Como conseguir financiamento da Finep

O que é necessário para conseguir um financiamento da FINEP

Uma das coisas mais legais de empreender é ter a possibilidade de inovar. O único problema é que inovação é algo arriscado e leva tempo até que o investimento seja recuperado.

Uma das coisas mais legais de empreender é ter a possibilidade de inovar. O único problema é que inovação é algo arriscado e leva tempo até que o investimento seja recuperado.

Para facilitar esse processo, existe uma série de linhas de financiamento para projetos inovadores, com destaque para os programas da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). O mais interessante das linhas da Finep é que os recursos destinados para projetos de subvenção econômica não precisam ser devolvidos. É como um empréstimo, só que muito melhor.

Se você tem um projeto inovador e está procurando financiamento, vale a pena avaliar se ele possui essas 3 características.

Como conseguir financiamento da Finep
Inovação
Na dúvida se sua empresa é inovadora ou não, existe um documento chamado Manual de Oslo em que são definidos critérios que definem a inovação dos projetos.

Independente se você vai participar de editais ou não, lembre-se que o mercado é como a natureza. A sobrevivência não depende muito de tamanho e força, e sim da capacidade de adaptação a mudanças, através da inovação. Inovar não é mais um diferencial, é questão de sobrevivência.

Viabilidade técnica
Você pode ter a ideia mais genial do mundo, mas de nada adianta se ela não puder ser colocada em prática. Por exemplo, eu gostaria muito de criar um dispositivo que teletransporte pessoas via USB. Pena que não tenho a mínima ideia de como fazer isso.

Nesse aspecto, é fundamental demonstrar a capacidade da equipe em tirar a ideia do papel. Além da equipe competente, você precisa mostrar um cronograma claro de quais são as etapas necessárias para a conclusão do projeto.

Viabilidade comercial
Absolutamente qualquer decisão de compra é tomada a partir de uma análise de custo/benefício. Isso quer dizer que por mais inovador que seja, seus custos não poderão ser maiores do que o preço que o cliente está disposto a pagar.

Por isso, você precisa fazer uma boa análise de mercado e mostrar que além de pessoas dispostas a pagar um preço razoável pelo produto/serviço, você tem um bom planejamento de como vender para essas pessoas.

Conclusão
Basicamente, para conseguir financiamento você precisa ter um projeto interessante e mostrar de forma clara que é capaz de executá-lo. Ou seja, a forma que você “vende seu peixe” tem um impacto gigantesco na probabilidade do seu projeto ser aprovado.

Pra ajudar empreendedores que queiram enviar seus projetos, existem empresas com muita experiência na área que prestam serviços de consultoria que vão desde dicas sobre os editais até a revisão do plano de negócios para ver se ele está de acordo com os padrões exigidos pela Finep.

Nossa recomendação na área é a Pazzar Consultoria. Eles possuem diversos serviços de consultoria, tanto em plano de negócios quando na captação de recursos.

Se te interessou a ideia de participar desses editais, recomendamos bastante que você confira os serviços de apoio a captação de recursos da Pazar.

Abraços,
Millor Machado (entusiasta da inovação brasileira)