Para se comunicar melhor, escute melhor

Para se comunicar melhor, escute melhor

A dica de hoje foi dada por Linda Finkle através do blog Up and Running.

A dica de hoje foi dada por Linda Finkle através do blog Up and Running.

Eu trabalho com muitas empresas e pessoas que querem melhorar suas habilidades de comunicação. Independentemente da motivação dessas pessoas para melhorar, a causa da má comunicação é sempre a mesma: elas não escutam, mas acham que escutam.

Se eu perguntar para 100 pessoas “você acha que você escuta outras pessoas?”, a resposta seria um ressonante SIM. Ao mesmo tempo, elas também falariam que outras pessoas não a escutam: “se essas pessoas me escutassem, nós não teríamos esses problemas”.

Cada um de nós realmente acredita que escuta as pessoas. Estou aqui para discutir isso. Nós não escutamos – nós simplesmente ouvimos. Nós ouvidos ouvem outra pessoa falando, mas nós não realmente prestamos atenção.

Nós acabamos perdendo o tom, entoação, palavras específicas que pessoas usam, seus valores, crenças, nuanças e o que está por trás das palavras. Nós ligamos julgamentos ao que é falado ou ao modo como é falado, e não escutam de verdade. Às vezes, já estamos pensando sobre a próxima reunião, o relatório por terminar, a briga da manhã com as crianças ou qualquer outra coisa. Se qualquer fato desses existir, é muito difícil escutar, mesmo ouvindo as palavras.
Melhorar suas habilidades para escutar, é o primeiro passo para se comunicar melhor.

Mais do que isso, melhorar suas habilidades para escutar ajuda a construir um laço de confiança, já que as demais pessoas se sentem entendidas, enganos são eliminados, produtividade aumenta etc. Tudo levando a melhores relacionamentos e maior felicidade. Quem não quer isso?

Para ver mais dicas sobre relacionamento, leia também alguns mitos sobre relacionamentos com clientes.

Se quiser dicas diárias sobre comunicação para empreendedores, assine nosso RSS ou siga-nos no Twitter: @empreendemia.

  • Uma atitude tão simples pode tornar-se complexsa num mundo multitarefas…

    Abraços

  • Felipeggm

    Realmente, escutar é melhor do que ficar falando. E muita das vezes escutamos, mas não prestamos atenção, estamos mais interessados na próxima vez que vamos falar e ficamos pensando no que vamos falar. Eu li um livro chamado Como fazer amigos e e influenciar pessoas – Dale Carnegie ( Acho que é esse ). Não gostei muito do livro, mas uma coisa que gostei foi isso, escutar mais do que falar. Muito bom.