negócio digitalEstadão, 76% dos jovens brasileiros sonham em abrir o próprio negócio. Mais presente do que nunca na vida das pessoas, a internet surge como uma plataforma democrática e acessível para que os jovens brasileiros possam empreender mesmo sem dispor de muito capital para investir no começo.

">

Negócio digital: entenda do que se trata essa tendência!

Segundo o Estadão, 76% dos jovens brasileiros sonham em abrir o próprio negócio. Mais presente do que nunca na vida das pessoas, a internet surge como uma plataforma democrática e acessível para que os jovens brasileiros possam empreender mesmo sem dispor de muito capital para investir no começo.

Segundo o Estadão, 76% dos jovens brasileiros sonham em abrir o próprio negócio. Mais presente do que nunca na vida das pessoas, a internet surge como uma plataforma democrática e acessível para que os jovens brasileiros possam empreender mesmo sem dispor de muito capital para investir no começo.

Como era de se esperar, o empreendedorismo digital tem como base a internet. Hoje são inúmeras as ferramentas que permitem que qualquer pessoa com uma banda larga possa ter um ecommerce ou vender algum serviço na web. Além disso, o acesso à informação está cada vez mais fácil e, para quem deseja aprender, não faltam recursos (inclusive gratuitos) sobre os mais diversos assuntos.

Alguns exemplos de negócios digitais são as próprias lojas virtuais, ou e-commerces, em que pessoas e lojas podem vender seus produtos online; os marketplaces, que reúnem vários vendedores em um só lugar (Mercado Livre, por exemplo) e ferramentas online como sistemas para gerenciar clientes ou estoques.

Agora que você já entendeu o que é um negócio digital, vamos listar abaixo alguns fatores que colaboram para que esse seja um mercado em ascensão. Confira!

Crescimento de usuários

Segundo o Portal Brasil, mais de 100 milhões de brasileiros acessam a internet e o Brasil ocupa hoje o quarto lugar em número de usuários da internet. Esse número, apesar de alto, ainda representa pouco mais de 65% da população e, quando comparado aos Estados Unidos, por exemplo, onde o número de usuários da internet alcança quase 90% da população, vemos que ainda há espaço para crescermos muito.

Diversidade nas buscas

A grande vantagem de ter um negócio digital é que conseguimos conversar com pessoas de qualquer lugar do mundo e isso viabiliza vendermos para nichos e para grupos bastante específicos.

A todo momento milhões de buscas estão sendo realizadas nos principais mecanismos e, se você souber mirar corretamente no seu público-alvo, conseguirá tornar-se relevante e criar um negócio de sucesso.

Tecnologia mais acessível

Para que um negócio digital prospere é necessário contar com as ferramentas corretas. Nos últimos anos, milhares de ferramentas surgiram com o intuito de viabilizar o empreendedorismo online, como plataformas de ensino a distância, lojas virtuais simples e fáceis de configurar e muitas outras.

Essas tecnologias também estão cada vez mais acessíveis e permitem que mesmo quem está começando possa dispor de ferramentas de última geração para colocar o seu negócio no ar.

Flexibilidade

Um dos pontos mais interessantes sobre ter um negócio digital é a liberdade que ele proporciona. Trabalhando na internet você pode optar por estar em qualquer lugar do mundo e montar o seu escritório onde você achar melhor. Além disso, você pode fazer o seu horário e se organizar da forma que for mais conveniente.

Essa questão tem atraído muitos jovens que vislumbram a possibilidade de trabalhar com algo que gostam e estarem livres para conhecer outras culturas e outras pessoas.

O empreendedorismo digital é uma grande oportunidade para quem deseja uma carreira diferente e de acordo com a nova visão de mundo. Porém, será que ter o próprio negócio é a opção ideal para quem quer ganhar dinheiro de verdade? Entenda, neste artigo, se empreender fará com que você fique rico!