Review de produto: Loja virtual

Review de produto: Loja virtual

Como um novato sem experiência em tecnologia consegue criar sua loja virtual escolhendo o sistema certo

Caro(a) leitor(a),

Tenho uma confissão a fazer.

Apesar de ser co-fundador de uma das empresas de internet mais maneiras do universo e já ter tido vários sites desde os 13 anos, eu não sei programar. Absolutamente tudo que eu coloquei na internet teve auxílio de alguma ferramenta ou a grande ajuda do meu sócio Mauro Ribeiro; programador, designer, ninja e meu freguês no video-game.

Ultimamente, como Mauro anda muito ocupado, decidi testar uma nova ferramenta e elevar meu grau de ninjisse* na internet: a criação de uma loja virtual pela TrayCommerce da Locaweb.

*ninjisse: característica de uma pessoa que a torna ninja; sinistra; aprendiz de Chuck Norris

Como criar uma loja virtual

Eu criando uma loja virtual (e conseguindo!)

Facilidade e rapidez na criação da loja
Por conhecer diversas ferramentas pra criação de sites, eu sabia que colocar a página no ar não seria muito difícil. Hoje em dia templates prontos e gerenciadores de conteúdo facilitam muito a vida. Mas o que me surpreendeu foi a facilidade na integração com sistemas de pagamento.

Quem já tentou aceitar pagamentos pela internet sabe a dor de cabeça que se passa com homologação, desenvolvimento de protocolos de segurança, contrato com bancos e operadoras de cartão, etc. Na loja virtual que criei, simplesmente identifiquei minha conta no PayPal (eles também aceitam Moip, PagSeguro e diversos outros) e como diria o Beakman: Barabin, barabum e pronto! Minha loja estava no ar, aceitando pagamentos!

Dicas para otimizar o site no Google
Modéstia a parte, mas eu tenho as manhas de otimizar um site pro Google. Não é a toa que o Saia do Lugar tem posicionamento muito bom pra palavras-chave como: o que é liderança, características do empreendedor e ideias inovadoras.

Justamente por isso que uma das coisas que mais me chamou atenção foi a simplicidade que a loja permite a otimização do site, inclusive dando dicas sobre como deixar o conteúdo mais atrativo pro nosso amigo Google.

Integração com compra de domínio
Convenhamos que ter o endereço sualoja.webstorelw.com.br é legal, mas não é a melhor coisa do mundo. Por isso o sistema da Locaweb já tem a opção pra você comprar o domínio www.nomedasualoja.com.br e integrar na loja. Pra quem não sabe, um domínio próprio custa algo em torno de R$30 por ano.

Sim, por ano, só isso!

Diversos canais de atendimento
Como entusiasta e defensor ferrenho do bom atendimento, não podia deixar de prestar atenção nessa parte.

Apesar de achar que eles podiam liberar a loja mesmo sem a confirmação do pagamento (um boleto leva em torno de 24 h pra ser confirmado), gostei bastante do fato de serem disponibilizadas diversas possibilidades de atendimento (chat online, e-mail, fórum de discussão, wiki, videoteca, etc.).

Realmente senti que se precisasse de alguma coisa, teria alguém do outro lado pra me dar uma mãozinha.

Conclusão
Não conheço todas as ferramentas disponíveis no mercado pra emitir uma opinião absoluta, se é que existe isso, mas tive uma excelente primeira impressão do produto. Inclusive, estamos estudando formas de facilitar a venda dos produtos da Empreendemia e muito provavelmente integraremos a loja virtual com a rede, pra facilitar gerenciamento do portfólio de produtos e organização dos sistemas de pagamento.

Se você quer uma forma rápida e simples de colocar seus produtos na internet e não pode contar com Mauro pra te ajudar, vale muito a pena conferir a TrayCommerce da Locaweb. Clique aqui para mais informações sobre esta ferramenta de loja virtual.

Abraços,
Millor Machado (ninja da internet, mesmo sem saber programar)

Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela Locaweb. Isso significa que recomendamos seu sistema de loja virtual como um exemplo, mas não há interferência na nossa linha editorial, muito menos na nossa opinião. Confira nossa forma de trabalhar com posts patrocinados no artigo Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.

  • Fato que esse artigo foi patrocinado, pois acredito que ao invés de fazer marketing a Locaweb deveria se preocupar em melhorar seus serviços deficitários.

    Abraços.

  • Fabriciopamplona

    Sim, tá na cara que o post foi patrocinado, os serviços da Locaweb são muito ruins.

  • Vanessa

    Quando fui montar meu site, a primeira coisa que meu irmão me falou (ele é o ninja da família) foi: “Locaweb NUNCA!” Não posso dizer quais motivos ele teve pra me dizer isso, mas confio nele cegamente e obviamente não ia pagar pra ver. Hospedei o site na Hostnet, que tem um atendimento muito bom (via telefone e por mensagens dentro do painel de controle), e a loja virtual na Tanlup, que é 10!! Mas sei lá, de repente a Locaweb melhorou de lá pra cá, vai saber…

  • Roberto Fermino

    Fala Millor,

    Já que este é o post do jabá deixa eu fazer minha propagandinha aqui também, licença 😉

    Ei,

    Outra opçãp pra você fazer seu site de e-commerce é o Aquilojas
    http://aquilojas.com.br/br/ Temos planos com mensalidades gratuitas e até aquelas confortáveis pro seu bolso, esta última com algum benefício a mais em nossos serviços.
    Por favor, visitem o site e opinem pra melhoria continua dos nossos produtos!

    Nossa inspiração é o Shopify http://shopify.com/ que tá mandando muito bem lá fora.

    O site da locaweb é legal tb, mas fica com o nosso haha

    @RobertoFermino

  • Legal sua avaliação Millor, acompanho o Saia do Lugar desde o lançamento do livro e algo que me deixou muito contente e empolgado é que não estou sozinho em busca de qualidade, e eu procuro sempre o melhor e aqui eu tenho encontrado empresas e serviços excelentes.

    Tenho certeza que sua avaliação foi imparcial e não levou em conta o passado da Locaweb, a WebStore é uma excelente ferramenta e tem melhorado a cada dia conforme a necessidade dos clientes. Bom só usando pra ver, compartilho sua opinião e credibilidade e parabéns pelo trabalho que vocês tem feito no Brasil, uma nova geração de empreendedoresmo está se formando com o auxílio de vocês.

    Abraços,
    @mauricioamorim

  • Lulusmello

    Millor, estou tendo o seguinte erro depois de clicar no PayPal e então em Proseguir: “Erro de comunicação com o meio de pagamento”. Um grande abraço, Luiza.

  • Dan Roussel

    Isso que é jabá!!

  • A Locaweb não é de toda ruim, mas sua loja virtual velha e mal-feita é. Além disso, se a Locaweb tivesse que ser definida em uma só palavra, seria “careira”.

  • Anderson

    Hahahaha, essa foi boa…

  • Roberto Fermino

    Galera,

    Depois de já ter feito minha propaganda num comentário abaixo, vou fazer minha observação em relação ao post e os demais comentários.

    A Locaweb tem pisado na bola sim em alguns aspectos, mas não em todos. Vale ressaltar que ela foi uma das poucas startups tupiniquins na época da bolha que conseguiu passar por vários ciclos, e com muito bootstrapping. Também atua num segmento super complicado que é o varejo representado por muitos pequenos profissionais/empresas que têm necessidades muito específicas e bem difíceis de serem resolvidas em larga escala. Acredito que a empresa esteja passando por um novo processo de adequação ao mercado após ter recebido um aporte de grana de um fundo gringo. Eu, pelo menos, vou dar mais uma chance à Locaweb pra ver o quê vem por aí, sobretudo na área de hosting.

    Já o fato do post ser patrocinado ou não, foi bastante discutido em outra oportunidade. Repito minha posição de que sou muito a favor deste tipo de conteúdo por aqui. A informação não deixa de ser relevante e o meninos aqui não sou loucos de queimar o filme deles indicando serviços lixos, pois isto implicaria perder a credibilidade conquistada com muito suor. O site tem que monetizar para se manter de pé, vão em frente. Sucesso!

    Abraços,
    about.me/RobertoFermino

  • Eu gostei da matéria e apesar de ser cliente da Locaweb em outros produtos eu não tinha tentado o Webstore por achar que suas funcionalidades não cobririam o que preciso. Mas é um bom começo para quem não tem conhecimento técnico.

    Acho que das diversas formas de expor seu produto o empreendedor deve procurar aquela que mais atrai o seu consumidor e que apresente um custo mínimo de manutenção, uma vez que o custo de divulgação também faz parte para que o site não fique no limbo.

    Não é novidade, mas uma forma interessante, que diminui os custos e aumenta a circulação do consumidor são os shoppings virtuais por especialidade. São sites que reúnem diversos lojistas de um mesmo segmento, e que são remunerados por taxa anual, por participação nas vendas, ou um mix disso.

    Abaixo um jabázinho:

    http://www.portaldolivreiro.com.br (Shopping de Livros Novos e Usados)
    http://www.feiraodaarte.com.br (Shopping de Artigos de Artesanato)

  • Bruno

    Hehehe esse Milor é uma graça, puts cara SAI DO LUGAR, EMPREENDEMIA, EMPREENDECAST, tow ligadooooooooo em tudo, Parabéns!!

    Esse coment não é patrocinado: Mas se quiser me patrocinar no EMPREENDEMIA uasuhda!!Abraços e SUCESSO!