A importância da inovação

Não adianta lutar contra a evolução

Status quo: Expressão latina que designa o estado atual das coisas seja qual for o momento.

Status quo: Expressão latina que designa o estado atual das coisas seja qual for o momento.

Existem basicamente dois tipos de pessoas no mundo: as que preferem Chaves e as que preferem Chapolim. Além dessa divisão, existe uma grande batalha envolvendo os que atacam e os que defendem o status quo.

A grande questão é: os que defendem o status quo podem ganhar batalhas à curto prazo, mas sempre perdem a guerra. Novas tecnologias, culturas e formas de pensar sempre vencerão.

Isso não quer dizer que qualquer ideia nova será vencedora, mas posso afirmar com certeza que a ideia atual tem prazo de validade e em algum momento será deixada para trás.

A importância da inovação

"CD-Rom, você é o próximo"

O ser humano é um bicho criativo
Desde o momento em que o homem das cavernas descobriu que poderia usar a tecnologia a seu favor, o coitado do status quo nunca mais conseguiu se manter por muito tempo.

Por mais que a sociedade, o estado, as grandes corporações, Darth Vader ou qualquer outra entidade tentem impedir a inovação, uma hora ou outra ela irá vencer. Em todas as áreas da nossa vida (computação, saúde, alimentação, entretenimento, etc.) vemos que a tecnologia permite que façamos coisas novas, por um preço que só tende a cair.

Não adianta melhorar um pouco
Digamos que você é um fabricante de máquinas de escrever e ouviu falar sobre a chegada do computador. A primeira reação é “Precisamos melhorar nossa máquina de escrever! Baixaremos o preço e melhoraremos suas funcionalidades!”. Será que isso funcionaria?

Com certeza não. Te garanto, a última máquina de escrever foi a melhor máquina de escrever já criada. Porém, tomou um sacode do computador da época, que estava longe de ser o melhor computador já criado.

Já dizia Danny DeVito no filme “Com o dinheiro dos outros”:

“A melhor forma de quebrar é ter uma fatia cada vez maior de um mercado cada vez menor”

Medo é uma manifestação poderosa
De certa forma, todos nós temos certa resistência ao novo. É normal ter medo de mudanças. Em time que está ganhando não se mexe e pra que trocar o certo pelo duvidoso?

Porém, esse pensamento é perigoso. Apesar do time estar ganhando, uma hora o adversário será outro, mais rápido, mais conveniente e mais barato. Deixar para se preparar depois pode ser tarde demais. A Polaroid que o diga.

Se não pode vencer o inimigo, una-se a ele
Partindo para clichês mais uma vez, a única certeza é a incerteza, não há o que fazer. Se você sabe que uma hora o mercado mudará, por que não ser você a fonte dessa mudança?

Um exemplo muito bacana de mercado que está evoluindo a passos largos é o de educação. A velocidade da internet possibilitou uma conveniência muito grande para estudar, além de acesso a professores de altíssimo nível sem a necessidade de deslocamento.

Por exemplo, vale muito a pena conferir os cursos de Graduação On-line de Administração e Processos Gerenciais da Universidade Anhembi Morumbi.

Além do diploma ser equivalente ao da graduação tradicional e de garantir acesso ao mesmo corpo docente, a Universidade Anhembi Morumbi já conta com mais de 10 anos de experiência em ensino a distância. Com certeza é uma excelente maneira de conciliar seu trabalho com uma ótima formação. Veja aqui mais informações sobre os cursos.

E você, o que tem feito para criar a evolução ao invés de lutar contra ela?

Abraços,

Millor Machado (lutando diariamente contra o status quo)

Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela Anhembi Morumbi. O que significa que recomendamos seu curso como um exemplo, mas não há interferência no conteúdo do artigo. Confira nossa forma de trabalhar com posts patrocinados no artigo Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.

  • Eltonabreu

    Muitooo Bomm!

  • Elton Abreu

    Muito bom a avaliação proposta no texto, creio que o sentimento de achismo é um dos principais volantes deste status.