O dia-a-dia dentro de uma equipe de projeto

Ter uma empresa realmente não é fácil. Cabe a cada fundador fazer desde a limpeza do vaso sanitário até o planejamento estratégico da empresa.

Eu e meus colegas de trabalho, felizmente, temos aptidões bem diferentes e temos uma divisão bastante clara de nossas tarefas. Geralmente eu cuido de toda a empresa, meus sócios limpam a privada e o estagiário traz o café.

Na verdade, meu principal papel na empresa é o desenvolvimento, desde programação até o design de interfaces, uma mistura que já não é muito trivial. Isso sem contar das tarefas paralelas e os terríveis pepinos diários de um empreendedor.

O que faço para não perder minha sanidade mental?

[![](http://files.saiadolugar.com.br/uploads/2010/10/Trabalho-em-equipe.png "Trabalho em equipe")](http://saiadolugar.com.br/dia-a-dia-do-empreendedor/o-dia-a-dia-dentro-de-uma-equipe-de-projeto/attachment/trabalho-em-equipe/)Criar confiança no time é fundamental
**Estabeleça uma rotina diária**

Eu particularmente odeio rotinas, mas é um mal necessário, pois nos ajuda a manter a disciplina com os horários. O dia fica menos bagunçado e fica mais fácil planejar o dia.

Horários de descanso também devem ser programados. Alongamentos ajudam a desestressar e são saudáveis. Atividades físicas e entretenimento ajudam tanto a relaxar quanto a resolver pepinos – já tive vários insights enquanto jogava Wii.

Atropelar horário de almoço, de saída e de sono só vão diminuir seu rendimento. Os problemas vão ficar martelando o dia inteiro no seu cocoruto e seus neurônios vão pedir arrego.

Paciência com seus sócios

Sócio é pior que mãe, acha que a gente é feito de ouro e tem super poderes. Pior ainda, acham que você tem 10 braços e que seu cérebro pode processar 64 tarefas paralelamente. Nosso email não pára, nossas bocas não calam e nossos ouvidos são um verdadeiro absorvedor de informações. Nosso escritório é frenético, o inferno sobre a Terra, um noticiário de tragédias. Se eu der bola para metade dos problemas com que meus s´ocios aparecem nessas conversas, eu estaria apodrecendo num manicômio. Há coisas que eles estão certos, a se discutir, a se adiar e coisas a se ignorar.

Nossa equipe briga todo dia. Mas por mais que alguém saia de olho roxo, sabemos levar as coisas pro lado profissional e, no final da tarde, estamos todos juntos tomando cervejinha.

Agendando e priorizando tarefas

Em nosso site, temos um sistema de feedback e reporte de erros para os próprios usuários reportarem. O interessante é que as pessoas usam e acabam encontrando problemas que muitas vezes a gente não repara.

Não pense que problemas aparecem em horários programados. Os pepinos sempre aparecem em safras, aos montes, e é preciso saber priorizá-los. A maneira que escolhemos priorizar as tarefas é resolver aquilo que os usuários se incomodam mais e segurança do sistema, em menor tempo possível.

Existem diversas metodologias de gerenciamento de projetos que ajudam a priorizar as tarefas e cumpri-las, como o Extreme Programming (XP) e SCRUM (este último aplicável a várias situações, não apenas para programação).

Saiba ficar surdo temporariamente

Meus sócios muitas vezes vem me cobrando coisas que eles consideram alta prioridade, mas que para mim é besteira e tenho coisas mais importantes a fazer. É aí que aperto o botão “mute” e faço o que devo fazer.

Só não pode esquecer-se de lembrar depois. A melhor coisa é anotar as tarefas em algum canto, para não deixá-las empoeirando.

Brincadeiras, zoeiras e conversas são divertidas. Eu sou um sujeito bem descontraído, mas também preciso de concentração. E minha equipe de trabalho é barulhenta demais! Tenho um sócio com um terrível gosto musical que me dá vontade de arrancar meus tímpanos fora. Nesses momentos um fone de ouvido e uma música de seu gosto resolvem o problema.

Conclusão

Não vá abraçando cada problema que aparece. Organize as ideias. Não importa se é de seu sócio, seu chefe, seu cachorro ou seu cliente, você deve ser capaz de administrar as atividades que te passam dentro do seu ritmo e tempo.

Esse é o tipo de habilidade que se aprende de verdade na prática, mas ter um bom conhecimento sobre técnicas de gestão pode facilitar muito.

Nessa área, vale a pena conferir a Graduação Executiva em Processos Gerenciais da Anhembi Morumbi, que conta com professores experientes e inseridos no mercado.

O mais legal desse curso, além da flexibilidade na escolha das matérias, é o fato de ser focado em pessoas já com certa experiência no mercado (turmas exclusivas para pessoas acima de 24 anos), o que permite um grande networking e o surgimento de oportunidades.

Se você tem interesse em investir na sua educação, veja mais informações sobre a Graduação Executiva. Ela conta com grande flexibilidade de horário, o que te possibilita montar seu horário de acordo com sua agenda e capacidade financeira.

Abraços,
Mauro Ribeiro (a favor de equipes mais produtivas)

P.S.: Esse post foi patrocinado pela Anhembi Morumbi, o que não altera o seu conteúdo. Confira nossa forma de trabalhar com posts patrocinados no artigo Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.

comments powered by Disqus