O que é Pagerank? O que fazer para melhorá-lo? Conteúdo de qualidade e SEO.

Já falamos sobre Otimização em sistemas de busca, e características e mitos sobre otimização em sistemas de busca (SEO). Gostaria agora de aprofundar um pouco mais sobre o PageRank, como melhorá-lo e dar um exemplo.

O que é PageRank?

PageRank (PR) é uma família de algoritmos que o Google utiliza para avaliar a importância dos sites numa escala de 0 a 10. Fala-se também em PageRank como sendo o valor dessa escala dada a um site (por exemplo, o yahoo.com tem PR 9). Esse número é arredondado, por isso é sempre um inteiro.

Para um site que tenha um PR alto significa que ele é importante na rede, ou seja, o Google e outros mecanismos de busca dão mais importãncia a ele.

Como funciona?

O algoritmo leva em conta basicamente:

  • número de pageviews
  • bouncerate (taxa de rejeição) – taxa de usuários que ficam menos que um determinado tempo em seu site (geralmente 30s)
  • frequência de atualização – quanto mais frequentemente um site é atualizado, melhor
  • relevância do conteúdo- texto original – um site com conteúdo exclusivo é considerado mais importante do que aquele que apenas copia.
  • tema – tenha foco sobre o que você vai escrever, falar de tudo diminui sua relevância.
  • estrutura do site- HTML: a estrutura deve obedecer ao padrão W3C, orgão responsável pelas definições HTML.
  • Flash, vídeos e imagens: a Google ainda não indexa alguns formatos de arquivos. Flash ele já consegue ler os textos, desde que esteja em formato adequado. Para os demais arquivos, é sempre bom colocar um texto descritivo.
  • links– provavelmente é o fator mais importante.  Ele é dividido em 3 - links para fora: de seu site para outros sites. Links de sites com alto PR são mais relevantes do que de baixo PR.
  • links recebidos:  sites externos que linkam para seu site
  • links internos: seu site linkando para outras páginas de seu site.

Um exemplo de SEO (Search Engine Optimization) e crescimento de PageRank: Saia do Lugar

Antes de sair do blogspot, o Saia do Lugar já tinha PR 2. Mas o próprio nome blogspot.com já auxilia num aumento do PR.

Em Junho do ano passado, após a primeira reformulação do site, estávamos com PageRank 0, o que significava que o site ainda era novo e o Google ainda não nos reconhecia como gerador de conteúdo.

2 meses depois, em Agosto, subimos para PR 1. Significava que não tínhamos importância, mas já éramos conhecidos como geradores de conteúdo.

Em Novembro, logo após a segunda reformulação do layout, subimos para PR 2, o que nos colocava numa posição de site em crescimento e importância ascendente. Além das campanhas e do conteúdo, grande contribuição veio também do novo e atual layout, que foi muito bem projetado pensando em SEO.

E agora, neste início de ano, começamos 2010 com PR 4, após muito SEO e campanha pelo Twitter e em outros blogs, além de, claro, a importância dada pelos nossos leitores.

É possível um PageRank cair?

Sim. Se seu site perder a frequência com que é atualizado, ou o tema perder foco, ou perder links, ou qualquer coisa que o algoritmo leve em consideração, seu PR cairá.

O que um PR alto proporcionará de bom para minha empresa?

Se sua empresa usa um site como meio de divulgação e você quer muito ser achado pelo Google, um PR alto desempatará você dos seus “concorrentes” e você aparecerá na primeira página da busca, ou melhor ainda, na primeira posição. Você será muito mais visto.

Além disso, muitos anunciantes verificam seu PR antes de anunciar.

Quer saber mais de SEO? Conheça a nova fase do SEO (Search Engine Optimization)

Conteúdo de qualidade, SEO e PageRank são elementos de um ciclo vicioso virtuoso* para um site rumo ao sucesso!

Um grande abraço,
Mauro (*vício é um hábito ruim, virtude é um hábito bom – virtus, do latim, significa excelência)

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