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Tudo que você precisa saber sobre o marketing empresarial ou PPPP do marketing

O marketing empresarial, PPPP, é um conjunto de ferramentas aplicadas a uma companhia, no intuito de criar visibilidade para a marca, captar e fidelizar clientes, alcançar estabilidade, enfim, gerar valor para o mercado.

O foco do marketing empresarial é captar clientes e fazer com que eles fidelizem à marca, são ferramentas indispensáveis a construção de um negócio de sucesso; além da dedicação e esforço para vencer os obstáculos, é claro. E neste contexto o mix de marketing PPPP tem se mostrado instrumento eficaz para nortear a forma de interação das empresas com seus consumidores.

Diante da relevância do tema, conheça nesse post tudo sobre a influência desse sistema a fim de gerar mais lucros ao seu empreendimento. Confira!

O que é marketing empresarial?

O marketing empresarial é um conjunto de ferramentas aplicadas a uma companhia, no intuito de criar visibilidade para a marca, captar e fidelizar clientes, alcançar estabilidade, enfim, gerar valor para o mercado.

Devido a essa interação com o consumidor, com os mencionados recursos também é possível encontrar as melhores soluções para potencializar o desempenho da empresa, por meio da identificação e antecipação da real necessidade do público.

Mais do que divulgar produtos ou serviços, o marketing empresarial tem por objetivo a construção de uma imagem sólida, transmissão de credibilidade, tudo isso graças a pesquisas, bom planejamento e escolha das melhores estratégias.

O que representa o PPPP do marketing?

O marketing empresarial baseia-se em estratégias diversificadas, elaboradas de acordo com os propósitos e características de cada empreendimento. Neste sentido, o domínio dos 4Ps é fundamental para interpretar a jornada de compra e assim alcançar melhores resultados.

Mas afinal, o que significa o PPPP e como ele pode ajudar o seu negócio? Acompanhe as particularidades de cada um deles.

Produto

O primeiro P significa Produto, contudo seu verdadeiro sentido diz respeito àquilo que a empresa vai comercializar, haja vista que a organização pode prestar serviços.

O mais importante nessa etapa é ter a consciência de que a empresa deve propor algo que realmente solucione os problemas dos seus clientes, não se trata simplesmente de vender um item de qualidade.

Reconhecida essa necessidade, fica mais fácil de o empreendedor desenvolver seus artigos, de maneira que a experiência dos consumidores seja singular, ao menos uma característica especial que faça sua marca ser preferida e valorizada pelo público-alvo.

Preço

O segundo P refere-se ao Preço, a quantia a cobrada como forma de contraprestação aos produtos ou serviços disponibilizados, é o valor monetário que os compradores desembolsarão para usufruir das suas soluções.

O preço abrange todos os custos com a produção e ainda o acréscimo da margem de lucro. O interessante é encontrar um equilíbrio na fixação desse importe, não adianta pedir valores absurdos e não ter para quem vender, ou cobrar quantias irrisórias e não dar conta de manter a qualidade e o volume de produção.

A precificação também representa um modo de seleção de público – preços baixos tendem a chamar atenção de muitas pessoas e algumas delas não engajadas com a marca, enquanto os preços mais altos podem atrair um público mais qualificado, que sabe exatamente o que, e porquê deseja aquela mercadoria.

Praça

O terceiro P equivale a Praça, o espaço do negócio destinado a venda dos produtos ou serviços. É um aspecto bastante relevante, pois independente de ser virtual ou físico, os clientes têm que se sentirem confortáveis e com vontade de retornar.

Como opções de praça temos:

  • lojas;
  • parcerias;
  • representantes comerciais;
  • e-commerce;
  • site corporativo.

Independente do método selecionado, encare esse P como mais uma oportunidade de se destacar diante dos concorrentes – um estabelecimento desorganizado causa má impressão à imagem da marca, igualmente um site mal programado.

Promoção

O quarto e último P simboliza Promoção, e tem a ver com modo de divulgação dos seus artigos, quais os canais de comunicação aptos a tornar a empresa conhecida no mercado.

A forma como você expõe seu trabalho é indispensável para que os consumidores o vejam como primeira alternativa. Em razão disso tal fase do marketing empresarial é tão relevante, ele garantirá que as ações de promoção sejam veiculadas exatamente onde o público-alvo se encontra.

Quais as vantagens do marketing empresarial?

Competitividade com empresas maiores

A sobrevivência de qualquer empreendimento é uma missão desafiadora, não importa o seu nicho de atuação, a concorrência será sempre acirrada; sobretudo para empresas de menor porte disputar em condições de igualdade com as grandes organizações.

Contudo, atualmente o campo do marketing tem oferecido boas possibilidades de ações bem-sucedidas e que estão ao alcance até mesmo dos negócios com escassez de recursos financeiros – é o caso do marketing digital, por exemplo.

Ao contrário do que muitos podem imaginar, campanhas de divulgação são plenamente executáveis sem a obrigatoriedade de um investimento vultuoso. E isso abriu margem para que todos potencializem seus resultados usufruindo de uma comunicação eficiente.

Com um bom planejamento de marketing, certamente seu negócio terá grande competitividade para enfrentar os adversários, pois ele permite a identificação e execução das ferramentas que melhor se encaixam ao seu empreendimento, elevando assim as chances de ótimos resultados.

Segmentação de público

Uma das maiores vantagens em investir no marketing empresarial é a garantia de estar no lugar certo e agir da maneira mais apropriada ao perfil dos possíveis compradores, dando efetividade na segmentação dos leads.

Não é razoável empregar grandes vultos de dinheiro para tentar se comunicar com o maior número de pessoas, pois boa parte delas não se tornará um cliente. O sucesso da divulgação está na interação guiada pelo marketing empresarial bem planejado.

Somente com os recursos adequados podemos saber que tipo de abordagem deve ser feita em cada etapa da jornada de compra, e a medida que o elo vai se estreitando, as informações coletadas indicam o caminho a ser seguido para alcançar o sonhado êxito.

Fidelização dos clientes

Sabemos que as ações de marketing geralmente constituem o primeiro contato com os potenciais compradores. Entretanto usá-lo para estabelecer um vínculo definitivo com os clientes também deve ser uma preocupação do empreendedor.

A etapa do pós-venda é cada vez mais comum e essencial a quem deseja criar uma experiência única ao seu público, às vezes pequenas ações podem fazer toda a diferença, tais como:

  • atendimento;
  • email marketing;
  • ofertas especiais;
  • cartão de fidelidade;
  • cupons de desconto, dentre outras.

Outro benefício em se investir nesse aspecto, é que consumidores satisfeitos reportam os seus produtos e serviços às pessoas com quem se relacionam, aumentando consequentemente não só a sua rede de contatos, como também o número de vendas.

A metodologia PPPP é fundamental para compreender o estado atual da organização e o ponto de partida para a elaboração de um plano de marketing bem estruturado. Ela favorece a entrega de uma solução diferenciada dos concorrentes, a medida em que possibilita à empresa prever qual a necessidade dos seus clientes, bem como estreitar esse vínculo. Quando os procedimentos corretos são utilizados naturalmente a produtividade e os lucros aumentam.

Gostou do post? Ele foi útil para você entender como o marketing empresarial pode ajudar a conquistar seu espaço no mercado? Então, que tal aprender Como utilizar o Canvas no seu negócio!