Os papéis do empreendedor enquanto administrador

Todo empreendedor deve conhecer seus papéis de administrador de cor e salteado e deve ser capaz de executá-los. Afinal de contas, o empreendedor obrigatoriamente precisa conseguir administrar o que for necessário.

Todo empreendedor deve conhecer seus papéis de administrador de cor e salteado e deve ser capaz de executá-los. Afinal de contas, o empreendedor obrigatoriamente precisa conseguir administrar o que for necessário.

Os quatro papéis são, nessa ordem: planejar, organizar, liderar e controlar. E todos eles são FUNDAMENTAIS e APLICÁVEIS em qualquer setor de uma empresa.

Um bom empreendedor precisa saber sobre administração

Planejar
Função fundamental para qualquer projeto. É aqui que se deve definir as metas e objetivos para alcançar e definir um porquê para eles. Isto é indispensável porque é o que mantêm todo mundo em um único caminho e com uma única razão para executar o trabalho.

Organizar
Aqui acontece a organização do planejamento. É onde se define os processos exatos e as ferramentas que serão utilizadas. É também onde se define quem faz o que, porque, como e à quem cada um deve reportar os acontecimentos de seus trabalhos.

Liderar
É aqui que se determina quem nasceu para empreender (eu diria). Pois um líder é uma pessoa que, antes de tudo, consegue liderar a si mesmo. Um líder eficiente é o espelho para uma organização eficiente. E é neste papel de liderança que se exerce a influência sobre as pessoas.

Controlar
Aqui se exerce a parte crítica da administração. Que é garantir que o planejamento aconteça na prática medindo os resultados através de índices realistas. Os índices são imprescindíveis para se saber onde exatamente a organização está e servem como base de argumento até mesmo para se exercer liderança.

Para quem já estudou administração pode parecer clichê o conteúdo deste texto. Mas entender e saber aplicar o planejamento, a organização, a liderança e o controle são as tarefas fundamentais para qualquer pessoa ou organização que queira tornar seus sonhos em tarefas possíveis.

Estes 4 papéis do administrador são a base para se alcançar qualquer coisa. Desde produzir uma festinha de aniversário até produzir um filme de Hollywood.

Todo empreendedor precisa saber disso para deixar de ser um sonhador.

Para entrar em contato com Renan, seguem seus contatos no Empreendemia:

  • Anônimo

    É verdade. O princípio básico da Administração é justamente saber Planejar, Organizar, Liderar e Controlar.
    Parabéns pelo post.
    Abraços,
    Marcelo Nascimento

    • Valeu Marcelo!

      Fico feliz que tenha gostado do artigo.

      Abração