persuasão - homem lendo

Persuasão é uma característica de um bom líder?

Desenvolver a persuasão é uma necessidade de quem deseja melhorar sua capacidade de liderar? Confira se você está no caminho certo da liderança.

Liderar uma equipe não é uma tarefa simples. Em diversos momentos o líder deve convencer sua equipe sobre as decisões a serem tomadas. Por essa razão, desenvolver a persuasão é uma necessidade de quem deseja melhorar sua capacidade de liderar.

Pensando nisso, reunimos neste post algumas dicas para ajudá-lo. Confira!

1. Persuasão por autoridade

Não estamos falando sobre autoridade no sentido hierárquico, mas no sentido de ser uma referência no assunto. Vamos supor que um engenheiro lhe informou que o terreno no qual sua casa está construída não é o ideal. Nesse caso, o fato do engenheiro ser uma referência no estudo de estruturas para residências pode ser o suficiente para convencê-lo.

Quando você demonstra à sua equipe que possui conhecimentos sobre determinado tema fica mais fácil persuadi-la.

2. Persuasão por fatos

Uma maneira de convencer os outros que seu ponto de vista é o correto é ilustrando-o com fatos. Desse modo torna-se simples o convencimento, afinal a discussão deixa a esfera emocional — na qual os participantes competem para saber quem está correto — e ganha qualidade argumentativa.

Quando se demonstra, por meio de dados ou outras informações, que sua decisão é a certa apersuasão está garantida.

3. Persuasão por empatia

O comportamento empático é fundamental no ambiente de trabalho pois garante relações interpessoais de qualidade, além de tornar aempresa um ambiente mais agradável.

Em alguns momentos a equipe demonstra resistência devido a aspectos emocionais como insegurança, por exemplo. Para serpersuasivo na sua liderança é importante que o líder cultive empatia. Colocar-se no lugar dos outros colaboradores ajuda a entender suas resistências com relação às decisões tomadas, fazendo com que a liderança melhore seus argumentos.

4. Persuasão por compreensão

Algumas ideias são bastantes complexas, exigindo tempo para reflexão. Pessoas persuasivas sabem disso e respeitam o tempo do outro, oferecendo-lhes a oportunidade de pensar a respeito de algo.

Um comportamento muito insistente pode transmitir insegurança ao outro, fazendo com que ele desconfie dos motivos que exigem tanta pressa em uma decisão.

Um líder persuasivo sabe que o outro deve compreender o que está sendo debatido.

5. Persuasão por inteligência emocional

Um líder persuasivo sabe que se alguém não concorda com ele isso não significa um problema pessoal, já que ele consegueseparar as críticas profissionais das pessoais.

Isso é muito importante porque algumas pessoas tentam convencer os outros de algo por pura vaidade, tornando uma conversa sobre trabalho em uma arena de afirmação pessoal. Isso não é saudável.

É importante entender que no ambiente profissional o que está em jogo é o desenrolar das metas empresariais.

6. Persuasão pela comunicação

Vestuário e linguagem corporal também são formas de comunicar-se, por isso leve-as em conta quando for conversar com sua equipe. Ser persuasivo é saber comunicar-se com qualidade.

Prefira o contato direto com sua equipe, prepare um roteiro do que será dito, atente-se à sua imagem e cuide da dicção. Com uma comunicação de qualidade é mais fácil ser persuasivo.

Agora que você já tem boas dicas sobre persuasão, continue estudando para ser um bom líder: vejaesta lista com palestras inspiradoras!