mesa escritório que faz pagamento upfront

Pagamento upfront: 8 razões para você incentivar essa prática entre seus clientes

Pagamento upfront é basicamente uma prática que propõe o recebimento do pagamento de forma parcial ou completamente antecipada.

Ana acabou de terminar a faculdade de cinema, mas já produz vídeos para clientes desde a adolescência. Para ela, estudar foi somente uma forma de dar maior orgulho para os seus pais, já que a maioria dos conhecimentos que possui aprendeu na prática. Em toda sua trajetória como freelancer, ela conseguiu progredir porque entendeu a importância do pagamento upfront.

Você que tem uma pequena empresa ou também trabalha por conta própria sabe o que é isso? Basicamente, é uma prática que propõe o recebimento do pagamento de forma parcial ou completamente antecipada. Nesse artigo, vamos explicar porque isso pode fazer a diferença e ditar seu crescimento.

Confira, abaixo, 8 vantagens de adotar o pagamento upfront, tanto para o cliente como para o profissional:

1. Manter o Fluxo de Caixa

Diferentemente de uma grande empresa, que por trabalhar em escala é capaz de manter o negócio funcionando mesmo se alguns pagamentos se atrasem, um trabalhador freelancer tem isso de forma muito limitada.

Isto é, se o fluxo de caixa é importante para qualquer empresa, é essencial para as pequenas e para os trabalhadores individuais. O motivo é simples: a capacidade de atendimento. Em uma empresa de grande escala, muitas vezes um único produto é capaz de gerar valores fixos de diversos clientes.

Voltemos para o caso da Ana. Ela consegue atender poucos projetos por vez, pois a gravação, produção e edição de vídeos exigem muito dela. Nesse caso, receber antecipadamente é garantir que todos os custos para a realização do trabalho vão ser quitados antecipadamente, possibilitando a saúde e sustentabilidade do negócio dela.

Isto é, o custo de materiais, suprimentos, softwares ou terceirização que serão necessários para concluir os projetos.

2. Evitar desperdício de recursos

Outra vantagem em se optar pelo pagamento upfront é evitar desperdício de recursos. Em pagamentos feitos posteriormente, será preciso designar alguém para os serviços contábeis e de cobrança ao cliente.

Essa situação proporciona um gasto de tempo e de dinheiro enormes, pois todo esse investimento poderia estar sendo direcionado para ações mais produtivas como a inovação e o foco no crescimento.

3. Preservar-se de abuso de clientes

Um fato muito importante deve ser internalizado: o cliente que realmente vê valor no que você faz vai pagar o seu preço. Isto é, não adianta temer a perda do trabalho por realizar uma cobrança antecipada quando é exatamente isso que vai valorizar e dar credibilidade ao que é entregue.

Quando é colocada uma condição nesse sentido, isso faz com que o consumidor confie no seu ofício e no que você faz. Por outro lado, se não é exigido o pagamento upfront, são maiores as chances de se concluir o trabalho e não receber o acordado. Essa é uma situação muito chata, mas que acontece com frequência e não há nada que se possa fazer depois.

Por isso, cobre antes!

4. Baratear os custos

Lembra de quando falamos da importância do fluxo de caixa? Se o pagamento é feito com antecedência, garante-se os créditos e o amortecimento de riscos de início. Por esses motivos, o preço pelo valor do seu serviço final pode ser mais acessível.

Por outro lado, um pagamento feito após o término, deve incluir o ônus de um trabalho sem garantia. Dessa forma, os bons clientes acabam assegurando a inadimplência dos maus.

5. Tomar decisões mais aprofundadas

Os clientes que aceitam o pagamento antecipado costumam ser mais detalhistas e mais exigentes de início, exatamente pelo investimento já realizado. Isso é muito vantajoso, pois seguramente vai garantir a melhor entrega do serviço ou produto, a partir das expectativas criadas pelo consumidor.

Isto é, o resultado final e o que o cliente idealizou de início geralmente vão ser mais coincidentes, o que trará mais satisfação.

6. Garantir entregas mais rápidas

Nesse estilo de negócio, em que um profissional atende poucos clientes por vez, é do interesse da empresa terminar o serviço o quanto antes para que ele possa conseguir faturar com outros. Quando mais se demora na realização de um job, pior será para o andamento dos negócios.

Portanto, o argumento do cliente de não ter a segurança de entrega de serviço é furado, já que é de interesse da empresa entregar o quanto antes. Além disso, um profissional tem uma reputação a zelar, se quiser conseguir outras indicações e progredir no ramo.

Principalmente no mundo de hoje, em que qualquer um pode fazer uma reclamação nas redes sociais e em horas esse conteúdo pode viralizar e alcançar milhares de pessoas. Ninguém quer passar por uma crise de imagem desses, não é mesmo?!

7. Diminuir etapas desnecessárias

Certamente, como contraproposta, seu cliente vai oferecer um acordo de 50/50. Mas isso também não é a melhor saída, ainda que seja melhor do que não receber. Quer saber por que?

Pois, ao criar duas etapas, você estará aumentando as variáveis do processo, o que acaba por dificultar a administração de seus serviços. Alguns trabalhos são realmente demorados e ao fim, seu cliente pode não lembrar de todos os detalhes acordados causando alguns transtornos e desgastes.

De maneira geral, é mais conveniente para todos que tudo seja feito de uma só vez.

8. Melhor qualidade de serviços

Em sua maioria, as empresas são honestas, pois essa é a única maneira de prosperar. Se um serviço não ficar de acordo com o esperado pelo contratante, certamente o profissional em questão vai se esforçar ao máximo para atender às expectativas e se não for possível, garantirá o reembolso.

É muito mais interessante para a saúde do negócio que tudo seja feito da melhor forma e que o cliente saia satisfeito. De preferência, que se busque surpreender e entregar além do esperado, inclusive.

Conseguiu entender porque adotar a prática de pagamento upfront só trará benefícios para o seu negócio? Essa é uma ótima saída, tanto para o profissional quanto para o seu consumidor.

Existe uma cultura negativa, que impede que alguns acordos desse tipo sejam feitos, mas tudo o que precisará é ser claro e direto no momento da contratação. Temos certeza de que o seu melhor cliente vai entender e aceitar essas condições!

Gostou do conteúdo e achou que as informações desse artigo foram relevantes para você, talvez também possa gostar de ler “Planilha de preços: 5 dicas para montar a sua”!