o que é cro

Descubra o que é CRO e como gerar mais conversões a partir dele

Você sabe o que é CRO? É um sistema de otimização de conversão ideal para as empresas que se esforçam, mas geram poucos resultados em suas estratégias de marketing. Saiba mais no texto a seguir!
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Você se esforça em suas estratégias de marketing, cria Landing Pages, investe em links patrocinados, mas a sua conversão continua lá embaixo? Então está na hora de aprender o que é CRO.

CRO é a ferramenta que separa as ações e estratégias que realmente convertem e geram resultados, daquelas que acumulam milhares de visitas, mas pouquíssimas leads e vendas. Sem conhecê-la, fica mais difícil alcançar o desempenho online que você deseja.

Se interessou em aprender como aumentar a sua taxa de conversão? Então, chega de perder tempo e siga a leitura!

O que é CRO e qual sua importância?

CRO é uma sigla que vem do termo Conversion Rate Optimization ou, em português, Otimização de Conversão. Como o nome indica, o CRO é uma maneira de otimizar a conversão da sua estratégia, seja ela composta por uma Landing Page, seja com Calls-to-Action.

Para simplificar, o CRO está para a conversão como o SEO está para o posicionamento de um site nos buscadores. Ou seja: é um conjunto de ações que visa melhorar sistematicamente a conversão de uma estratégia de marketing empresarial.

Portanto, saber o que é CRO é essencial para garantir o sucesso e a eficiência de uma estratégia de marketing. Veja essas estatísticas para lhe convencer ainda mais:

Ou seja: deu para ver que saber o que é CRO e que investir nisso é a chave para aumentar sua conversão online, o que gera mais resultados, certo? Mas, o que exatamente você precisa fazer para começar a otimizar sua taxa de conversão? Quais os elementos do CRO? Veja a seguir!

Testes A/B

A principal ferramenta de otimização de conversão são os Testes A/B usados por mais da metade dos profissionais de marketing que fazem CRO. Para se ter uma ideia, o Google realizou mais de 7.000 em um único ano. Pois é.

Testes A/B, em resumo, consistem em testar um elemento de conversão exibindo duas alternativas para o público e vendo qual delas apresenta o melhor resultado. Eles são essenciais para aumentar a conversão da sua estratégia.

Landing Pages

As Landing Pages são páginas criadas para receber um visitante (seja do Google, seja das redes sociais, de um e-mail ou qualquer outro lugar) e convertê-lo para alguma coisa, como baixar um ebook, comprar um produto, entrar em contato ou assinar algum serviço.

Experiência do Usuário

Um dos principais fatores que influenciam a taxa de conversão de uma estratégia é a experiência do usuário nela. Isso inclui a facilidade de navegar pelas Landing Pages, se o site é responsivo e até mesmo o tempo de carregamento de uma página. Pois é: cada segundo que o site leva para carregar diminui a taxa de conversão em 7%, sabia?

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Saber o que é CRO é só a metade da batalha. A outra metade é aprender a colocar a estratégia em prática. Quer ver como? Então se liga nessas 7 dicas de ouro que temos para você!

1. Realize Testes A/B na sua estratégia

Como não poderia deixar de ser, a primeira dica para aumentar sua conversão é realizar Testes A/B. Afinal, fazer testes é a base da otimização sistemática da conversão. Teste tudo que puder, com o maior rigor científico possível.

2. Otimize suas Landing Pages para dispositivos móveis

Já faz muito tempo que os dispositivos móveis se tornaram as principais plataformas de acesso à Internet. No entanto, ainda existem muitas empresas que perdem muitos pontos de conversão por não ter Landing Pages que sejam otimizadas para os smartphones e tablets, prejudicando a experiência dos usuários.

3. Não insira ofertas múltiplas nas suas Landing Pages

Normalmente, uma Landing Page conta com uma oferta ao consumidor para que ele realize determinada ação. No entanto, muitas empresas colocam múltiplas ofertas para tentar “pegar mais leads”. É o famoso “se não quer isso, então que tal isto aqui?”.

Pode parecer contraproducente, mas essa estratégia gera menos resultados. Landing Pages com múltiplas ofertas geram 266% menos leads. Em contrapartida, quanto mais Landing Pages, mais conversão. Por isso, prefira criar mais LPs do que encher uma delas com várias ofertas. 

4. Use vídeos nas páginas de conversão

Vídeos são grandes fatores de conversão. Landing Pages com conteúdo audiovisual conta com 86% mais conversão. Por isso, insira vídeos relacionados à sua oferta nas páginas de conversão.

5. Mensure tudo que puder, mesmo que não pareça relevante

Para que o CRO possa funcionar adequadamente, é preciso ter uma base consistente de dados. Afinal, é preciso acompanhar o progresso da otimização da maneira mais precisa possível.

Por isso, mensure absolutamente todos os elementos possíveis em sua estratégia de conversão. Assim, você terá mais informações para elaboração de testes e tomada de decisões.

6. Invista em remarketing para aumentar sua conversão

Às vezes o consumidor não converte na sua estratégia porque ele ainda não está pronto, mas falta pouco para isso. Para dar aquele último “empurrão”, vale a pena investir em estratégias de remarketing. Quem usa, vê um aumento nas suas taxas de conversão.

7. Remova o que não precisar nas suas Landing Pages

Cada elemento em uma landing page influencia positiva ou negativamente as chances de converter um visitante. Por isso, faça testes para manter apenas aqueles que aumentam suas chances de conversão.

Por exemplo, o número de campos em um formulário de conversão causa enorme impacto na conversão. Reduzir de 11 campos para 4, por exemplo, pode aumentar a conversão em 120%. Outro elemento que pode ser retirado é o menu de navegação, pois sua ausência aumenta a conversão em mais 100%.

Ufa, quanta coisa, não é mesmo? Além de aprender o que é CRO, nós vimos quais os seus principais elementos e até algumas dicas para melhorar sua taxa de conversão hoje mesmo. No entanto, que tal se aprofundar ainda mais no assunto? Para isso, matricule-se agora mesmo no Curso de CRO da Universidade Rock Content e torne-se um mestre da otimização de conversão!