Resolva o problema do seu cliente e resolva rápidoPequeno Guru.

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Resolva o problema do seu cliente e resolva rápido

A dica de hoje foi dada por Sylvio Ribeiro no blog Pequeno Guru.

A dica de hoje foi dada por Sylvio Ribeiro no blog Pequeno Guru.

Há algum tempo atrás eu cheguei à conclusão de que os consumidores de uma forma geral não esperam mais por um bom atendimento. As pessoas estão se tornando auto-suficientes, não exatamente porque elas queiram, mas porque elas não confiam nas empresas. Da mesma forma, elas têm sido implacáveis ao expressar sua indignação com produtos, serviços e o mau atendimento.  Se não bastasse perder um cliente, hoje elas perde uns 5 de uma vez só, porque nenhum cliente guarda para si a sua revolta de um produto que não funciona ou uma promessas não cumpridas. Pelo contrário, eles falam para seus amigos, parentes e, não bastante, para toda web.

Fato 1: problemas podem ser convertidos em encantamento.

Fato 2: agilidade é um fator crucial.

Estudos indicam que se a empresa resolver o problema em 24 horas (ou pelo menos responder), a imagem da empresa não é afetada. Mas isso piora drasticamente a cada dia sem resposta.

Quando um cliente reclama, ele não está apenas desabafando ou tentando resolver um problema cujo único culpado é a empresa; mas ele está dando uma oportunidade de ouro para ela apagar a má impressão. E como nenhuma empresa faz, a que fizer irá conquistar o cliente de vez. Isso porque, nesse momento, o cliente está com expectativas muito baixas, e é possível superá-las apenas resolvendo seu problema e entregando algo a mais pelo transtorno. Mas rápido!

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Nota do editor: Quer melhorar cada vez mais seu atendimento? Então recomendo o post: 6 rápidas dicas de atendimento ao cliente.

Além disso, vale a pena lembrar que um exemplo bem prático de como atender o cliente de forma rápida é o telefone.

Imagina só se existisse uma forma de atender seu cliente mesmo quando você estiver com a linha ocupada ou fora do escritório? Pois é, isso já existe e nós conseguimos em parceria com a Prestus (empresa especializada em assistentes virtuais), um pacote de degustação do produto Número Mágico, exclusivo para leitores do Saia do Lugar.

Dessa forma você consegue experimentar o serviço sem custo e ver o impacto gerado na sua empresa.

Com o Número Mágico, toda vez que você não puder atender uma ligação, ela é direcionada para a equipe da Prestus, que faz o atendimento em nome da sua empresa.

A degustação inclui 10 atendimentos gratuitos sem compromisso. Se gostar, você pode adquirir um Número Mágico por apenas R$250 mensais. Já pensou que bacana seria ter uma secretária só por esse preço?

Se você quer que seu cliente nunca mais caia na caixa postal, veja mais informações aqui.

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  • Fernando

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    Sua Majestade O Cliente

    Mais do que entender de produtos e dominar técnicas de vendas, hoje, o vendedor precisa entender de pessoas. Na verdade, ele tem que ser um especialista em gente.

    A venda não acontece apenas porque você conhece bem seu produto ou porque sabe de cor todos os seus benefícios. É fundamental que você conheça muito bem para quem está tentando vender, ou seja, o Cliente. Conhecer bem aquilo que vende é uma obviedade.

    Segundo Jack Trout, autoridade mundial em Marketing, a guerra pela preferência ocorre na mente do consumidor. É ali que as batalhas são travadas. Quem consegue chegar lá primeiro, sai na frente. Fazer com que o Cliente escolha essa ou aquela marca, não é uma tarefa fácil.

    Por exemplo, quando o Cliente tem alguma necessidade, que imagem vem à mente dele? Que página abre em sua mente? Será que abre aquela com centenas de opções ou abre direto na página de sua empresa?
    Assim como uma empresa precisa investir em links patrocinados para que sua página na web esteja entre as primeiras a serem abertas em um site de busca, você também precisa fazer o mesmo. Investir no seu maior patrimônio, na sua majestade: o Cliente.

    Quando ele precisar de algo, é você ou a sua empresa que deve vir à sua mente como página principal.

    Por isso, o relacionamento com os clientes vêm sendo tão comentado nesses últimos anos. Desenvolver a habilidade de se relacionar com as pessoas, para as quais está tentando fazer algum tipo de negócio, é fundamental para o sucesso.

    Cultivar o relacionamento gera confiança, e é um meio eficaz de estar entre as opções do Cliente. Isso exige paciência e empatia.
    Para que possa criar um relacionamento duradouro é preciso investir seu tempo no Cliente. Lembre-se: seus concorrentes estão pensando na mesma coisa.

    Esteja sempre disposto e preparado para atendê-lo, e verá que as barreiras serão mais facilmente ultrapassadas. Desta forma, você conquistará sua confiança, abrindo espaço para sedimentar o relacionamento.

    Um abraço,

    Fernando Fernandes
    http://www.programacases.com.br