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5 dicas para fazer um pitch perfeito para atrair investidores

Pitch normalmente é uma apresentação rápida em que o empreendedor apresenta de forma resumida a sua ideia e diz o que espera daqueles que estão assistindo.

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Você talvez já tenha visto algum programa na televisão em que empreendedores palestram na frente de grandes empresários apresentando suas empresas com a esperança de conseguir o investimento necessário para alavancarem seus negócios.

Essa apresentação para investidores, no mundo das startups, é chamada de pitch. O pitch normalmente é uma apresentação rápida em que o empreendedor apresenta de forma resumida a sua ideia e diz o que espera daqueles que estão assistindo.

Um pitch pode acontecer em diversas ocasiões. Imagine, por exemplo, que você entre em um elevador e encontre aquele grande executivo de um fundo de investimentos famoso. Você olha no painel e calcula que tem 12 andares, ou cerca de 30 segundos, para apresentar o seu negócio. Dessa hipótese surge a ideia do elevator pitch, por exemplo, que é um pitch rápido e sem nenhum recurso de apoio.

Um pitch também pode acontecer durante um coffee break de uma palestra ou durante um evento específico para isso. O importante é que, quando a aparece a oportunidade, você deve estar preparada para apresentar o seu negócio e conseguir o tão sonhado sócio.

Um ponto importante para preparar para esse momento, que pode durar poucos minutos, é entender a estrutura de um pitch de sucesso.

Estrutura

A estrutura de um bom pitch pode ser dividida em 10 partes:

Agenda

O objetivo dessa primeira etapa é resumir o que vai ser apresentado e preparar a plateia para o que vem a seguir. A agenda evita perguntas fora de hora e deixa os espectadores menos ansiosos e mais relaxados.

Como é formado o seu time?

Junto com o da parte financeira, esse é o slide mais importante do deck do pitch para os investidores, por isso é interessante que já venha logo no início da apresentação. Compartilhe o background da equipe e mostre que vocês reúnem as qualidades necessárias para levar o negócio adiante.

O problema

Em seguida, apresente o problema. Contextualize a motivação de vocês para investir no negócio. Responda à pergunta: “O que nós queremos resolver?”. Mostre a dor que os seus potenciais clientes sentem e faça com que os investidores também a sintam.

A apresentação do problema deve criar uma tensão na audiência que será logo resolvida no slide seguinte, quando será apresentada a solução.

A solução

Uma vez apresentado o problema é hora de mostrar porque o seu produto é o melhor do mercado para resolvê-lo. Não se preocupe nesse momento em explicar cada detalhe técnico da sua solução. Mostre, de forma breve e direta, que vocês são capazes de acabar com a dor apresentada anteriormente e deixe espaço para apresentar um caso rápido de um cliente que já se beneficiou do seu produto.

O mercado

Nessa área você deve expor o tamanho do seu mercado e como é formado o seu público alvo. É importante tomar cuidado com os cálculos e não ser otimista demais. Embase os números em pesquisas realizadas por fontes confiáveis e procure traçar a persona do seu cliente ideal.

O mercado dirá muito sobre o potencial de escala do seu negócio, então tente trazer detalhes interessantes sobre o perfil dos seus clientes e sobre  o nicho de mercado pretendido.

Como você faz dinheiro

É nessa hora que você apresentará o seu modelo de negócios. Você deve explicar, basicamente, como a sua empresa cria, entrega e captura valor. Os investidores estarão interessados em saber se você entende a estrutura de custos envolvida no negócio, se já sabe quais canais serão utilizados para distribuição e como será o processo de vendas. É importante trazer algumas estimativas e mostrar que o negócio é viável.

Quem compete com você

Apresente quem competirá com você por seus clientes e mostre quais os diferenciais competitivos que destacarão o seu negócio no mercado. Os diferenciais podem ser não somente tecnológicos, mas também relacionados ao seu modelo de negócios e parceiros, por exemplo.

Lembre-se que, por mais que o seu negócio seja inovador e possua poucos concorrentes diretos, não ignore os concorrentes indiretos que brigam pelo dinheiro no bolso do seu cliente.

Como você vai trazer seus clientes

A estratégia de marketing é especialmente importante para empresas que precisam crescer rápido em um mercado. São essas estratégias que dirão para os investidores como os clientes serão atraídos para o negócio.

É preciso levar em consideração a persona que foi identificada nos slides anteriores e listar as estratégias para alcançar esse público.

Números

Uma das partes mais esperadas por investidores, as métricas do negócio devem ser apresentadas de forma clara. Caso já exista um histórico, os números devem indicar o momento em que a empresa está e corroborar o modelo de negócios apresentando anteriormente.

No caso de um negócio novo, é necessário apresentar projeções, especialmente financeiras, sobre o que se espera para os próximos anos. É muito importante que tudo o que for colocado nessa parte da apresentação esteja alinhado com o restante do pitch e que os investidores consigam enxergar como as métricas evoluirão com o crescimento da empresa.

O que você quer

No final da apresentação você precisa dizer o que espera de quem está ouvindo a apresentação. No caso de possíveis investidores, detalhe o valor que se espera levantar e como esse dinheiro será utilizado a partir do momento em que estiver disponível.

Procure nesse momento ser específico com seus objetivos e mostre que o valor levantado já tem um destino certo.

Agora que você já sabe a estrutura que um pitch deve ter, confira 5 dicas para fazer um pitch perfeito para atrair investidores.

1. Prepare-se

A preparação para um bom pitch envolve, principalmente, conhecer bem a sua audiência. Procure se informar sobre quem estará assistindo e busque informações que você possa utilizar para criar conexão.

Também é muito importante saber com antecedência quanto tempo você terá para a apresentação. Dependendo do tempo disponível você precisará fazer ajustes ao seu discurso e, nesse caso, quanto mais tempo você tiver, melhor.

2. Conte uma história

Qualquer apresentação fica mais interessante quando apresentada na forma de uma narrativa. Crie um enredo para o seu pitch e envolva o seu público na história. Caso combine com o seu produto (e com você), traga toques de humor ou alguns fatos com que a plateia se identifique.

Uma boa história com certeza será lembrada mais facilmente pelos investidores e criará uma conexão mais forte do que apenas passar um slide após o outro.

3. Deixe só um falar

Muitas vezes o negócio conta com mais de um sócio e é natural que todos queiram fazer parte desse momento, porém o ideal é que apenas uma pessoa fique responsável pela apresentação. Quando o discurso é compartilhado, dificilmente todos estarão com o mesmo nível de preparo e, em um momento de tensão, não é raro que alguém fique mais nervoso e ponha tudo a perder.

Escolha a pessoa com melhor desenvoltura para falar em público e a que possui melhor carisma entre a equipe e treine-a para representar o time. É interessante que os outros sócios também conheçam o pitch e até saibam fazê-lo, mas eleja quem será o orador oficial.

4. Treine

Se até o Steve Jobs treinava as suas apresentações, porque você não investiria seu tempo para aperfeiçoar o seu pitch?

Por melhor que você conheça o seu negócio e esteja acostumada a falar em público, é preciso praticar o seu pitch se você quiser atingir o topo da sua performance. Grave e assista com a sua equipe para identificar pontos de melhoria. Repita a apresentação diversas vezes até que você sinta confortável com a ordem dos slides, as conexões entre as ideias e todo o conteúdo.

5. Acerte o ponto

É fundamental, para fazer o pitch perfeito, que você encontre o ponto ideal de detalhamento do seu negócio. Você não pode ser extremamente técnico, a ponto de deixar a sua audiência entediada com jargões e conceitos com os quais não estão familiarizados, nem superficial a ponto de a ideia não ficar clara.

Opte por apresentar os conceitos mais importantes de uma forma didática e concentre-se em fazer com que toda a história faça sentido. O seu público também dirá em quais partes você pode aprofundar mais e quais você pode sobrevoar sem que o sentido não se perca.

O mais importante para fazer um pitch perfeito e atrair investidores é estar seguro das informações que você vai compartilhar e dos seus objetivos com a apresentação. Além das dicas  acima, invista na parte visual e capriche nos slides. Nessa hora, todos os detalhes podem fazer a diferença.

Também tenha em mente que um bom pitch não faz milagre: você precisa ter um bom negócio na mão e uma boa oportunidade de investimento para ter sucesso. Para deixar a sua empresa pronta para o mercado e atrair os investidores, leia nosso artigo sobre como elaborar um plano estratégico de sucesso!

  • Tininha Muando

    Excelente texto. Será útil para minha preparação para o Pitch no Seedstar Maputo daqui a 2 dias.

    • Letícia Abrantes

      Olá, Tininha! Obrigada pelo feedback e boa sorte com a sua nova jornada! 🙂