Pergunta do leitor: Ser especialista ou generalista?

Pergunta do leitor: Ser especialista ou generalista?

Sobre o dilema: especialista ou generalista?

Nosso leitor Rodrigo Arantes está trabalhando com uma agência de publicidade em Brasília e está com algumas dúvidas sobre qual estratégia tomar, já que a agência possui diversas competências mas não sabe em qual área focar.

Qual estratégia seguir?

1 – É possível uma firma se estabelecer no mercado com uma estratégia de ser mais generalista e menos especialista?
Qualquer estratégia é possível dependendo de como for aplicada, mas eu realmente recomendo uma especialização.

Empresa pequena tem MUITA dificuldade pra entender os problemas que tem e quais as possibilidades para resolvê-los. Vocês são um ótimo exemplo, querem crescer mas não sabem como. Quanto mais específica for a proposta de valor, mais fácil é pro cara enxergar como aquilo vai resolver o problema dele no dia-a-dia.

Por exemplo, se eu te falo “Me fala qual problema sua empresa tem e eu resolvo” você dificilmente vai dar seguimento ao projeto. Se eu falo “Eu faço sua empresa vender mais usando a internet como meio”, a conversa é outra. Você vai entender na hora qual problema eu resolvo e qual o resultado que isso vai ter.

2 – Dentre essas segmentações qual é a mais lucrativa para pequenas agências?
Não existe uma resposta mágica que vai dizer “Essa é a mais lucrativa”. Quem tem que dar o caminho das pedras é o cliente.

O que eu recomendo é o seguinte: pega o cliente que for mais próximo/apaixonado pela empresa. Descobre exatamente o que ele gosta e procura clientes do mesmo estilo da empresa dele. O que importa é justamente se diferenciar. É muito mais fácil um serviço especializado se diferenciar do que um serviço generalista.

A melhor forma de se espalhar no mercado é através de indicações dos seus clientes. E nenhum cliente vai indicar um serviço mediano. Você precisa descobrir uma dor que existe no mercado e resolvê-la melhor do que qualquer empresa. Entregando esse serviço extraordinário em uma área, você fará com seus clientes falem sobre você e isso cria sua reputação.

Se quiser se aprofundar nesses conceitos, recomendo muito forte você comprar um livro chamado A Vaca Roxa, de Seth Godin. Dá pra ter uma ideia melhor sobre esse tema nessa palestra dele: Ideas que se espalham, ganham (em inglês).

Como esse formato de post é novo no blog, realmente queria saber o que vocês acharam e se esse formato é interessante pra vocês. Aguardo seu comentário!

Dúvidas ou sugestões, só mandar para [email protected]

  • Millor,

    Quando comentei em outro post e mencionei sobre o assunto, tinha lido este post. E pra mim, as idéias meio que se complementam.
    Para as PMEs ser generalista não é um bom negócio realmente, visto que ela não tem capacidade pra “abraçar o mundo”. Sendo especialista, como bem recomendas, fará com que ela mantenha o seu foco. É preciso delimitar sua área de abrangência.
    Determinar seu mercado-alvo e manter o foco, creio que isso possibilite a especialização de qualquer empresa.
    Porém, decidir qual é a melhor estratégia, como bem sabemos, depende de diversos fatores. Visto que não existe uma receita pronta para cada empresa ou tipo de negócio.

    Abraços!

  • Darccelio

    Olá! muito bacana esse blog!!!!
    Faço questão de divulgar e comentar com meus amigos!!!

    Abraços!

    • Valeu Darcelio!

      Fico feliz que nosso conteúdo esteja sendo útil e agradeço pela divulgação.

      Abraços!

      Em 27/10/2010, às 11:09, “Disqus” escreveu:

  • Swsena

    Acredito que a pergunta se referia a ele como profissional, acredito que os lideres tem que ser generalista e ter em sua equipe especialistas.
    abraços
    Silvio Sena

  • Rei

    É complicado. Estou começando na advocacia e é certo que devemos nos especializar, porém focar apenas num ramo parece um tiro no pé.

  • Gostei demais desse formato de post no blog… são dúvidas de alguns que podem estar solucionando as dúvidas e necessidades de outras pessoas.

    Abraços,

    @Mateus_PH:twitter 

  • Gostei do post (y). Me deu uma solução pra uma dúvida que tive ainda essa semana.