Entenda o que é dashboard e quais de informação ele deve conter

Você já teve a oportunidade de entrar na cabine de um avião? Se sim, você vai conseguir imaginar o que é dashboard. Em todo o vôo, o piloto acompanha informações da rota, do tempo, do clima, da distância, etc., através de um painel de bordo.

Basicamente, é o local em que todas as informações úteis para que ele faça uma boa viagem estão expostas. Se ele não estivesse com todos esses dados reunidos, o risco de vida dos passageiros aumentaria consideravelmente.

No mundo dos negócios, a utilização de um dashboard não é para uma finalidade muito diferente da que citamos. Ele também funciona como sendo um painel em que reúne indicadores essenciais, mas nesse caso, para que uma empresa sobreviva.

O objetivo é facilitar a compreensão do que está acontecendo, de forma ilustrativa e direta, para que qualquer um consiga **absorver a informação e buscar melhores soluções estratégicas. **

É importante lembrar que estamos na era da informação e do Business Intelligence (inteligência de negócios), portanto, definir métricas de forma automatizada é um grande diferencial de mercado.

Lembre-se: fazer as perguntas certas sobre o seu negócio influencia diretamente no momento de escolher qual dado é melhor analisar. Qual história você quer contar? Confira, a seguir, 5 informações que o seu dashboard deve ter para ser de qualidade:

Vendas e Faturamento

A partir das informações sobre vendas e receitas geradas por um painel, em tempo real, fica mais facilitado o processo de criação de estratégias e repassá-las para a sua equipe.

Sabemos que nenhum negócio se sustenta sem uma margem de lucro, por isso, é essencial que se crie, no menor tempo possível, soluções relacionadas ao** faturamento da organizaçã**o. Você pode retirar essas informações de um CRM bem feito.* *Não se esqueça de criar metas de vendas para conseguir avaliar o desempenho do seu empreendimento.

Campanhas de Marketing

Um grande negócio se consolida a partir de uma marca forte. Isto é, grande parte do seu trabalho deve ser focado no valor que você cria para seus clientes, através da identidade de suas ações de marketing e demais estratégias comunicacionais.

Existem ferramentas conhecidas que geram indicadores fundamentais para uma campanha, como: google analytics, google ads, facebook analytics e facebook ads. É possível integrar essas plataformas em seu painel de bordo automaticamente. Confira 5 Dicas chave para otimizar seu Trabalho de Marketing Online nas Redes Sociais.

Gestão da Área Comercial

Na área comercial, informações como funil de vendas, faturamento de lojas físicas e e-commerces, lista de produtos mais vendidos, etc., também podem estar disponíveis para auxiliar os gestores.

Gestão de Recursos Humanos

De pouco adianta estar com todos os outros indicadores sob controle, mas não focar na qualidade da equipe que te acompanha. É bastante útil que as seguintes informações estejam reunidas para que você consiga gerir melhor: solicitação de férias, contratações, quantidade de funcionários por setor, investimento em recursos humanos, benefícios e etc. Para isso, você precisa possuir um bom software de RH e concentrar os principais dados em seu painel.

Serviços ao Cliente

A qualidade do serviço prestado ao consumidor deve ser um pilar forte na cultura corporativa. Desde o momento do atendimento, até no tempo gasto nas resoluções dos problemas, devemos considerar a importância do relacionamento com os clientes.

Principalmente nos dias de hoje, que através das redes sociais, qualquer caso de desrespeito ou descaso pode colocar em cheque todo o trabalho das outras áreas. Procure agir proativamente e formar fãs, pois é muito difícil se recuperar de uma crise de credibilidade. Para te ajudar, é de suma importância que esses dados estejam bem claros em seu painel de bordo.

Agora que você já sabe o que é dashboard e quais tipos de informações ele deve conter, que tal construir um agora mesmo?! Não se esqueça de personalizar de acordo com os seus objetivos.

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