homem fazendo a projeção de vendas

[Passo a Passo] Projeção de vendas: saiba como fazer a sua!

Projeção de vendas é uma estimativa do quanto você vai vender no futuro. Quer entender como ela vai te ajudar?

Todo negócio, seja ele grande ou pequeno, iniciante ou não, precisa gerar lucro para que seja sustentável, e esse objetivo é alcançado por meio das vendas. A partir delas, vários outros indicadores de projeção vão ser medidos dentro da empresa. São eles: gastos fixos, custos, investimentos etc. Portanto, ao visar a saúde do seu empreendimento, é muito importante que organizar uma projeção de vendas. Mas o que é isso?

Na prática, é uma estimativa do quanto você vai vender no futuro. Ela é também conhecida como projeção de vendas. Isso vai te ajudar no momento de conseguir um investimento, saber em que época do ano sua receita cai ou aumenta etc.

Confira abaixo 7 passos para começar a preparar o seu documento agora mesmo!

Use suas vendas passadas para fazer a projeção

Em toda projeção que fazemos, é de suma importância que tenhamos os pés no chão e façamos uma análise real do que se passa. Muitos empreendedores podem evitar enxergar a realidade por medo ou algo parecido, mas todo sucesso se alcança ao resolver reais problemas.

Por isso, para analisar as vendas passadas é preciso que você tenha completado uma planilha de vendas dos últimos meses e anos. Ao perceber qual foi a variação média de mês para mês, você será mais capaz de prever o que virá nos próximos meses. Nessa etapa, você pode estabelecer também os momentos do ano em que o seu volume de vendas aumentou ou diminuiu.

Analise as considerações sobre o mercado

Em um empreendimento, os fatores externos afetam a nossa projeção. Dessa forma, você deve prever as variações de mercado do seu segmento. Como está a economia do país? Isso afeta o poder de compra dos clientes, portanto, impactará no seu negócio.

Elabore um plano de ações focado em vendas

Você também pode elaborar um plano de ação em vendas que inclui estratégias para aumentar o seu faturamento, mas toda estratégia deve ter algum embasamento e não ser criada aleatoriamente.

É preciso que se entenda qual é o sentido de determinada ação no contexto geral. Entre elas podem estar as promoções, o maior investimento em marketing digital, as ações de fidelização de clientes etc.

Faça uma análise de um negócio similar ao seu

Vale ressaltar que, mesmo se você estiver abrindo um negócio, é possível fazer um planejamento. Uma das saídas para isso é realizar o benchmarking de um concorrente. Ou seja, fazer uma análise detalhada de tudo que ele realiza, identificar o preço, as ações, prever o faturamento etc.

Calcule o ponto de equilíbrio da sua empresa

Outro passo que pode ajudar é calcular o ponto de equilíbrio. Mas como fazer isso? Imaginemos que você tem uma loja de calçados e não sabe o valor nem a quantidade de vendas que você pode gerar.

Nesse caso, o que deve ser feito é um processo inverso: uma projeção dos custos, gastos fixos e impostos, e calcular o quanto você precisa vender para ficar no “zero a zero” (ponto de equilíbrio). A partir daí, o que você conseguir vender se tornará o lucro.

Use métodos e ferramentas simples

Estabelecer uma cultura de métodos simples é uma prática bastante aconselhável em qualquer negócio. Isso porque, ainda que tenhamos diversas ferramentas para prever os riscos, é na prática do dia a dia que se enxerga a realidade.

Empreender é lidar com problemas inesperados constantemente e saber resolvê-los a tempo. Portanto, usar ferramentas fáceis de serem atualizadas é uma grande vantagem.

Acompanhe sempre os resultados

De nada adianta fazer ótimas projeções se os resultados das estratégias não forem analisados. É por meio disso que é possível validar o que tem sido feito e aperfeiçoar o que não tem funcionado. Um negócio de sucesso se faz de uma constante e incontável análise de resultados e reformulação de estratégias.

Conseguiu identificar melhor como a projeção de vendas pode ajudar você? Então saiba como o CRM pode ajudar a sua equipe comercial!