração, sendo interligadas por uma rede interna e um servidor dedicado em uma sala reservada, muitas vezes climatizada.

Com soluções SaaS estes custos praticamente desapareceram, já que se adequam melhor aos mais diversos tipos de configuração e o custo de instalação é somente o da licença.

Atualizações:

Por serem interligadas à internet, as atualizações são constantes, rápidas e uniformes, não havendo a possibilidade de haver o mesmo software em versões diferentes, algo muito comum há alguns anos atrás.

Com acesso a informações de uso do software, as mudanças são muito mais efetivas e trazem melhorias constantes, determinadas pelo modo de utilização.

Suporte:

Uma das principais mudanças na relação consumidor empresa na era da internet é justamente o maior contato e interação entre as partes.

Atualmente contamos com suporte muito mais dinâmico e rápido através de redes sociais, e-mails e outras ferramentas, onde podemos sanar as mais diversas dúvidas e dificuldades sem a necessidade da presença física de um técnico especializado ou serviço de atendimento via telefone que é um verdadeiro teste de paciência.

Adoção:

Talvez este aspecto seja a união de todos os benefícios citados anteriormente.

Sendo mais interativo e versátil, a taxa de adoção de soluções SaaS é muito maior do que soluções passadas.

E não há nada pior para um empreendedor do que investir capital em uma solução que é deixada de lado e rapidamente trocada por planilhas de excel.

Integração e inteligência:

Na era da informação, geramos milhões de dados das mais diversas fontes. Mas informação sem análise não serve para nada.

Por isso as soluções SaaS são a tendência para o futuro.

Eelas são capazes de gerar um grande número de informações e conversar uma com as outras, criando assim inteligência de mercado que irão auxiliar em tomadas de decisão e insights para o seu negócio.

Tendências para o futuro (próximo)!

Em pesquisa recente realizada em 10 países, foi apontado uma redução de 20% nas despesas operacionais com a adoção de SaaS e a utilização de cloud nas empresas, mas este movimento é liderado principalmente pelas pequenas e médias empresas que possuem estruturas mais enxutas, tendo maior velocidade de adoção a esta nova realidade.

Porém grandes empresas dos mais diversos mercados estão migrando pouco a pouco para este novo modelo, modernizando suas estruturas e tornando-as mais dinâmicas.

Uma das maiores empresas que capitaneia este processo é a Microsoft.

Ela durante os últimos anos parecia indecisa a qual caminho tomar, colecionando fracassos nos mais diversos mercados, se reinventou e hoje é uma das empresas mais inovadoras não só em SaaS mas também em infraestrutura como serviço.

A Microsoft é conhecida como IaaS, que é toda estrutura necessária (hospedagem em nuvem, plataformas, etc) para que serviços SaaS funcionem perfeitamente para o consumidor final.

Hoje já vemos diversas empresas com canais de suporte em serviços de comunicação, como o Whatsapp e o Messenger do Facebook.

Estas são soluções que inicialmente surgiram apenas como canais de comunicação entre usuários e estão pouco a pouco se transformando em plataformas de serviços baseados na internet onde há uma transformação de finalidade.

Já aplicativos como o Slack foram desenvolvidos especificamente para ambientes corporativos, integrando áreas e otimizando a comunicação dos colaboradores das empresas.

Mas é seguro?

Sim, hoje a maioria das grandes empresas baseadas em SaaS possuem sistemas de segurança e confidencialidade de arquivos bem robusto.

Porém isso não impede eventuais vazamentos e brechas de segurança. Portanto, ao pesquisar uma solução SaaS, avalie a expertise da empresa e a gestão de segurança de dados sensíveis.

Seja criterioso e sempre possua um backup de dados vitais, afinal, cuidado nunca é demais.

Ferramentas essenciais para o empreendedor

O empreendedor ao iniciar o seu negócio precisa ser extremamente organizado na gestão de suas atividades.

São inúmeras decisões a serem tomadas, tarefas a serem realizadas e tudo isso com um grande fator limitante: dinheiro.

Portanto, para ajudar na sua rotina, selecionamos algumas das ferramentas SaaS essenciais que cabem no seu bolso eque irão auxiliar a gestão de tarefas e equipes, aumentando a sua produtividade:

Google for Work:

O pacote de serviços do Google voltado para as empresas.

Possui o já conhecido Gmail, editores de texto, planilhas e apresentações, além de soluções de comunicação, armazenamento e compartilhamento de dados (Google Drive) e muito mais.

Slack:

E-mail é bom. Mas não serve para qualquer tipo de comunicação. E o Slack surgiu para suprir essa carência.

Ele simplesmente tem o poder de centralizar toda comunicação cotidiana entre colaboradores de uma forma dinâmica e intuitiva.

Evernote:

Você tem inúmeras ideias durante o dia, mas para onde elas vão?

Com o Evernote você pode anotar todas informações em um só lugar e sempre que precisar consultá-lo.

Ele é um painel onde você pode escrever lembretes, ideias, deixando tudo mais organizado para consultas futuras.

Salesforce:

Talvez seja o pioneiro dos SaaS como conhecemos atualmente, ele é um CRM baseado em nuvem que gerencia todos os stakeholders envolvidos na sua empresa, trazendo maior controle e interação entre as partes.

Resultados Digitais:

Com inúmeras mídias sociais, é necessário uma plataforma que une todas e automatize suas estratégias de marketing digital.

E a Resultados Digitais propõe exatamente isso: automação e maior controle, trazendo mais análises de desempenho de suas estratégias e convertendo mais Leads em vendas.

Devo tornar a minha empresa em SaaS?

Esta análise deve ser feita de forma bem aprofundada e com inúmeros estudos na de área de atuação.

Porém a tendência é que em até 10 anos toda empresa ofereça soluções digitais, softwares, jogos e outros aplicativos, sejam desenvolvidos neste modelo de negócio, vendendo a solução de forma recorrente e não o produto em si.

É um caminho sem volta e a tendência com este modelo é surgir cada vez mais soluções especializadas com alta possibilidade de integração.

Gostou do nosso artigo? Leia agora o nosso conteúdo sobre o mundo das startups!