Psicologia das cores e a sua influência na hora de criar um logo

Pare por um momento e observe os logotipos dos produtos que estão ao seu redor. Por que eles são como são? Por que as empresas optaram por essas cores? Tudo o que fazemos hoje — ainda que não percebamos — é fruto de pesquisas feitas no passado. Um exemplo é o estudo sobre a psicologia das cores.

Com o passar dos anos pesquisadores da área da psicologia perceberam que determinadas cores relacionam as pessoas a alguns sentimentos, e essa valiosa informação é amplamente utilizada hoje em dia.

Praticamente todos os segmentos econômicos levam em consideração os efeitos das cores no indivíduo na hora de decidir qual será a coloração do seu logo. Mas antes de continuarmos, será que você sabe o que é um logotipo?

Afinal, o que é um logotipo?

Muitas pessoas ainda confundem logo com marca, por isso vamos esclarecer:

Logotipo

Essa palavra vem da soma de dois termos em grego: logo + typos. O primeiro significa conceito, o segundo significa figura.

O logotipo é uma parte da marca de uma empresa, representando um conceito que a marca deseja transmitir.

Marca

É o principal elemento visual da empresa. Além do logo ela compreende as cores, as emoções e outras informações que a empresa deseja transmitir.

Psicologia das cores: quais cores utilizar?

Cada cor remete a uma emoção, lembrando que você pode usar mais de uma no seu logo.

Vermelho

Está associado à paixão e às ações imediatas. Normalmente é utilizado por empresas que desejam transmitir uma mensagem de aventura, agressividade e perigo, como a Red Bull.

Azul

Transmite confiança e lealdade, por isso é a cor mais utilizada por empresas. Quem deseja associar seu produto à credibilidade faz uso do azul — por isso os telejornais usam essa cor com frequência.

Amarelo

A cor estimula a comunicação, o otimismo e a esperança. O McDonald’s usa bastante o amarelo, afinal é bem mais interessante fazer uma refeição em um ambiente estimulante.

Verde

Representa a estabilidade. Está associado principalmente à saúde. Tem efeito calmante, diminuindo o estresse. Não por acaso é muito utilizado em logos de hospitais e clínicas.

Roxo

Representa a riqueza e a sabedoria, além de estimular a espiritualidade e a intuição. Empresas que desejam passar uma ideia de nobreza costumam se valer do roxo nos seus logos.

Laranja

Uma cor vibrante e cheia de energia. Não por acaso é a principal cor do logo do refrigerante Fanta, afinal, é considerada uma cor que estimula o convívio social, sendo tida como ativa e energizante.

Rosa

Associado ao feminino e à delicadeza. Além disso transmite uma ideia de carinho, por isso o rosa é muito usado na comunicação com adolescentes.

Preto

Transmite seriedade e poder, além de ser associado ao luxo e à elegância. Grifes que desejam conversar com um público exigente e com grande poder de compra recorrem a essa cor.

Quem diria que as cores têm esse poder no nosso dia a dia, não é mesmo? Agora que você sabe dessas informações será mais fácil produzir o logotipo do seu negócio.

A identidade visual é muito importante, por isso não ignore as informações apresentadas pelos estudos em psicologia das cores. Agora que tal descobrir as tendências do mobile marketing para este ano?

comments powered by Disqus