Motivos para criar um blog corporativo

Os principais motivos para você ter um blog corporativo

No início da Empreendemia não tínhamos a mínima ideia de marketing digital, mas criar um blog sobre empreendedorismo simplesmente parecia uma ideia interessante. Confira: a conversa que deu origem ao Saia do Lugar.

No início da Empreendemia não tínhamos a mínima ideia de marketing digital, mas criar um blog sobre empreendedorismo simplesmente parecia uma ideia interessante. Confira: a conversa que deu origem ao Saia do Lugar.

Felizmente essa ideia se provou muito boa e o Saia do Lugar é o principal pilar da nossa estratégia de marketing. Lógico que não é algo fácil e mágico como parece, mas é uma estratégia que tem um potencial gigantesco de trazer ótimos frutos pra sua empresa.

Motivos para criar um blog corporativo

Bem que vida de blogueiro podia ser assim

Criar conteúdo sobre sua área te torna uma referência
Já ouviu falar que propaganda é a alma do negócio? Não, não é. Credibilidade é a alma do negócio.

Se você produz conteúdo de qualidade sobre sua área, as pessoas aprendem com você e o sentimento automático na cabeça delas é “Se esse cara me ensina, ele com certeza sabe prestar esse serviço muito bem. Vou contratá-lo.”.

Por isso não adianta ter um blog que só fala sobre sua empresa, conteúdo relevante sobre sua área é fundamental.

Criar conteúdo te força a aprender sempre
Gerar conteúdo com a freneticidade que nós geramos não é fácil, mas é essencial.

Nossa equipe é uma máquina de leitura e está sempre procurando o que há de mais interessante na área de empreendedorismo e marketing digital. Isso automaticamente nos torna mais capacitados para aplicar esse conhecimento na nossa empresa.

Vale lembrar que saber aprender é uma das 6 mais importantes características do empreendedor.

É mais fácil conhecer as pessoas influentes do seu setor
Se você quiser trocar uma ideia com Kaká, você conseguiria? Agora imagina só se Ronaldo estiver na mesma situação, com certeza ele vai conseguir.

No nosso caso, mapeamos os formadores de opinião que queríamos conhecer para apresentar nosso projeto. Conforme o blog crescia, era cada vez mais fácil conseguir a atenção desses caras. Com o tempo, alguns deles vieram até nós.

Quando fizemos o lançamento do Empreendemia Premium e do livro sobre desenvolvimento de produtos, essa rede de contatos ajudou a espalhar a mensagem de forma MUITO rápida e não precisamos gastar um centavo de propaganda.

Criando conteúdo, as pessoas te encontram
Hoje em dia temos quase 1.000 visitas diárias só pelo Google. Ainda tem o pessoal que nos conhece por indicação dos nossos leitores.

É muito mais fácil aparecer no Google e ter sua “palavra espalhada” caso você gere conteúdo sobre o setor, não só sobre sua empresa.

É divertido!
Pelo menos pra nós, é extremamente divertido caçar fotos pros posts, achar vídeos engraçados, trocar uma ideia com quem deixa comentários, etc.

Por outro lado, se você escreve no blog só pela estratégia, dificilmente ele irá crescer bastante e te tornar uma referência na área.

Conclusão
Não necessariamente é uma estratégia aplicável pra qualquer tipo de empresa. No nosso caso em que precisávamos construir uma marca nacional e gostamos muito de escrever, funcionou que foi uma beleza.

Vale a pena você avaliar se é algo que funciona também pra sua empresa (provavelmente funciona!).

Para se aprofundar no assunto, confira o artigo 8 lições aprendidas com um ano de blog.

Abraços,
Millor Machado (mostrando que blogueiro também trabalha)

  • Parabéns pelo post Millor! Eu sou um dos que acredita que credibilidade é a alma do negócio! A foto do cachorrinho ai ficou massa…rs abs

  • Valeu Antonio!

    Bom saber que não sou o único que acha que credibilidade é a alma do
    negócio.

    Esse cachorro é sensacional mesmo hehe

    Abraços!

  • Muito legal, mesmo!

  • Pedro Paulo Arcas

    Bom não sei, se aqui seria o ideal falar isso, mas enfim são tantos artigos que leio (devoro alguns diariamente) esse achei interessante, aliás não só. Quero parabenizar e dizer que o empreendemia tem dado uma certa base motivacional, um pouco teórica, esclarecedora para o meu próprio empreendimento. Bacana, continuem assim

    Abraços

    Ps. Credibilidade é um referencial, por exemplo qual sentido de abrir uma loja de esportes se você fuma.

    • Bacana demais Pedro!

      Você não tem ideia do quanto ficamos felizes em ver que nosso trabalho tem sido útil para o seu empreendimento. Muito bom esse sentimento de dever cumprido.

      Abração!

  • Gostei muito da postagem, muito interessante, parabéns!