Pessoas tóxicas: saiba identificar e evitar na vida profissional

Uma vez ou outra, na faculdade, trabalho ou qualquer outro círculo social, você cruzará com pessoas tóxicas. Se não souber lidar com elas, será envenenado e pode cair em suas armadilhas difíceis de escapar. Se deixar, elas te oprimem até adoecer. Geralmente, essas pessoas são atraídas por quem é racional e, inevitavelmente, nos enrolamos com a tentativa, inútil, de agradá-las.

**Muitas vezes, o emprego é legal, mas ter que lidar com essas pessoas pode tornar a rotina de trabalho problemática. **Em alguns casos, é difícil manter a concentração. O fluxo de trabalho é afetado, os projetos começam a atrasar e a empresa toda entre em um ritmo lento.

O mesmo pode acontecer na vida pessoal, se tiver um amigo, parente ou cônjuge com essas características.

Você pode até tentar fugir, mas será difícil, principalmente se tiver que se relacionar com elas no trabalho. Por isso, o ideal é saber lidar com as pessoas tóxicas.

Para isso, antes, você precisa saber identificá-las. Não se preocupe, pois te ajudaremos com isso. Não é difícil descobrir quem é uma pessoa tóxica. É só ficar atento aos sinais que apresentaremos a partir de agora. Além disso, daremos dicas de como evitá-las. Acompanhe!

Quais são as características mais comuns das pessoas tóxicas?

**Para começo de conversa, não confunda pessoas tóxicas com aquelas que você discorda ou não se dá bem. **As pessoas possuem opiniões diferentes e haverá discordâncias com qualquer um, a qualquer momento. Se você não entender isso, então o problema pode estar em você. Se entender, mostrará que é uma pessoa sensata e racional.

Agora, sem mais delongas, conheça os principais comportamentos de uma pessoa tóxica:

Fazem papel de vítima quando conveniente

Sabe aquela pessoa que se faz de vítima em qualquer ocasião? Certa ou errada, necessita de atenção constante e gosta de ser vista como coitadinha na situação. E não é só isso. Quer ser sempre o centro das atenções para jamais passar despercebida.

Acreditam que o mundo está contra ela

Dificilmente uma pessoa tóxica analisa as situações que surgem naturalmente ou reflete sobre as coisas que ela mesma causa. Esse é um dos fatores que a leva se sentir vítima na situação. Por ter dificuldade em assumir seus próprios erros, não entende e não aceita críticas e, quando algo não sai conforme queria, diz que o mundo está contra ela.

São invejosas, ciumentas e orgulhosas

Esses sentimentos são como vampiros emocionais para as pessoas racionais, pois sugam energia desnecessariamente. O problema é que as pessoas tóxicas baseiam suas vidas neles. Não valorizam suas conquistas pessoais e profissionais.** Nunca estão satisfeitas com o que tem e almejam o que é do outro. **Possuem uma tendência natural a achar que o que o outro tem é melhor que o dela. Também nunca admitem que estão erradas, mesmo sabendo disso.

Culpam você pelos fracassos delas

Pessoas tóxicas também tendem a culpar o outro por tudo o que dá errado em suas vidas. **Para elas, isso é mais fácil e menos constrangedor do que assumir o próprio erro. **Dependendo da pessoa, você não pode nem contrariar, se não o mundo dela “desaba”.

Sempre sustentam o pessimismo

O pessimismo está presente no dia a dia das pessoas tóxicas. Veem apenas o lado ruim de tudo e valorizam isso, contagiando muitas pessoas ao redor. **Este perfil consegue transformar um ambiente saudável em um local carregado de energias negativas. **É capaz de mudar a opinião positiva de algumas pessoas para negativas e afetar a vida pessoal e profissional de todos próximos.

Só pensam em si mesmas

São extremamente egoístas. Falam de si mesmas o tempo todo, principalmente das vantagens, benefícios e conquistas que tem na vida. Quando outra pessoa fala, costuma ignorar, pois acha que só os seus assuntos são mais interessantes. Isso faz bem para elas, pois alimenta o próprio ego. O problema é que faz um mal danado para quem está perto.

Colocam você na balança

Outra coisa que as pessoas tóxicas são mestres em fazer é colocar você em uma posição de escolha: “ou eu ou ele”, “ou o meu ou o dele”, “ou isso ou aquilo”. Se você escolher o outro lado, ficam inconformadas e perdem a cabeça, pois acreditam que estão sendo inferiorizadas numa competição que só elas visualizam.

Nunca se desculpam

Por achar que estão sempre certas, as pessoas tóxicas não veem a necessidade de se desculpar. **Fazer isso seria como admitir que estão erradas e isso soaria como uma humilhação. **Nesse caso, mentiras podem ser contadas para distorcer a história e mudar os fatos. Elas podem contar uma versão diferente para mudar a realidade e saírem por cima da situação.

São manipuladoras

As pessoas tóxicas também são boas de argumentos e possuem um alto poder de persuasão. Afinal, para conseguirem o querem, sabem que precisam desse poder, mesmo que isso signifique prejudicar o outro. Elas também podem fazer com que você se sinta devendo algo, mesmo que não seja verdade, para conseguirem a sua ajuda. Então, fique atento.

São infelizes

Pessoas tóxicas costumam esconder uma tristeza profunda, além de um vazio que não pode ser preenchido por nada. Seus pensamentos e atitudes impedem de ter uma vida em paz consigo mesmas e com as pessoas ao redor.

Como evitar as pessoas tóxicas?

Para começar, não ceda aos caprichos dessas pessoas e evite ficar se explicando, se justificando ou se defendendo, principalmente se for acusado por algo que não fez. Você não precisa provar nada a ninguém, só a você mesmo.

Como as pessoas tóxicas não admitem o erro, não adianta esperar por um pedido de desculpas. O melhor a fazer é seguir em frente. Você não precisa de disso para seguir a sua vida normalmente.

Em uma discussão, você não precisa esperar ela admitir que você está certo para encerrar o assunto. Se você souber disso, é o que importa. Deixe-a pensar do jeito dela e pare de gastar energia de forma inútil. Afinal, para elas, é melhor ter a razão do que serem felizes.

Também, nunca se deixe enganar pelas pessoas tóxicas quando quiserem te convencer de que devem algo. Lembre-se de que você nasceu livre e não deve nada a ninguém. Não deixe que elas te ponham para baixo, te ofendam ou te agridam verbal e fisicamente. As pessoas que realmente se preocuparem com você não te deixarão se sentindo um lixo. Além disso, você tem os direitos humanos e constitucionais a seu favor.

O que fazer quando uma pessoa tóxica entra na minha vida?

Por fim, o melhor de tudo é, simplesmente, se afastar e seguir a sua vida. Lembre-se de que a vida é curta demais para perder tempo com essas pessoas.

Entenda que você possui liberdade e total domínio sobre a sua própria vida. Só você pode mudar o rumo dela e é responsável pelas escolhas que faz. Os erros são uma consequência natural que te levarão a aprendizados valiosos.

**Então, ao se deparar com pessoas tóxicas, saiba que tem total liberdade para evitá-las e dizer “não” quando quiser. **Continue confiante, não perca seus objetivos de vista e mantenha as peculiaridades que te fazem brilhar. Seja você a pessoa da sua vida e confie apenas em quem não aprisiona os outros em prol de seus próprios interesses.

Gostou das dicas? Aproveite e baixe agora mesmo o e-book: Como usar a tecnologia a favor do seu processo de contratação para evitar pessoas tóxicas circulando pela sua organização. É fácil, rápido e gratuito.

comments powered by Disqus