o que é wordpress

Saiba o que é WordPress e como usá-lo no seu negócio

Se você sempre quis saber o que é WordPress, este artigo é para você. Afinal, é fundamental conhecê-lo para fazer a gestão dos conteúdos da sua empresa tanto para o seu site quanto seu blog.
Cursos de Marketing DigitalPowered by Rock Convert

As estratégias e ações de Marketing Digital são essenciais para fazer um negócio atingir os seus objetivos. O ponto de partida é a criação de um site e, para isso, é preciso saber bem o que é WordPress.

O WordPress é uma das maiores plataformas de criação de sites e blogs no mundo, pois, conforme aponta a Forbes, atualmente existem cerca de 75 milhões de sites criados dentro da plataforma que são visualizados por mais de 409 milhões de pessoas em todo o planeta.

Claro que existem outros CMS para criação de sites ou blogs corporativos, mas o WordPress tem sido cada vez mais adotado por todos os tipos de empresa. E neste post apontamos suas principais características, benefícios e como criar o seu site ou blog na plataforma. Vamos lá?

O que é um CMS

Comecemos com a explicação deste termo. Content Management System (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) ou simplesmente CMS é um software usado para fazer a gestão da produção de conteúdos em sites. Por meio dele, é possível publicar e editar esses conteúdos sem a necessidade de ter conhecimentos de programação.

Os conteúdos deste blog, por exemplo, são geridos por meio de um CMS (que, inclusive, é o próprio WordPress) de modo que cada artigo é facilmente publicado e editado quando for necessário.

Assim, o uso de um CMS é muito vantajoso para os donos de negócio que desejam ter liberdade de criar e publicar os seus próprios conteúdos e não depender de um programador para fazer isso.

Por exemplo: se a sua empresa desenvolver um novo produto ou serviço, é essencial que ele esteja no site para que o público possa saber que ele existe e está disponível para compra, certo? 

O CMS atribui essa praticidade, pois facilita a criação e publicação desse conteúdo, essa é uma razão pela qual donos de pequenas empresas têm adotado o WordPress como sistema de gestão de seus conteúdos.

Mas, afinal, o que é o WordPress?

O WordPress é um CMS desenvolvido para a criação de sites e blogs profissionais, por isso ele é usado não apenas por profissionais de marketing, mas também por empreendedores e aqueles que possuem um projeto ou alguma ideia a ser inserida na internet.

Algumas provas do sucesso do WordPress é que não apenas o Saia do Lugar e a Rock Content o usam, mas também empresas como Sony Music, Walt Disney e artistas como Beyonce.

Qual é a diferença entre WordPress.com e WordPress.org?

Esta é uma dúvida bastante comum entre os empreendedores que decidem usar o WordPress para o site dos seus negócios. 

O WordPress.com permite a criação de blogs de maneira totalmente gratuita uma vez que são oferecidos espaço na hospedagem e um domínio com a extensão wordpress.com.

No entanto, esta é uma solução voltada para blogs pessoais e com poucos recursos, não sendo recomendável para aqueles que desejam vender pela internet

O WordPress.org também é gratuito, mas ele requer que você tenha, pelo menos, um domínio próprio (tal como .com ou .com.br, por exemplo). 

A contratação de um servidor para hospedar o site ou blog também é necessária, embora soluções como o Rock Stage (sobre o qual falaremos ainda neste artigo) ofereçam espaço no host após a sua contratação.

Quais são os benefícios do WordPress?

E para que você conheça todas as vantagens que a plataforma pode trazer para o seu negócio, levantamos aqui as três principais.

Powered by Rock Convert

Fácil usabilidade

O WordPress é um sistema bastante simples de usar. Toda vez que você precisar publicar uma nova página no seu site ou um blog post, basta redigi-lo e clicar em “publicar”.

A inserção de imagens também é feita com muita facilidade, pois o WordPress conta com uma biblioteca de mídia na qual você pode subir fotos, vídeos e outros tipos de arquivos.

Fácil instalação

Além disso, o WordPress possui uma instalação rápida e prática, de modo que você pode criar o seu site ou blog em poucos minutos.

Afinal, como dissemos acima, um dos pilares do WordPress é atribuir aos seus usuários facilidade e agilidade, tornando-o um CMS bem simples de instalar.

Plugins com diversas funções

Sabe aquelas funcionalidades específicas que você tem vontade de inserir no seu site ou blog como, por exemplo, formulários de contato para gerar leads ou botões para que as pessoas possam seguir a sua empresa nas redes sociais? Os plugins podem fazer isso.

E como dissemos anteriormente, ao contrário do WordPress.com, sua versão .org conta com uma gama muito maior de plugins para ajudar você a ter resultados online.

O Rock Convert, por exemplo, desenvolvido pela Rock Content, auxilia a inserção de banners nos seus blog posts para conduzir o visitante a outras páginas, facilitando a conversão em leads ou clientes.

Como criar um site ou blog no WordPress? 

Agora que você já sabe quais são as vantagens de ter um site ou blog no WordPress, vejamos as duas formas pelas quais você pode criar um hoje mesmo.

Como criar um site ou blog no WordPress manualmente

Primeiro vejamos o passo a passo de como é feita a criação do site em WordPress de forma manual.

1. Compre o domínio

Para ter um site ou blog em WordPress, você precisará de um domínio próprio que pode comprar a preços bem acessíveis em sites como Registro BR ou GoDaddy

2. Faça o apontamento do DNS

Uma vez que o domínio esteja comprado, o próximo passo é fazer o apontamento do domínio ao DNS do seu servidor. Dessa forma, toda vez que alguém acessar o seu domínio, visualizará os conteúdos do seu site.

3. Baixe o WordPress

Em seguida, vá ao wordpress.org e faça download do arquivo zipado do WordPress.

4. Instale o WordPress

O arquivo baixado deve ser inserido dentro do gerenciador de arquivos do seu servidor, geralmente esse upload é feito via cPanel ou FTP. Ao acessar o seu domínio, a tela de instalação do WordPress será exibida.

5. Crie o banco de dados

Um dos passos de instalação do WordPress é a criação do banco de dados que pode ser feito dentro do seu servidor.

6. Escolha o template

Por fim, uma vez que a instalação seja concluída, escolha o template que dará cara ao seu site ou blog e pronto! Você já pode começar a criar e publicar os seus conteúdos.

Como criar um blog no WordPress usando o Rock Stage

Agora vamos à explicação de como criar um blog usando o Rock Stage, a solução da Rock Content em WordPress.

  1. Acesse o site do Rock Stage e clique em “começar agora”. 
  2. Preencha os campos com seu nome e e-mail, aceite os termos de uso e clique em “inscrever”.
  3. Na tela inicial do Rock Stage que será exibida, clique em “crie um blog”.
  4. Selecione o tema de sua preferência para o seu blog.
  5. Escolha a cor de fundo e insira o logotipo para o seu blog, clique em “próximo”.
  6. Escolha o nome e o slogan do seu blog e clique em “próximo”.
  7. Verifique os detalhes, clique em “crie um blog” e pronto! Seu blog já está no ar!

Como pôde ver, é ainda mais fácil criar um blog profissional pelo Rock Stage. E agora que você já sabe o que é WordPress e como ele pode ajudar no Marketing de Conteúdo da sua empresa, que tal aprender a usar as principais funções plataforma? A Universidade Rock Content conta com um curso completo e gratuito sobre WordPress. Faça a sua matrícula!