nômade digital

Saiba o que é e como se tornar um nômade digital

O conceito de “nômade digital” é recente, mas não é de hoje que pessoas, insatisfeitas com suas vidas no ambiente corporativo, abandonam sua profissão.

O conceito de “nômade digital” é recente, mas não é de hoje que pessoas, insatisfeitas com suas vidas imersas no ambiente corporativo, abandonam sua profissão em escritórios para buscar trabalhos mais livres e flexíveis.

Atualmente a realização profissional está muito menos atrelada a uma atividade exclusivamente lucrativa: a busca por uma boa qualidade de vida e pela aventura têm se tornado fatores de forte influência para as decisões.

Afinal, o que é um nômade digital?

O conceito básico de nômade é aquele que não tem habitação fixa, mudando sempre de lugar. Aplicando esse termo no mundo da tecnologia, os nômades digitais são aqueles que vivem viajando e conhecendo novos lugares, fazendo disso uma maneira de ganhar dinheiro!

Essa forma de viver a vida tem ganhado cada vez mais espaço: você provavelmente deve seguir alguém — muitas vezes sem saber — que trabalhe dessa forma!

Para quem gosta de acompanhar produtores de conteúdo de internet, o Casal sem Vergonha deve ser um nome conhecido, certo? Eme Viegas e Jaque Barbosa são os criadores desse blog, desenvolvedores do Hypeness, e têm um canal no YouTube com quase 150 mil inscritos!

O 360 Meridianos, projeto desenvolvido por três ex-alunos da Universidade Federal de Minas Gerais, Luiza, Natalia e Rafael, se deu após a experiência dos três em um intercâmbio de 6 meses na Índia e 10 meses de volta ao mundo: eles descobriram a vontade de desbravar o mundo e fazer disso uma profissão.

Mas como ganhar dinheiro com isso?

Vivemos em uma era tecnológica, em que toda produção, caso usada estrategicamente, pode gerar algum retorno. Os nômades digitais usam as tendências atuais como uma forma para ganhar dinheiro enquanto conhecem o mundo.

Algumas das práticas mais conhecidas estão no dia a dia de todas as pessoas: você pode, mesmo sem saber, ter o costume de acessar algum blog ou acompanhar algum canal de um desses profissionais. Além disso, existem várias outras formas de lucrar nesse meio!

Produza conteúdo

A internet é a maior fonte de conteúdo do mundo. Escrever textos, gravar vídeos, produzir e vender fotos são algumas das grandes formas de ganhar dinheiro. Como esse é um trabalho que pode ser feito de maneira remota, é uma das grandes escolhas para profissionais nômades.

Entre em contato com empresas interessadas no seu conteúdo, saiba dialogar, faça networking e desenvolva seu poder de persuasão. O esforço é fundamental e nada acontece da noite para o dia, então seja persistente!

Crie e gerencie sites

Muitas vezes criar materiais de interesse do público pode não ser o ponto forte de todos, mas essa não é única forma de trabalhar.

Programadores, analistas e designers são exemplos de pessoas que podem realizar o trabalho a distância. Faça parcerias com empresas e sites para desenvolver e gerenciar sites, blogs e outras plataformas.

Venda produtos

Segundo a e-bit, o e-commerce já movimenta quase 30 bilhões de reais no Brasil. Isso mostra como a tecnologia tem traços de forte influência na nossa vida!

A tendência atual é a virtualização de lojas e muitas pessoas já se adaptaram a isso. Dessa forma, investir em uma plataforma online de venda de produtos, aliando suas necessidades a fornecedores que auxiliem sua atividade, pode ser uma forma para você investir nessa profissão!

E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre a vida dos nômades digitais e suas maneiras de ganhar dinheiro? Aproveite e leia este artigo para buscar o seu sucesso e fazer acontecer!