Antes de pedir favores, traga oportunidades para sua rede de contatos

O artigo de hoje foi mandado por Antonio Siqueira. Antonio é diretor da Infinity Propaganda e faz palestras sobre o tema Marketing 2.0

Antes mesmo de entrarmos para faculdade, sempre ouvimos de nossos pais, amigos e familiares a importância de estudar em uma universidade de qualidade, fazer cursos complementares, aprender outros idiomas e por ai vai.

Realmente, este é um passo fundamental para trilharmos um caminho profissional de sucesso. Porém este é apenas um passo e não toda caminhada.

Infinity Propaganda

Além do nosso conhecimento, temos a necessidade de nos relacionarmos com as mais diversas pessoas, das mais diversas áreas. É ai que entra uma palavrinha que escutamos há muito tempo, mas poucas pessoas tem tido a habilidade necessária de lidar com ela. Estamos falando do “Networking”.

Tenho percebido que muitos profissionais só acionam a sua rede de contatos quando se deparam com algum problema que foge de seu controle. É natural que você comece uma busca para a solução do seu problema junto às pessoas que você conhece e confia. O problema é que muitas pessoas só acionam sua rede quando estão com alguma dificuldade. Nunca chegam com oportunidades ou algo do gênero, só problemas.

Seria importante termos a consciência de ajudarmos nossa rede de contatos mesmo sem ela ter manifestado nenhuma espécie de pedido. Precisamos e podemos interagir melhor com nossa rede numa relação de ganha x ganha, não precisamos nos comunicar com ela apenas para achar a solução do nosso problema. Temos que ter uma visão mais pró-ativa deste assunto e procurar sempre trazer novas oportunidades para nossos parceiros também. Afinal, temos que encarar nossa rede de contatos como parceiros.

Vivemos num momento em que todo nosso conhecimento adquirido está relacionado de forma direta com quem a você conhece. Estamos uns conectados aos outros e em algum momento o que sabemos não será suficiente para ultrapassarmos uma determinada barreira e alcançarmos nossos objetivos. Se soubermos equacionar esta conexão com nossa rede de forma mais ampla e inteligente e entendermos que Networking é uma via de mão de dupla, com certeza conseguiremos obter resultados muito mais atrativos e consistentes.

Se esse artigo ainda não te convenceu sobre a importância de uma boa rede de contatos, confira: 7 bons motivos para aumentar sua rede de contatos.

Por sinal, se tiver gostado do artigo e quiser trocar cartões com Antonio, seguem seus contatos no Empreendemia:

comments powered by Disqus