O que todo empreendedor precisa saberEntrepreneur.

">

O que todo empreendedor precisa saber

Dicas sobre o perfil empreendedor e o que é necessário no dia-a-dia

Todo empreendedor precisa saber que…

Muita coisa vai dar errado antes de dar certo
Se responsabilizar pelo próprio destino não é fácil e exigirá muita dedicação para alcançar o sucesso. A resiliência para aprender com os erros e fazer o que realmente acredita é fundamental e vai ser um dos determinantes do sucesso da sua empresa.

Visão e foco são indispensáveis
Enxergar uma oportunidade e ver o que ela pode virar é uma característica que difere o empreendedor do resto do mundo. Isso é chamado visão!
Enquanto você tenta chegar nela, muitas coisas vão tentar te distrair, então o que não pode faltar é foco.

É preciso ser comprometido e persistente
Como muita coisa vai dar errado e as tentações de desviar do seu objetivo são muitas, é preciso comprometimento com a sua visão e persistir no alvo! Persistência é chave para continuar em frente quando as tempestades vierem e ter uma visão sempre ajuda a passar por elas. Lembrando que persistência não é insistência e continuar em algo que não dará certo não faz sentido! Fuja da roubada!

Mas algumas coisas que o empreendedor também precisa saber são…

Administrar seu fluxo de caixa
Se o dinheiro do seu negócio acabar, a sua aventura acaba. Uma empresa que não cuida do seu dinheiro no dia-a-dia não sobrevive!

Vender seu produto
Quem não vende não paga as contas, então é essencial conhecer o seu produto, o seu cliente e, principalmente, saber como vender.

Estabelecer metas
Um antigo professor meu costumava dizer que “Quem não mede, não administra”, então é essencial ter metas quantificáveis que vão te levar até a sua visão.

Ser um empreendedor visionário, focado e resiliente é muito importante, mas também é fundamental saber tocar o dia-a-dia do seu negócio ou contar com pessoas que consigam fazer isso e estejam dispostas a seguir a empreitada conjuntamente.

Abraços,
Lucas Hoogerbrugge (por empreendedores visionários, mas competentes!)

Quer saber mais sobre características de um Empreendedor? De uma olhada no nosso artigo: Quais são as características do empreendedor?

Para dicas diárias sobre como desenvolver suas características do empreendedor, assine nosso RSS ou curta nossa página no Facebook.

  • Com certeza todas estas dicas são valiosas para qualquer empreendedor, principalmente a administração do fluxo de caixa que é uma atividade essencial da empresa.

    Recentemente escrevi sobre a criação eficaz de uma planta de negócios, que torna claro as funções vitais do negócio e o financeiro com certeza é uma das mais importantes, e igualmente negligenciada por grande parte dos empreendedores que acreditam que o sucesso depende só da qualidade do produto.

    Quando abre os olhos estão atolados em problemas financeiros.

    Parabéns pelo artigo.

  • Lucas, 
    Dicas valiosas!

    Muitas empresas se perdem nas operações e esquecem detalhes como o cuidar do fluxo de caixa. Já ouvi falar de muitos casos que empresas faliram por causa disso.

    Mas creio que o que os empreendedores mais precisam ter para fazer crescer um negócio é dedicação e persistência. Não existe formula mágica para fazer um negócio dar certo, e sim o trabalho do dia-a-dia para fazer o sonho acontecer.

  • Marcos

    Visionários mas competentes, Lucas? Quer dizer que na comcepção da sua assinatura visionários não são competentes?