pessoa fazendo parcerias com influenciadores digitais pelo celular

Vale a pena fazer parcerias com influenciadores digitais?

O número de pessoas que iniciam essa jornada cresce a cada ano. Diante disso, é interessante buscar parcerias com influenciadores digitais para tentar ganhar mais o mercado.

Mesmo com os diversos assuntos delicados na política brasileira que refletem diretamente na economia do país, o mercado de empreendedorismo está bem aquecido. O número de pessoas que iniciam essa jornada cresce a cada ano. Diante disso, é interessante buscar parcerias com influenciadores digitais para tentar ganhar mais o mercado.

Apesar da internet ser uma plataforma que oferece muitas possibilidades, para destacar seu negócio dos demais é preciso realmente apresentar algo diferente para seus usuários finais. No entanto, isso nem sempre é possível sem uma ajuda qualificada e especializada para divulgar conteúdos especializados.

Pensando nisso, os tão conhecidos digital influencers podem ser uma ótima maneira de inovar em um nicho saturado. Mas antes de avançarmos nesse assunto, vamos te ajudar a entender melhor o conceito de influenciador digital.

O que é um influenciador digital?

Caso você ainda não tenha esse conceito definido em sua mente, não se preocupe. É muito comum encontrar pessoas que nunca ouviram falar a respeito desse tema, muito embora ele tenha conquistado uma certa popularização nos meios de comunicação.

Primeiramente, é necessário ressaltar que as mídias sociais possuem um poder de influência muito grande sobre as pessoas. Aqueles que conseguem lidar com essa tendência passaram a ser chamados de influenciadores digitais, ou seja, é como se eles tivessem a capacidade de conseguir ganhar um certo destaque nos meios de comunicação.

Portanto, um influenciador digital pode ser entendido como grupos, marcas, personagens ou pessoas que utilizam as redes sociais como, por exemplo, Facebook, YouTube, Instagram e dentre outras para gerar uma mobilização nesses meios de modo a alcançar um grande número de pessoas.

Vale a pena destacar, de acordo com essa definição, que qualquer pessoa pode ser considerada um influenciador digital. No entanto, na área de empreendedorismo, o que realmente importa é a amplitude de audiência que um indivíduo consegue gerar a partir das mídias sociais.

Por esse motivo é que pode ser muito interessante realizar parcerias com influenciadores digitais uma vez que eles conseguem promover um determinado conteúdo com muita eficiência. Além dessa estratégia, ainda existem outras que podem ser interessante conhecer para ajudar seu negócio.

Como funciona esse trabalho?

Outra dúvida muito comum entre os empreendedores que possuem interesse em fechar parcerias com influenciadores digitais é em relação a como funciona esse tipo de trabalho.

Como é de se esperar, o desenvolvimento de soluções tecnológicas modificou tanto a sociedade atual que fez com que surgissem novas áreas de interesse como, por exemplo, as mídias sociais.

Por conseguinte, também houve um aumento no consumo de informações e produtos. Isso fez com que as pessoas passassem a ficar mais tempo conectadas ao mundo virtual. Diante desse ponto, pode-se imaginar que, durante essa navegação, muitos conteúdos são vistos e, inclusive, compartilhados.

Surge, então, um grupo de pessoas que possuem um interesse em comum e que, geralmente, seguem alguém que compartilha esses mesmos interesse: o influenciador digital. Ele possui a capacidade de disseminar conteúdos de qualidade para sua rede de seguidores e influenciar decisões de compra de algumas pessoas.

Com isso, os digital influencers são, muitas vezes, abordados por marcas para que eles divulguem alguns produtos ou serviços relacionados com o gosto de seus seguidores.

A seguir, vamos destacar os pontos principais para você conseguir fazer parcerias com influenciadores digitais.

Critérios para firmar uma parceria

Antes de destacar os diferenciais que a parceria com influenciador digital pode render, você deve ter em mente que é preciso adotar certos critérios para encontrar a melhor solução para divulgar seu empreendimento.

O primeiro ponto que merece atenção é observar se o indivíduo é um influenciador digital com alcance interessante. Uma das ações que você pode realizar para conseguir esse levantamento de informação é procurar conhecer as redes sociais dele e analisar o número de seguidores.

Além disso, também é preciso ficar atento à frequência com que as postagens são realizadas. Nessa questão, não existe uma regra, mas para que a parceria com o influenciador dê certo, é necessário ter uma certa regularidade.

Leve ainda em consideração os seguintes pontos:

  • Tenha atenção em relação ao engajamento das publicações, ou seja, número de visualizações, curtidas, compartilhamentos, marcações, comentários, dentre outras medidas de avaliação.
  • Verifique a proximidade entre sua persona e a do influenciador digital.
  • Observe o relacionamento do influencer com os seguidores.
  • O fator credibilidade precisa ser analisado cuidadosamente.

Feito essas ressalvas, não tenha dúvidas de que você conseguirá realizar uma ótima parceria com um influenciador digital e aumentar o alcance de mercado para seu negócio.

Benefícios de ter parceria com influenciadores digitais

O principal benefício que esse tipo de estratégia pode gerar para seu negócio é um aumento considerável no número de clientes engajados em adquirir seu produto. Além disso, deve-se ter em mente que, com o tempo, essa parceria também criará uma rede de relacionamento de pessoas que tenham interesse pelo seu empreendimento.

Como consequência, você poderá alcançar um número clientes e de vendas ainda maior. Isso certamente será primordial para a saúde de seu negócio, já que o influenciador pode promover uma grande valorização em sua marca.

Além disso, essa estratégia se trata de um tipo de publicidade direcionada e, portanto, possui um poder de alcance maior e mais assertivo do que os tradicionais meios de divulgação. Com a ajuda desse tipo de profissional, você conseguirá desenvolver estratégias diferentes e que realmente chamem a atenção de seu público-alvo.

Se os seguidores do influenciador com quem você fizer parceria for próximo, como consequência disso, a taxa de fidelização de seus novos clientes será também bastante alta.

Qual a melhor estratégia para adotar?

Após avaliar as dicas dadas até o momento sobre os diferenciais de realizar parcerias com influenciadores digitais, o próximo passo é escolher qual a melhor estratégia para você usar. Essa questão está diretamente relacionada à forma de pagamento que será oferecida tanto para o profissional como também para seus seguidores.

Na maioria dos casos, os influenciadores já estão habituados a realizar parcerias com marcas que, inclusive, possuem diversos tipos de conteúdo para o público que possui interesse nos produtos ou serviços oferecidos.

Para que você consiga alcançar um bom número de pessoas, sempre tente desenvolver uma estratégia de divulgação que seja interesse para o público como também para sua empresa e para o influenciador.

Caso você não tenha nada em mente ainda, uma boa dica é estudar a possibilidade de oferecer vales descontos ou até mesmo algum período de teste gratuito para quem adquirir seu produto por meio das redes sociais de um influenciador digital. Inclua o nome do digital influencer no código de desconto de seu produto/serviço, assim, você saberá que o cliente conheceu seu negócio por causa daquela pessoa.

Já para o influencer, você pode oferecer produtos ou serviços seus para que ele use gratuitamente em troca da divulgação de sua marca.

Tenha um projeto que convença

Os influenciadores encaram a capacidade que possuem de mobilizar pessoas como um trabalho, ou seja, trata-se de uma prestação de serviço normal como qualquer outra. Geralmente, eles são pessoas que começaram de forma independente e que conseguiram aumentar consideravelmente seu poder de influência.

No entanto, para que possam manter esse nível de profissionalismo, eles também precisam selecionar muito bem suas parcerias de modo a trabalhar somente com aquelas que ajudarão a construir sua imagem e oferecerão uma boa oportunidade para seu público. Isso é o que garante boa parte de sua influência nos meios de comunicação e evita que eles desviem de seu nicho.

Por isso, antes de realizar o contato para propor uma parcerias com influenciadores digitais, você precisa organizar suas ideias de modo que consiga definir muito bem os principais critérios de mercado de seu negócio como, por exemplo, principal público-alvo, qual é o produto ou serviço principal, além de outras questões que julgar importante nesse momento.

Após se certificar que esses pontos estão bem definidos, o próximo passo é desenvolver um projeto que esteja de acordo com os interesses de seu negócio, mas que também possa ser interessante para o influenciador.

Como eles também são profissionais que possuem uma reputação a zelar, procure definir quais objetivos você pretende alcançar por meio desse projeto para que você possa apresentar sua proposta adequadamente.

Com base nessas orientações, você já terá dado um grande passo para aumentar a visibilidade de sua marca em seu segmento de atuação.

Conclusão

Dado que o número de empreendedores no Brasil é bastante alto, é de se esperar que, independentemente do setor de seu negócio, haja muitos concorrentes. Por isso, para garantir o sucesso de seu empreendimento, nunca deixe de acompanhar os resultados das estratégias de marketing adotadas.

Esse tipo de planejamento é a melhor forma de avaliar como está a saúde de seu negócio e, claro, de atualizar suas percepções sobre seu público. Por meio dessas avaliações, sem dúvida, você conseguirá estreitar ainda mais a relação com o influenciador digital e garantir mais resultados para seu negócio se desenvolver.

E, para finalizar, é interessante destacar que o marketing é algo vital para o crescimento de qualquer empreendimento nos dias atuais. De maneira concomitante a isso, os adventos tecnológicos contribuíram bastante para que as estratégias dessa área sofressem alterações impactantes. Por isso é importante sempre buscar formas de inovar e fazer o melhor marketing para divulgar seu negócio.

Gostou desse tema e quer conhecer mais sobre isso? Leia também nosso post que explica tudo sobre como se tornar um influenciador digital.

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.