O que é Pagerank? O que fazer para melhorá-lo? Conteúdo de qualidade e SEO.

O que é Pagerank? O que fazer para melhorá-lo? Conteúdo de qualidade e SEO.

Já falamos sobre Otimização em sistemas de busca, e características e mitos sobre otimização em sistemas de busca (SEO). Gostaria agora de aprofundar um pouco mais sobre o PageRank, como melhorá-lo e dar um exemplo.

Já falamos sobre Otimização em sistemas de busca, e características e mitos sobre otimização em sistemas de busca (SEO). Gostaria agora de aprofundar um pouco mais sobre o PageRank, como melhorá-lo e dar um exemplo.

O que é PageRank?

PageRank (PR) é uma família de algoritmos que o Google utiliza para avaliar a importância dos sites numa escala de 0 a 10. Fala-se também em PageRank como sendo o valor dessa escala dada a um site (por exemplo, o yahoo.com tem PR 9). Esse número é arredondado, por isso é sempre um inteiro.

Para um site que tenha um PR alto significa que ele é importante na rede, ou seja, o Google e outros mecanismos de busca dão mais importãncia a ele.

Como funciona?

O algoritmo leva em conta basicamente:

  • número de pageviews
  • bouncerate (taxa de rejeição) – taxa de usuários que ficam menos que um determinado tempo em seu site (geralmente 30s)
  • frequência de atualização – quanto mais frequentemente um site é atualizado, melhor
  • relevância do conteúdo
    • texto original – um site com conteúdo exclusivo é considerado mais importante do que aquele que apenas copia.
    • tema – tenha foco sobre o que você vai escrever, falar de tudo diminui sua relevância.
  • estrutura do site
    • HTML: a estrutura deve obedecer ao padrão W3C, orgão responsável pelas definições HTML.
    • Flash, vídeos e imagens: a Google ainda não indexa alguns formatos de arquivos. Flash ele já consegue ler os textos, desde que esteja em formato adequado. Para os demais arquivos, é sempre bom colocar um texto descritivo.
  • links– provavelmente é o fator mais importante.  Ele é dividido em 3
    • links para fora: de seu site para outros sites. Links de sites com alto PR são mais relevantes do que de baixo PR.
    • links recebidos:  sites externos que linkam para seu site
    • links internos: seu site linkando para outras páginas de seu site.

Um exemplo de SEO (Search Engine Optimization) e crescimento de PageRank: Saia do Lugar

Antes de sair do blogspot, o Saia do Lugar já tinha PR 2. Mas o próprio nome blogspot.com já auxilia num aumento do PR.

Em Junho do ano passado, após a primeira reformulação do site, estávamos com PageRank 0, o que significava que o site ainda era novo e o Google ainda não nos reconhecia como gerador de conteúdo.

2 meses depois, em Agosto, subimos para PR 1. Significava que não tínhamos importância, mas já éramos conhecidos como geradores de conteúdo.

Em Novembro, logo após a segunda reformulação do layout, subimos para PR 2, o que nos colocava numa posição de site em crescimento e importância ascendente. Além das campanhas e do conteúdo, grande contribuição veio também do novo e atual layout, que foi muito bem projetado pensando em SEO.

E agora, neste início de ano, começamos 2010 com PR 4, após muito SEO e campanha pelo Twitter e em outros blogs, além de, claro, a importância dada pelos nossos leitores.

É possível um PageRank cair?

Sim. Se seu site perder a frequência com que é atualizado, ou o tema perder foco, ou perder links, ou qualquer coisa que o algoritmo leve em consideração, seu PR cairá.

O que um PR alto proporcionará de bom para minha empresa?

Se sua empresa usa um site como meio de divulgação e você quer muito ser achado pelo Google, um PR alto desempatará você dos seus “concorrentes” e você aparecerá na primeira página da busca, ou melhor ainda, na primeira posição. Você será muito mais visto.

Além disso, muitos anunciantes verificam seu PR antes de anunciar.

Quer saber mais de SEO? Conheça a nova fase do SEO (Search Engine Optimization)

Conteúdo de qualidade, SEO e PageRank são elementos de um ciclo vicioso virtuoso* para um site rumo ao sucesso!

Um grande abraço,
Mauro (*vício é um hábito ruim, virtude é um hábito bom – virtus, do latim, significa excelência)

  • ótimo post. parabéns!

  • ótimo post. parabéns!

  • Muito esclarecedor esse post, Mauro. Adoro esse assunto,mas gera muitas dúvidas. Nesse momento estou lendo um livro chamado Blog Heroes, são entrevistas com os principais blogueiros dos estados unidos, mas uma coisa que observei é que a maioria deles não valoriza tanto SEO. Acham que se tem um conteúdo relevante e links para sua página, fatalmente você vai ter um PR alto.
    Não sei até que ponto eles realmente não se preocupam, na verdade são blogueiros que começaram há tanto tempo que é impossível que hoje eles não tenham um bom PR. rsrs

    Parabéns pelo blog!
    Abraços

    • Realmente para nenhum site é necessário SEO. Se seu conteúdo for realmente relevante, ou se só você escreve sobre um determinado assunto, ou se você já for uma pessoa famosa, as pessoas vão começar a acessar seu site, independentemente de você valorizar o SEO ou não. Na verdade, você está praticando SEO indiretamente, sem pensar nela.

      Vou falar a mesma coisa em outras palavras. O SEO não é uma ferramenta obrigatória para fazer um site dar certo. Mas hoje a Internet está gigantesca, fala-se de tudo por aqui e está cada vez mais difícil ser ouvido. O site só vai fazer realmente sucesso se o conteúdo for realmente bom. O SEO vai ajudar a alcançar esse sucesso, se o site realmente tiver potencial.

  • Muito esclarecedor esse post, Mauro. Adoro esse assunto,mas gera muitas dúvidas. Nesse momento estou lendo um livro chamado Blog Heroes, são entrevistas com os principais blogueiros dos estados unidos, mas uma coisa que observei é que a maioria deles não valoriza tanto SEO. Acham que se tem um conteúdo relevante e links para sua página, fatalmente você vai ter um PR alto.
    Não sei até que ponto eles realmente não se preocupam, na verdade são blogueiros que começaram há tanto tempo que é impossível que hoje eles não tenham um bom PR. rsrs

    Parabéns pelo blog!
    Abraços

    • Realmente para nenhum site é necessário SEO. Se seu conteúdo for realmente relevante, ou se só você escreve sobre um determinado assunto, ou se você já for uma pessoa famosa, as pessoas vão começar a acessar seu site, independentemente de você valorizar o SEO ou não. Na verdade, você está praticando SEO indiretamente, sem pensar nela.

      Vou falar a mesma coisa em outras palavras. O SEO não é uma ferramenta obrigatória para fazer um site dar certo. Mas hoje a Internet está gigantesca, fala-se de tudo por aqui e está cada vez mais difícil ser ouvido. O site só vai fazer realmente sucesso se o conteúdo for realmente bom. O SEO vai ajudar a alcançar esse sucesso, se o site realmente tiver potencial.

  • Edmar Roberto Prandini

    Mauro, como saber qual o PR de um site?
    Onde o Google divulga essa informação?

    Obrigado.

    Parabéns pelo trabalho de vocês.

  • Edmar Roberto Prandini

    Mauro, como saber qual o PR de um site?
    Onde o Google divulga essa informação?

    Obrigado.

    Parabéns pelo trabalho de vocês.

  • Você pode verificar o PR de um site usando o Google Toolbar para seu navegador.

  • Você pode verificar o PR de um site usando o Google Toolbar para seu navegador.

  • Olá Mauro,

    Existe também para desenvolvedores que quiserem usar a métrica do PR em seus aplicativos/sistema um código fonte em Python para obter o PR de um link.

    http://coreygoldberg.blogspot.com/2010/01/python-lookup-google-pagerank-score.html

    Muito interessante esse código desenvolvido por um americano!

    Muito bom seu blog,
    parabéns a todo time!

    Marcel

  • Olá Mauro,

    Existe também para desenvolvedores que quiserem usar a métrica do PR em seus aplicativos/sistema um código fonte em Python para obter o PR de um link.

    http://coreygoldberg.blogspot.com/2010/01/python-lookup-google-pagerank-score.html

    Muito interessante esse código desenvolvido por um americano!

    Muito bom seu blog,
    parabéns a todo time!

    Marcel

  • Muito bom o post!

  • Gabriel

    Excelente post. Quando foi a ultima atualização do pagerank?

  • Olá, Mauro!

    Só descobri seu texto agora através do Twitter. Seu blog é ótimo!

    Mas, discordo de alguns pontos que você cita em seu texto:
    1. O cálculo do PageRank não leva em consideração fatores como conteúdo, taxa de rejeição e número de pageviews. Ele utiliza exclusivamente os links que apontam para determinada página, levando em consideração sua quantidade e PR. Uma explicação simples sobre o cálculo está em http://pt.wikipedia.org/wiki/PageRank.

    2. Quanto à Taxa de Rejeição, ela não tem relação com o tempo em que o visitante permaneceu em seu site. A rejeição ocorre quando um visitante visualizou apenas uma página em seu site – independente do tempo em que ficou nela – e saiu em seguida. Essa é a definição dada pelo próprio Google Analytics: http://www.google.com/support/analytics/bin/answer.py?hl=pt-br&answer=81986.

    Mas, os fatores que você cita, mesmo não influenciando no PageRank, são muito importantes para todo site/blog. Em minha visão, o PageRank nunca deve ser o objetivo, mas sim a consequência de um trabalho bem feito.

    Um abraço!

  • Mauro e pessoal,

    Sei que o post já é antigo, mas como teve um RT novo no Twitter, achei que valia o complemento. 😉

    O especialistas mais “profissionais” no mundo do SEO já não consideram o Page Rank uma métrica relevante. Esse post da Hubspot resume bem os principais motivos:
    http://blog.hubspot.com/blog/tabid/6307/bid/5535/Why-Google-Page-Rank-is-Now-Irrelevant.aspx

    De qualquer forma, concordo com o Adelson. Todas as boas práticas que vocês mencionaram devem continuar sendo feitas, independentemente do Page Rank.

    Abs,
    Eric

  • Mauro e pessoal,

    Sei que o post já é antigo, mas como teve um RT novo no Twitter, achei que valia o complemento. 😉

    O especialistas mais “profissionais” no mundo do SEO já não consideram o Page Rank uma métrica relevante. Esse post da Hubspot resume bem os principais motivos:
    http://blog.hubspot.com/blog/tabid/6307/bid/5535/Why-Google-Page-Rank-is-Now-Irrelevant.aspx

    De qualquer forma, concordo com o Adelson. Todas as boas práticas que vocês mencionaram devem continuar sendo feitas, independentemente do Page Rank.

    Abs,
    Eric

  • Muito esclarecedor, só fiquei com uma dúvida. Sites que falam de tudo, tem menor relevância mesmo? Mas como o Google saberá exatamente que o determinado site fala de tudo, ou só de um determinado tema?

  • Michael

    Excelente post!

  • Realmente simples e esclarecedor. Acompanharei o seu site!

  • muito bom post, agora conseguir links de qualidade é complicado para um iniciante como eu

  • Julio

    Muito Legal… quero compartilhar com vocês outro artigo sobre o assunto que eu gostei muito:

    http://www.agenciasense.com.br/post/o-que-e-pagerank-ele-e-importante-meu-site