O que é e como implementar missão, visão e valores na sua empresa!

**Todo negócio precisa definir qual é a sua essência,** saber para onde ir, e mais do que isso, é preciso criar um cenário em que seja possível engajar, motivar e capacitar seus colaboradores, clientes e parceiros. Por isso, **é de extrema importância trabalhar na definição de sua missão, visão e valores.**
De forma resumida, podemos dizer que a missão indica o motivo da existência do negócio, já a visão traduz qual é o seu principal objetivo, ou seja, o que ela está buscando e explicitamente onde quer chegar no [futuro](http://saiadolugar.com.br/futuro-chegou/). Já os valores traduzem as suas crenças e como é a sua [cultura](http://saiadolugar.com.br/cultura-corporativa/).
Ter esses 3 elementos definidos e expostos para o público é um grande diferencial, pois **mostra para os clientes qual é o real compromisso da empresa com a sociedade e seus objetivos perante o mercado.** Já para os funcionários, é uma motivação para poderem estar cada vez mais alinhados e crescer no seu ambiente.
Quer saber como implementar a missão, visão e valores na sua empresa? Então, **acompanhe o restante do post para entender como esse processo pode ser feito!** Veja:
## O que é a missão, visão e valores de uma empresa?
Antes de falarmos como definir missão, visão e valores,** vamos conceituar de forma completa cada um desses elementos.** Acompanhe:
### **Missão**
A missão nada mais é do que **a representação do propósito da empresa,** bem como a sua responsabilidade perante a todos as partes que são envolvidas na organização, principalmente os clientes.
É importante entender que a missão é como se fosse um DNA, ou seja, é ela que será responsável por definir a identidade do negócio, sendo que dificilmente ela vai mudar ao longo do tempo.
Para definir a missão da empresa, existem perguntas de apoio. Seguem algumas delas:
- Por que a empresa existe? - Para quem a empresa existe? - O que ela faz?
O ideal é que a missão seja simples e objetiva, comunicando de forma eficiente o seu real propósito, além de mostrar para os seus colaboradores o que se espera deles ao longo de suas jornadas na empresa.
É importante que a empresa direcione todas as suas ações de forma que sejam baseadas no conceito de sua missão. Por exemplo, se a missão de uma empresa de software é “facilitar as compras online do consumidor brasileiro”, ao lançar qualquer nova funcionalidade é preciso refletir se ela facilitará mesmo a vida do seu público alvo.
### Visão
Já a visão **descreve o futuro que a empresa quer alcançar,** ou seja, onde ela quer chegar. O objetivo da visão é direcionar todos os envolvidos no negócio em direção a um alvo, que nada mais é do que esse futuro que é almejado.
O ideal é que ela seja uma frase realista e que seja facilmente visualizada por todos, para que sintam-se inspirados e motivados a buscarem diariamente esse objetivo.
A visão geralmente é criada para abranger um período pré-determinado, ou seja, ela pode mudar ao longo do tempo, diferentemente da missão. Isso pode acontecer quando o momento da empresa muda, por exemplo.
Para definir a visão há também algumas perguntas de apoio:
- Onde a empresa quer chegar? - O que ela pretende se tornar? - Qual deverá ser o foco das nossas ações? - O que queremos construir?
É importante que a visão também seja realista e alcançável. Junto a isso, coloque uma dose de praticidade para conseguir direcionar os funcionários a colaborarem com ela e vivê-la plenamente.
Voltando ao exemplo da nossa empresa de software, a sua visão poderia ser: “ser referência no mercado de compras online, dominando mais de 50% do mercado”. Percebe como ela inspira e aspira algo que seja grandioso? Pois bem, somente assim será possível motivar todos a buscarem algo maior.
### Valores
Por fim, é hora de definir os valores da empresa. Quando falamos desse pilar, a ideia é **definir os princípios e as crenças que servirão como um grande guia para a sua cultura,** bem como a maneira em que seus colaboradores deverão se comportar e agir.
A ideia é que os valores ajudem a criar o comprometimento com o negócio, também com os clientes e entre si. Dessa forma, as chances da empresa funcionar da melhor maneira possível serão grandes, tendo como base a missão e sempre levando os esforços em direção à sua visão.
Saiba que os valores são o suporte e o foco das questões morais e éticas de qualquer negócio. Exemplos de valores podem ser desde conceitos já tradicionais, tal como comprometimento, ética, responsabilidade, ou então termos mais atuais, tal como “surpreenda seu cliente”, dentre outros.
## Como implementar missão, visão e valores na empresa?
Agora que você já sabe mais a fundo o que é cada um desses pilares, **vamos fornecer algumas orientações rápidas para que você possa implementar a missão, visão e valores na sua empresa. Confira:**
### 1. Conheça os conceitos de missão, visão e valores
A nossa primeira dica você já aprendeu nesse post: Saiba o significado de cada um desses pilares. Afinal, fica difícil querer implementar algo se a teoria que está por trás do seu conceito é desconhecida.
Então, se for preciso, releia a nossa explicação sobre o que consiste a missão, visão e valores. Junto a isso, busque outras fontes de pesquisa e separe as que mais agradam você e o seu negócio.
### 2. Invista tempo na elaboração dessa ação
Não adianta nada conhecer o conceito se ele não é colocado em prática. Então, é importante que haja a dedicação de um tempo relevante para a elaboração da missão, visão e valores da empresa.
Dado a importância disso, não será em alguns minutos que a sua elaboração ficará pronta. Até porque, o ideal é envolver todos os [sócios](http://saiadolugar.com.br/socio-de-empresa-pode-receber-seguro-desemprego/) da empresa no processo e se possível, os colaboradores.
Dessa forma, o trabalho de definir esses pilares importantes será o melhor e o mais completo possível. Então, qualquer tempo que seja disponibilizado para essa atividade é válido.
### 3. Revise sempre que possível
Sempre que for possível, faça a revisão da missão, visão e valores. Afinal, no mundo do empreendedorismo mudanças podem ocorrer com uma grande frequência e isso pode refletir nesses pilares do negócio.
Saiba que não há problema nenhum em realizar essa mudança quando for preciso. O mais importante é que nesse processo não ocorra desvios de cultura e nem de sua essência.
### 4. Defina metas que sejam alcançáveis
Definir [metas ](http://saiadolugar.com.br/definicao-de-metas-para-pequenas-e-medias-empresas/)é uma prática que ajudará muito a organização a alcançar a sua visão, pois com elas será possível quebrar objetivos maior em menores, de forma que as ações baseadas nessas metas sejam totalmente orientadas a busca do [resultado](http://saiadolugar.com.br/miopia-em-marketing/) que é esperado.
Trabalhar com metas torna esse trabalho muito mais fácil. E, claro, busque sempre traçar objetivos e metas que sejam alcançáveis.
Até porque, não adianta nada sonhar com algo que seja impossível. Isso pode até causar uma desmotivação na sua equipe como um todo, e esse não é o objetivo da implementação da missão, visão e valores em uma empresa.
**Agora que você já sabe como implementar missão, visão e valores na sua empresa, **[**entenda como estabelecer a precificação do seu produto e serviço**](http://saiadolugar.com.br/precificacao/)**.**
comments powered by Disqus