Planejamento não é prever o futuro, mas sim se preparar para elePlan as you go.

">

Planejamento não é prever o futuro, mas sim se preparar para ele

Não deixe que o seu planejamento limite suas ações, mas sim que ele te prepare para tomar as melhores decisões

A dica de hoje foi dada por Tim Berry no blog Plan as you go.

Um dos mais poderosos limitadores em um plano de negócios é o que chamo de medo da previsão. Muita gente tem.

“Como eu poderia saber?” É uma das queixas mais populares. Afinal, quem pode prever o futuro? Como você pode saber o que vai acontecer no mercado, com a concorrência, ou com novas tecnologias? Tentar adivinhar não é simplesmente um desperdício de tempo?

Não, você não está jogando tempo fora, porque mais difícil do que prever algo é gerir uma empresa sem uma previsão. A verdadeira questão não é “como eu posso saber o que vai acontecer”, mas sim como eu posso saber se o que realmente acontecerá é bom ou ruim, ou melhor do que o esperado, se eu não sei o que eu pensei que aconteceria.

Confuso? Pense nisso desta maneira: embora você tenha a previsão do tempo para pelo menos um ano, você realmente vai utilizar isso para uma parte, ou seja,  só para o próximo mês. Em um mês, você vai rever essa previsão. Você vai ver o que é diferente do previsto, e rever a previsão. Seu ano não ficará estático após o primeiro mês se os resultados deste mês mostrarem que a previsão pra todo o ano é duvidosa.

Então não se preocupe tanto, comece com a sua previsão e lembre-se que você estará sempre revisando.

Lembre-se sempre de que Planejar um negócio é dar direção a ele, não uma coleira.

Para receber dicas diárias que te ajudam na jornada rumo ao sucesso, assine nosso RSS ou siga-nos no Twitter: @empreendemia.