Relevância, uma das melhores ferramentas de marketing

Sempre adorei ler e escrever, esses são 2 hobbies meus que sempre estão presentes no meu dia-a-dia. Um pouco antes de entrar para faculdade comecei a ler mais sobre minha futura área de atuação – Marketing e Comunicação – peguei gosto por esse tipo de leitura mais técnica e acadêmica e hoje a grande maioria de livros que leio são relacionados à minha área de atuação profissional.

Sempre adorei ler e escrever, esses são 2 hobbies meus que sempre estão presentes no meu dia-a-dia. Um pouco antes de entrar para faculdade comecei a ler mais sobre minha futura área de atuação – Marketing e Comunicação – peguei gosto por esse tipo de leitura mais técnica e acadêmica e hoje a grande maioria de livros que leio são relacionados à minha área de atuação profissional.

Resolvi unir o útil ao agradável e há pouco tempo inaugurei meu blog www.blogdoantoniosiqueira.com.br que tem como principal objetivo compartilhar meu conhecimento com o mercado que estou inserido.

Desânimo

O desânimo que bate quando ninguém cria conteúdo pro seu setor

O ponto fundamental que quero chegar é que além de ser muito gratificante compartilhar o conhecimento que temos com o mundo, gerar conteúdo para o seu setor é extremamente estratégico para sua empresa alavancar novos negócios.

Quando você é um gerador de conteúdo na sua área você automaticamente estabelece um canal de relacionamento muito interessante com todas as pessoas que tem interesse nos temas que você aborda, além de dar muito mais credibilidade e visibilidade para a marca da sua empresa.

Essa visibilidade que você passará a ter juntamente com sua empresa fatalmente irá gerar negócios e contatos importantes com clientes, prospects, fornecedores e parceiros estratégicos.

Outro ponto importante e que vale a pena ressaltar é que o fato de você gerar conteúdo irá de fato obrigá-lo a estar sempre antenado com as principais tendências do seu setor, isso é muito bom não só para você enquanto profissional como para sua empresa que sempre estará aplicando as melhores práticas num determinado assunto.

Do ponto de vista de estratégia de divulgação da sua empresa, chegamos à conclusão que gerar conteúdo é algo muito interessante, para inclusive fazer parte do planejamento de marketing do seu negócio. O custo x benefício é excelente e o retorno que sua empresa poderá ter são inúmeros, como já citados acima.

Vale à pena ressaltar que para você ter resultados significativos com esta ação se faz necessário dedicar parte do seu tempo para ler diariamente sobre seu segmento, fazer reflexões sobre o que é relevante para o seu setor, para que numa última etapa você de fato tenha gerado conteúdo de qualidade para o mercado.

Antonio Siqueira é diretor da agência Infinity Propaganda e especialista em estratégias de negócios e marketing digital. Atua também como articulista em diversos veículos de comunicação escrevendo sobre estratégias de negócios, marketing digital, inovação, internet e empreendedorismo. Para acompanhar seus artigos em primeria mão acesse Blog do Antonio Siqueira

Para entrar em contato com Antonio, seguem seus contatos no Empreendemia:

  • Equipe do Saia do Lugar,

    É com enorme prazer que lhes dou os parabéns pela vitória na primeira fase do TOPBLOG 2010!!!
    E com o mesmo prazer compartilho com vocês que também passei e o Qualiblog é TOP 100 também!!!

    Um grande abraço!

    • Ronaldo,

      Meus parabéns pelo Top Blog e muito obrigado por nos avisar sobre a notícia!

      Estava fora na última semana, então só puder responder agora, mas agradeço
      demais pelo seu apoio.

      Tenho certeza que ambos os blogs também ficarão muito bem colocados na
      próxima etapa.

      Abração!

  • Caro Antônio, gostei muito do seu artigo pois ele aborda uma estratégia fundamental em tempos de Mídias Sociais. Tenho me preocupado bastante ultimamente com a questão da relevância do que postamos na internet tanto que escrevi recentemente em meu blog um artigo a este respeito (http://focoestrategico.blogspot.com/2010/10/homo-sapiens-x-homo-coniunctus-x-homo.html). Forte Abraço.Denis JobNatal-RN

  • Gostei muito do post! Pelo seu comentário, vou fazer esforço de criar post relacionado no segmento que atuo (webdesigner). O único problema é que, não tenho muita habilidade para escrever, até fiz um blog para ensinar as pessoas a criarem boletim informativo, porém não consigo desenvolver uma linguagem legal para fazer a publicação!
    Gosto muito de ler, porém vou ler mais para aperfeiçoar meu entendimento e assim conseguir ser como vocÊ um dia! Muito obrigado!
    Atenciosamente
    Alexandre dos Reis