uma cama mostrando a rotina do sono de um empreendedor

Entenda como a sua rotina do sono está prejudicando o seu trabalho

Elaboramos um post para você descobrir o quanto a rotina do sono vem interferido nos seus projetos e as possíveis formas de contornar tal situação.

Os distúrbios do sono representam uma das mazelas da sociedade moderna. Com uma vida cada vez mais agitada, a necessidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo, o acesso às inúmeras plataformas digitais em tempo integral faz com que as pessoas se deparam com a dificuldade de preservar a qualidade da rotina do sono.

E, neste contexto, não é apenas a fragilização da saúde que está em jogo, a atuação como profissional também pode entrar em crise.

Pensando nisso, elaboramos um post para que você descubra se o quanto seu sono vem interferido nos projetos que lhe competem e as possíveis formas de contornar tal situação.

Quais são os benefícios de uma boa noite de sono?

A rotina do sono promove em nosso corpo, benefícios de ordem física e psíquicas. É durante este período que acontecem as reposições hormonais; a recuperação muscular; a manutenção de melhor fluxo sanguíneo; repouso indispensável ao desenvolvimento cerebral, dentre outros.

Perder uma noite de sono, ou dormir menos horas do que o recomendado pode parecer algo inofensivo, mas quando se torna um fato contínuo, o nosso bem-estar fica comprometido. 

O sono se completa num ciclo de 5 fases distintas:

  • a primeira delas, é marcada pela intensidade mais leve das atividades musculares;
  • no segundo estágio, são diminuídos os batimentos cardíacos e a respiração;
  • chegada a terceira fase, inicia-se o sono profundo;
  • a quarta etapa corresponde a um sono ainda mais profundo, ápice das atividades cerebrais;
  • na quinta e última fase, é o momento em que ocorrem os sonhos.

Dessa forma, o resultado de quem consegue percorrer esse circuito sem queimar nenhuma etapa, é o equilíbrio emocional e corporal, refletindo no maior rendimento dos trabalhos desenvolvidos. O indivíduo chega ao seu emprego com a mente descansada e aberta para absorver informações, tomar decisões importantes, suportar as situações diárias de pressão.

Como a rotina do sono pode influenciar no desempenho do seu trabalho?

A perca de algumas horas preciosas de sono afetam diretamente o aspecto produtividade — a capacidade de concentração é dificultada, a pessoa deixa escapar detalhes importantes, se distraem por qualquer motivo. Enfim, o potencial desse empreendedor ou também dos colaboradores é lesado.

Imagine um empresário que precise avaliar vários contratos, depois de uma noite de sono turbulenta. As chances dele cometer algum erro, não prestar atenção em uma cláusula estratégica, são bem mais elevadas do que se estivesse dormido satisfatoriamente.

Além disso, os indivíduos que dormem pouco estão propensos a irritabilidade, alterações frequentes de humor, pouca resistência física, atrapalhando bastante a convivência e o êxito nas ações desse profissional.

Não dormir é um processo que leva os trabalhadores em geral ao sentimento de desmotivação, elemento que fatalmente influencia nos resultados de uma empresa — se o próprio líder não tem entusiasmo, não será capaz de inspirar seus funcionários.

O que pode ser feito para os empreendedores melhorarem a qualidade do seu sono?

Invista na qualidade do seu colchão e travesseiro

No quesito conforto, naturalmente cada pessoa tem suas preferências, mas saiba que o colchão e o travesseiro têm um papel fundamental para uma noite de sono perfeita. Portanto, o bem-estar não significa comprar os itens mais caros, mas sim aqueles que lhe agradam.

Quando dormimos em uma cama desconfortável, é bastante comum acordar com dores por todo o corpo, com a sensação de cansaço, então o dia já começa de forma negativa antes mesmo de chegar ao trabalho.

Outro fator essencial e que talvez não seja do conhecimento de todos, diz respeito ao prazo de validade desses artigos — travesseiros e colchões também têm o seu tempo de vida útil, podendo prejudicar o sono quando ultrapassados os limites determinados pelo fabricante.

Crie seu próprio ritual para dormir

A missão de um empreendedor é repleta de agitação, muitas decisões relevantes a tomar. Contudo, manter a euforia ou inquietação até a hora de deitar, certamente contribuirá para insônia e um descanso de péssima qualidade.

Por essa razão, o objetivo de seguir uma rotina para dormir, se traduz em criar um processo de desaceleração da atividade cerebral que induza ao sono.

Aqui não há uma fórmula que se aplique a todos os indivíduos — cada pessoa deve desenvolver a sua própria maneira de relaxar.

Faça refeições leves

Durante a noite, o nosso metabolismo fica mais lento e a sensação de estar muito cheio também é um dos vilões do sono. Nesse sentido, evitar refeições de difícil digestão próximas a hora de dormir vai contribuir para melhorar a sua noite de descanso.

Assim, além de optar por pratos leves e em poucas quantidades, faça a última ingestão de alimentos com um intervalo razoável do instante de se deitar — recomenda-se uma média de 2 horas.

Vale lembrar que substâncias estimulantes igualmente precisam ser eliminadas, tal como café, chá-verde, refrigerantes de cola etc.

Fique atento à temperatura do quarto

Temperaturas mais baixas no ambiente de descanso é um elemento básico para um sono tranquilo. Quando o clima está quente, a tendência é ficarmos inquietos com a elevação da temperatura corporal, resultando numa maior agitação e na tentativa de encontrar a posição mais confortável.

Recomenda-se que, quando possível, deixar a temperatura próxima aos 20 graus é a combinação perfeita para um sono agradável.

Desligue os aparelhos eletrônicos

O ambiente ideal à rotina do sono é aquele com pouca luminosidade e ruído. Portanto, ao contrário do que algumas pessoas imaginam, a utilização determinados dispositivos não exprimem nenhuma vantagem, tais como:

  • televisão;
  • som;
  • celular.

Todos esses equipamentos são coisas que atrasam e impedem a pessoa de alcançar a fase do sono profundo, ou seja, atingir o estágio em que o corpo realmente relaxa e recupera as energias. O aconselhável nesses casos é estabelecer um horário e desligar tudo antes de ir para a cama.

A privação de algumas horas de sono pode parecer inofensiva, contudo, quando se torna um hábito, produz efeitos que ultrapassam a esfera individual e atinge não somente a saúde e as relações interpessoais, como também afetam nas habilidades laborativas, comprometendo a eficiência das funções realizadas por um empreendedor.

Gostou do nosso artigo? Percebeu como a qualidade do sono pode influenciar na sua carreira de empreendedor? Aproveite para conhecer também outros fatores que contribuem para aumentar a sua produtividade, no seguinte post Saiba como executar mais tarefas fazendo menos.