empreendedores definindo missão, visão e valores da empresa

O que é e como implementar missão, visão e valores na sua empresa!

Missão indica o motivo da existência do negócio, já a visão traduz qual é o seu principal objetivo, ou seja, o que ela está buscando e explicitamente onde quer chegar no futuro. Já os valores traduzem as suas crenças e como é a sua cultura.
Todo negócio precisa definir qual é a sua essência, saber para onde ir, e mais do que isso, é preciso criar um cenário em que seja possível engajar, motivar e capacitar seus colaboradores, clientes e parceiros. Por isso, é de extrema importância trabalhar na definição de sua missão, visão e valores.
De forma resumida, podemos dizer que a missão indica o motivo da existência do negócio, já a visão traduz qual é o seu principal objetivo, ou seja, o que ela está buscando e explicitamente onde quer chegar no futuro. Já os valores traduzem as suas crenças e como é a sua cultura.
Ter esses 3 elementos definidos e expostos para o público é um grande diferencial, pois mostra para os clientes qual é o real compromisso da empresa com a sociedade e seus objetivos perante o mercado. Já para os funcionários, é uma motivação para poderem estar cada vez mais alinhados e crescer no seu ambiente.
Quer saber como implementar a missão, visão e valores na sua empresa? Então, acompanhe o restante do post para entender como esse processo pode ser feito! Veja:

O que é a missão, visão e valores de uma empresa?

Antes de falarmos como definir missão, visão e valores, vamos conceituar de forma completa cada um desses elementos. Acompanhe:

Missão

A missão nada mais é do que a representação do propósito da empresa, bem como a sua responsabilidade perante a todos as partes que são envolvidas na organização, principalmente os clientes.
É importante entender que a missão é como se fosse um DNA, ou seja, é ela que será responsável por definir a identidade do negócio, sendo que dificilmente ela vai mudar ao longo do tempo.
Para definir a missão da empresa, existem perguntas de apoio. Seguem algumas delas:
  • Por que a empresa existe?
  • Para quem a empresa existe?
  • O que ela faz?
O ideal é que a missão seja simples e objetiva, comunicando de forma eficiente o seu real propósito, além de mostrar para os seus colaboradores o que se espera deles ao longo de suas jornadas na empresa.
É importante que a empresa direcione todas as suas ações de forma que sejam baseadas no conceito de sua missão. Por exemplo, se a missão de uma empresa de software é “facilitar as compras online do consumidor brasileiro”, ao lançar qualquer nova funcionalidade é preciso refletir se ela facilitará mesmo a vida do seu público alvo.

Visão

Já a visão descreve o futuro que a empresa quer alcançar, ou seja, onde ela quer chegar. O objetivo da visão é direcionar todos os envolvidos no negócio em direção a um alvo, que nada mais é do que esse futuro que é almejado.
O ideal é que ela seja uma frase realista e que seja facilmente visualizada por todos, para que sintam-se inspirados e motivados a buscarem diariamente esse objetivo.

A visão geralmente é criada para abranger um período pré-determinado, ou seja, ela pode mudar ao longo do tempo, diferentemente da missão. Isso pode acontecer quando o momento da empresa muda, por exemplo.

Para definir a visão há também algumas perguntas de apoio:
  • Onde a empresa quer chegar?
  • O que ela pretende se tornar?
  • Qual deverá ser o foco das nossas ações?
  • O que queremos construir?
É importante que a visão também seja realista e alcançável. Junto a isso, coloque uma dose de praticidade para conseguir direcionar os funcionários a colaborarem com ela e vivê-la plenamente.
Voltando ao exemplo da nossa empresa de software, a sua visão poderia ser: “ser referência no mercado de compras online, dominando mais de 50% do mercado”. Percebe como ela inspira e aspira algo que seja grandioso? Pois bem, somente assim será possível motivar todos a buscarem algo maior.

Valores

Por fim, é hora de definir os valores da empresa. Quando falamos desse pilar, a ideia é definir os princípios e as crenças que servirão como um grande guia para a sua cultura, bem como a maneira em que seus colaboradores deverão se comportar e agir.
A ideia é que os valores ajudem a criar o comprometimento com o negócio, também com os clientes e entre si. Dessa forma, as chances da empresa funcionar da melhor maneira possível serão grandes, tendo como base a missão e sempre levando os esforços em direção à sua visão.
Saiba que os valores são o suporte e o foco das questões morais e éticas de qualquer negócio. Exemplos de valores podem ser desde conceitos já tradicionais, tal como comprometimento, ética, responsabilidade, ou então termos mais atuais, tal como “surpreenda seu cliente”, dentre outros.

Como implementar missão, visão e valores na empresa?

Agora que você já sabe mais a fundo o que é cada um desses pilares, vamos fornecer algumas orientações rápidas para que você possa implementar a missão, visão e valores na sua empresa. Confira:

1. Conheça os conceitos de missão, visão e valores

A nossa primeira dica você já aprendeu nesse post: Saiba o significado de cada um desses pilares. Afinal, fica difícil querer implementar algo se a teoria que está por trás do seu conceito é desconhecida.
Então, se for preciso, releia a nossa explicação sobre o que consiste a missão, visão e valores. Junto a isso, busque outras fontes de pesquisa e separe as que mais agradam você e o seu negócio.

2. Invista tempo na elaboração dessa ação

Não adianta nada conhecer o conceito se ele não é colocado em prática. Então, é importante que haja a dedicação de um tempo relevante para a elaboração da missão, visão e valores da empresa.
Dado a importância disso, não será em alguns minutos que a sua elaboração ficará pronta. Até porque, o ideal é envolver todos os sócios da empresa no processo e se possível, os colaboradores.
Dessa forma, o trabalho de definir esses pilares importantes será o melhor e o mais completo possível. Então, qualquer tempo que seja disponibilizado para essa atividade é válido.

3. Revise sempre que possível

Sempre que for possível, faça a revisão da missão, visão e valores. Afinal, no mundo do empreendedorismo mudanças podem ocorrer com uma grande frequência e isso pode refletir nesses pilares do negócio.
Saiba que não há problema nenhum em realizar essa mudança quando for preciso. O mais importante é que nesse processo não ocorra desvios de cultura e nem de sua essência.

4. Defina metas que sejam alcançáveis

Definir metas é uma prática que ajudará muito a organização a alcançar a sua visão, pois com elas será possível quebrar objetivos maior em menores, de forma que as ações baseadas nessas metas sejam totalmente orientadas a busca do resultado que é esperado.

Trabalhar com metas torna esse trabalho muito mais fácil. E, claro, busque sempre traçar objetivos e metas que sejam alcançáveis.
Até porque, não adianta nada sonhar com algo que seja impossível. Isso pode até causar uma desmotivação na sua equipe como um todo, e esse não é o objetivo da implementação da missão, visão e valores em uma empresa.
Agora que você já sabe como implementar missão, visão e valores na sua empresa, entenda como estabelecer a precificação do seu produto e serviço.