alcançar o sucesso

O que é preciso para alcançar o sucesso

Triunfar no mercado de atuação é o objetivo de qualquer negócio.

Triunfar no mercado de atuação é o objetivo de qualquer negócio.

Quanto mais sucesso há, melhores são os resultados, maior é a lucratividade e maior é a robustez do empreendimento de maneira geral.

O caminho até o sucesso, entretanto, não é uma linha reta. Árduo, esse percurso precisa ser planejado de antemão de modo a usar da melhor maneira possível os recursos disponíveis.

Com isso em mente, veja a seguir o que é preciso para chegar ao êxito no mundo dos negócios.

O que é sucesso para a sua empresa?

Antes de falar em alcançar o sucesso é preciso que a sua empresa entenda, efetivamente, qual é o conceito.

Diferentemente do que possa parecer, o sucesso é um conceito subjetivo e depende da realidade de cada empreendimento.

Enquanto uma empresa mede seu sucesso baseando-se no volume de vendas, outra pode se apoiar em questões relacionadas ao posicionamento de mercado ou à autoridade gerada.

Com isso, uma empresa que quer ser líder de mercado não alcança o sucesso simplesmente por aumentar as vendas.

Nesse sentido é preciso que a gestão avalie corretamente o que melhor traduz o sucesso para o negócio.

São levados em consideração fatores como a posição do negócio atualmente, sua visão e seus valores e indicadores da concorrência.

A partir disso, é possível entender o que a empresa deseja alcançar e, assim, definir o que é o seu sucesso.

O que fazer para alcançar o sucesso?

Entendido e estabelecido o conceito de sucesso para o negócio é hora de pensar no que fazer para atingir esse ponto. Para alcançar o sucesso, boas práticas incluem:

Defina metas

O sucesso é o objetivo maior, mas também é um ponto mais distante e intangível para o seu negócio. Para tornar todo o processo mais executável o ideal é definir metas que levem ao sucesso.

Se o sucesso é caracterizado por um aumento de lucro de 40%, algumas metas podem incluir o aumento do número de vendas, a redução de custos e a otimização de processos, por exemplo.

Busque o engajamento

Não se chega sozinho ao sucesso, especialmente em uma empresa. Por isso, é indispensável buscar o engajamento de todos os envolvidos para que as metas sejam atingidas como o esperado.

Criar motivação e envolver todos no processo diminui o tempo necessário para o alcance do sucesso. Delegue responsabilidades e conte com a colaboração de todos para a construção desse resultado.

Capacite-se continuamente

O mercado muda a todo instante e se você não se adaptar a essas modificações, não será possível chegar ao seu ponto de interesse.

Por isso, é relevante capacitar-se de maneira contínua, estudando sobre gestão, o mercado e boas práticas de atuação.

Quanto à equipe, vale a pena oferecer capacitação contínua para que suas atuações sejam cada vez mais relevantes.

Mantenha-se fiel aos valores do negócio

Não adianta tentar buscar o sucesso de um empreendimento utilizando valores que não correspondem à realidade do negócio.

Isso cria uma percepção confusa sobre a empresa e, além de tudo, atrapalha o direcionamento estratégico.

Por isso, é muito importante aliar a atuação estratégica aos valores do negócio. Se a sustentabilidade é um valor da empresa, por exemplo, é preciso garantir que ela seja colocada em prática na hora de buscar o crescimento das vendas.

Isso gera uma atuação coerente e positiva de negócio, favorecendo o alcance dos resultados desejados.

Faça investimentos assertivos

Outro ponto a levar em consideração é a realização de investimentos.

Quanto mais investimentos assertivos e com bom retorno você faz, melhores são os resultados e, com isso, mais próximo do sucesso o seu negócio fica.

Para isso, é relevante basear-se em dados, análises e informações que ofereçam uma visão completa da situação do negócio. A partir daí, é possível conhecer o que faz sentido para o empreendimento e o que não.

Esteja sempre preparado

O fato de o mercado ser bastante volátil exige que você se prepare para uma série de condições.

Pode ser que tudo aconteça dentro do esperado, mas também é possível estar inserido em um cenário mais ou menos positivo.

Para conquistar o êxito, é indispensável que você se planeje para diferentes cenários.

Não sendo possível prever com absoluta precisão o que vai acontecer, prepare-se para qualquer que seja o cenário.

Assim, você evita a situação muito comum — e prejudicial — de ser surpreendido pelas condições de mercado.

O que não fazer?

Mesmo fazendo tudo certo, o sucesso pode ficar mais distante se algumas atitudes prejudiciais aparecem no caminho. Dentre as mais comuns e que devem ser evitadas a todo custo estão:

Definir um objetivo impossível

Embora cada negócio tenha o seu próprio conceito de sucesso, uma observação vale para todos: é preciso definir objetivos realmente alcançáveis.

Não adianta estabelecer que o sucesso é se tornar líder de mercado quando o seu negócio, ao menos por enquanto, não possui a capacidade de investimento necessária para tomar o posto.

Definir objetivos impossíveis gera frustração e a análise incorreta de que o negócio falhou, quando, na verdade, o erro está na definição do ponto de chegada desejado.

Não ter uma rotina operacional definida

O sucesso do seu negócio, em maior ou menor grau, está ligado à capacidade que ele possui de ser escalável.

Isso significa ter um padrão de atuação que possa ser repetido e expandido sem que isso aumente os custos na mesma medida.

Quando você não tem uma rotina operacional definida, o resultado é que o seu negócio não conta com um padrão de atuação.

Além de ser mais difícil mensurar resultados é mais difícil repetir a atuação de forma consistente, o que impede o alcance do sucesso.

Documente a sua rotina operacional, mapeie processos e crie um roteiro de atuação enxuto e que ofereça os resultados de modo a construir bases sólidas para bons resultados.

Não se comunicar

Por ser uma tarefa que exige engajamento, ser bem-sucedido nos negócios também exige comunicação.

O seu time de colaboradores não vai conseguir atuar corretamente se eles não souberem o que deve ser feito, por exemplo.

Da mesma forma, não vão conseguir resultados se não souberem, por meio de feedback, o que precisam mudar. Ao não ter comunicação, o sucesso fica cada vez mais distante do seu negócio.

Em vez disso, o melhor é criar uma comunicação horizontal, em que todos tenham amplo acesso ao conhecimento e possam se envolver de maneira benéfica em toda atuação de negócio.

Não sair do lugar

Chegar ao objetivo desejado é ótimo, mas não é o suficiente e nem deve ser o final para a sua empresa.

Manter-se confortável demais em uma determinada posição de mercado, qualquer que seja, aumenta as chances de se tornar irrelevante.

Ficar confortável demais é deixar de aproveitar oportunidades e, principalmente, abrir espaço para que a concorrência supere o seu empreendimento.

Por isso, vale considerar o sucesso como algo temporário e em constante construção.

Uma vez que suas metas iniciais sejam atingidas, busque o aperfeiçoamento e otimização de resultados para continuar se desenvolvendo e colhendo bons frutos.

Ter medo de errar

Muitas vezes, a maturidade necessária para chegar ao sucesso vem somente por meio de erros e decisões que poderiam ter sido melhores.

Mesmo em situações como essas há oportunidades que, em alguns casos, não aparecem de outro modo.

O medo de errar, por sua vez, paralisa e engessa sua atuação.

Correr riscos se torna mais difícil e até mesmo impossível e as possibilidades de crescimento são muito mais limitadas.

Por isso, é importante reconhecer a importância de arriscar-se de maneira calculada em busca de resultados diferenciados.

Como identificar se alcancei o sucesso?

A única forma de saber se você alcançou ou não o sucesso é por meio da análise de resultados.

Para isso, é preciso definir métricas que tenham a ver com as suas metas e que indiquem corretamente se você chegou ou não ao sucesso.

Se uma das metas é aumentar o volume de vendas, por exemplo, a métrica associada pode se tratar da taxa de conversão. Isso vale para todas as metas que você tenha estabelecido.

A partir dessa análise de resultados você vai conseguir fazer uma análise qualitativa do alcance do sucesso.

Se você tinha como objetivo aumentar as receitas em 40% e atingiu o resultado de 35%, isso não pode ser considerado um fracasso total, mas um sucesso com possibilidade de otimização.

Por outro lado se você não chegou nem a 50% do objetivo e ele era totalmente alcançável, houve falha.

A partir dessa análise você vai conhecer melhor o que funciona para o seu negócio e o que não, além de se preparar melhor para as próximas atuações no futuro.

Para alcançar o sucesso tudo começa com a definição do que esse conceito significa para seu negócio.

A partir daí, é necessário agir de forma estruturada e planejada, evitando os erros mais comuns e prejudiciais.

Ao final, com a ajuda de métricas e análises você é capaz de concluir se teve ou não sucesso na empreitada.

Para acertar em cheio na sua atuação, veja também 9 dicas para ser um empreendedor de sucesso.