O que é liderança: saber lidar com erros da sua equipe

A dica de hoje foi dada através do blog da Results ON.

A dica de hoje foi dada através do blog da Results ON.

Realce o erro: é preferível ter essa discussão quando os ânimos não estiverem tão exaltados. Diga a pessoa que você quer que ela reflita sobre o ocorrido e que terão um papo após 48 horas. Mas, é claro que se a situação for emergencial é preciso tomar uma atitude mais rápida.

Mostre o que você esperava:
não aponte apenas o erro, mas deixe claro quais eram as suas intenções e o que deveria ter sido feito. Mas se nem você for capaz de mostrar o caminho correto a ser percorrido, ficará mais difícil para que a pessoa se saia melhor da próxima vez.

Seja um solucionador de problemas: certifique-se que isso não ocorrerá novamente, ajudando-os a se organizar e discutindo quais serão os processos a serem seguidos.

Distancie-se um pouco: seu colaborador precisa compreender e refletir sobre seu erro. É importante que ele sinta a capacidade de reconquistar a sua confiança.

Não grite: histeria pode fazer com que você perca a razão e inflame uma situação que, talvez, não seja tão grave assim.

Elogie publicamente, critique em reservado:
quando for preciso apontar a falha de alguém, não transforme isso num espetáculo para os demais colaboradores. Quem errou não irá aprender, apenas se sentir envergonhado.

  • Anônimo

    Soluções simples que empresários e gerentes ainda não estão utilizando.

    Uma pena. São atitudes assim que podem criar um carater ótimo dentro de uma empresa.

  • Excepcional este artigo! O que é liderança: saber lidar com erros da sua equipe

  • Excelente artigo! Vou divulgá-lo para que mais líderes possam refletir sobre as ações tomadas a esse respeito. O grande problema é que, na nossa cultura, ainda predomina o estilo “chefe” ou “capataz”, ao invés do “líder” ou “guia”. O tipo “chefe” vai, com certeza, torcer o nariz para essas lições abordadas de forma tão coerente.