Metodologia de Plano de Marketing para empresa de internet

Como tema para o meu trabalho de graduação, montei uma metodologia de plano de marketing para empresas de internet e como integrar o desenvolvimento de produto a ele.

Esse trabalho foi totalmente embasado no caso da Empreendemia.

O trabalho foi dividido em 4 partes principais:

  • O plano de marketing tradicional: apresentação da metodologia genérica e seus elementos.
  • **Boas práticas na internet: **ações que fazem a diferença para empresas de internet se estabelecerem.
  • Metodologia: como uma empresa de internet pode desenvolver e inserir um novo produto no mercado.
  • Estudo de caso: como o Empreendemia tem sido desenvolvido.

As etapas da metodologia em si não têm nenhuma novidade em relação ao método genérico:

  1. Observação de oportunidades
  2. Verificação do conceito inicial
  3. Definição da estratégia
  4. Desenvolvimento do produto
  5. Frentes de ação
  6. Metas e previsões

A maior diferença é a necessidade em fazer iterações rápidas, especialmente entre as fases “Definição da estratégia”, “Desenvolvimento do produto” e “Frentes de ação”. Isso possibilita que o produto seja colocado à prova direto com seus usuários mesmo sem ter sido finalizado – ou seja, as dicas e os feedbacks dos usuários servem como o elemento principal para o desenvolvimento do produto.

Abaixo vai o documento (é possível fazer o download do arquivo):

Plano de Marketing Para Empresa de Internet – TG II – Luiz Alberto Piovesana

Outro ponto interessante, também em “Definição da estratégia”, são os temas sob os quais objetivos são traçados. Ao invés de utilizar os 4 P’s do Marketing como base, utilizamos 6 pontos mais específicos para internet.

O resultado disso foi que na última sexta-feira, dia 12/02, eu apresentei esse trabalho e, finalmente, virei engenheiro!

Aproveitando o embalo, em março lançaremos um e-book sobre Desenvolvimento de Produtos (incluindo uma parte desse trabalho). Se você quiser saber as novidades sobre ele de antemão, é só deixar seu comentário aqui embaixo.

Abraços,

Luiz Piovesana (Uhu, me formei!)

Se você está lançando seu produto, vale a pena ler nosso livro sobre desenvolvimento de produtos. Confira agora o Desenvolvimento de Produtos sem enrolação.

comments powered by Disqus