dois melhores colaboradores

7 motivos pelos quais os melhores colaboradores se demitem

Preparamos esse conteúdo para apresentar alguns dos principais motivos para que os melhores colaboradores se demitem. Então, não deixe de conferir este conteúdo e entender como reter seus funcionários!

Perder um funcionário nunca será algo fácil para uma empresa. Afinal, elas dependem das pessoas para poder manter sua operação funcionando da melhor maneira possível e atingir seus melhores resultados.

Podemos ir mais além, quando um funcionário se demite, encontrar um substituto a altura pode ser muito difícil, pois exite  tanto o custo financeiro quanto o de tempo para prospectar, contratar, treinar esse novo colaborador, sem saber se ele conseguirá obter o mesmo rendimento do anterior.

Apesar disso, sabemos que muitas vezes é inevitável impedir que um colaborador se demita e por mais que essa decisão possa parecer algo sem sentido, na maioria dos casos há uma razão sólida por trás dela.

Sendo assim, só resta o negócio e o empreendedor aceitarem que não tem nada que possa ser feito. Porém, é possível entender o que pode levá-los a tomar essa decisão e trabalhar para mitigar isso, ok?

Por isso, preparamos esse conteúdo para apresentar alguns dos principais motivos para que os melhores colaboradores se demitem. Confira!

1. Excesso de trabalho

Saiba que é normal que as pessoas passem por momentos de estresse e desânimo no trabalho, podendo gerar um descontentamento bem grande com a rotina. Mas nada é tão prejudicial quanto o excesso de trabalho.

Pode não parecer, mas aos poucos isso pode sugar muita energia do colaborador, o que faz com que ele veja a sua demissão como a única solução.

Podemos dizer, então, que é preciso atentar-se a isso, pois geralmente os melhores colaboradores acabam caindo nesse destino, seja por ele querer assumir muitas tarefas e projetos ou nos casos em que os gestores acabam destinando quase tudo a eles pois confiam somente no seu trabalho.

2. Falta de reconhecimento

Outro motivo pelo qual os melhores colaboradores acabam se demitindo é a falta de reconhecimento por parte do seu gestor e da empresa como um todo, principalmente se o primeiro motivo que apresentamos, o de excesso de trabalho, também está presente na situação!

Não é novidade para ninguém que todos gostam de ser reconhecidos, não é mesmo? Por isso, um simples elogio a um bom trabalho pode simplesmente resolver essa questão.

O fato é que se o colaborador se esforçou bastante para entregar o resultado esperado e não for reconhecido, dificilmente ele se sentirá motivado para repetir o desempenho da mesma maneira.

Por isso, é preciso que haja a consciência de que não se pode deixar o funcionário chegar em um estado que já esteja cansado de não ter o seu trabalho reconhecido. Saiba que, na maioria dos casos, um simples elogio já resolve essa questão

3. Ausência de novos desafios

Outro grande motivo para que os colaboradores venham a se demitir é a ausência de novos desafios, ou o que chamamos de estagnação.

Até porque, ninguém gosta da ideia de estar parado no mesmo lugar, fazendo sempre as mesmas coisas. Por mais que o colaborador ame o seu trabalho, ele precisa ser desafiado para que tenha motivação para ir trabalhar todos os dias.

O motivo para isso é simples: as pessoas gostam de sentir que podem crescer e progredir e isso é um grande combustível para não desanimarem de contribuir para o crescimento do negócio.

Ter um plano de carreira bem estruturado já é um grande passo, pois dessa forma o colaborador conseguirá enxergar que tem um caminho para seguir e crescer!

4. Falta de autonomia

Saiba que os melhores colaboradores são aqueles que querem autonomia, estão dispostos a deixar a sua marca no trabalho que deve ser feito. Por isso, não gostam de gestores que são controladores e que não os deixam trabalhar como querem.

Afinal, receber um desafio e poder definir como vão prosseguir com a execução dessa tarefa é tudo que eles precisam para manterem-se motivados a entregar o resultado esperado. Caso contrário, o trabalho se tornará um fardo e isso pode gerar uma grande frustração, levando-os a se demitirem.

Aliás, oferecer autonomia é uma ótima maneira de demonstrar confiança em seu trabalho e não há nada mais motivador do que isso.

5. Sobrecarga de responsabilidades

Já falamos por aqui do excesso de trabalho, certo? Saiba que ele pode vir por meio da sobrecarga de muitas responsabilidades dentro da empresa.

Isso ocorre pois esses colaboradores tendem a acumular trabalhos e funções de outros companheiros que saíram ou por simplesmente sempre serem priorizados ao receberem tarefas a mais do que os outros.

Nessa altura do campeonato você já deve imaginar o quanto isso pode sugar a sua energia levando-o a pedir demissão.

Então, entenda que os melhores colaboradores precisam receber os trabalhos mais estimulantes e não simplesmente ficar apagando incêndio.

A curto prazo isso pode até ser uma boa ideia, mas a longo prazo o negócio poderá sofrer muito com isso, pois poderá perder muitos funcionários cansados dessa rotina!

6. Ambiente de trabalho ruim

O ambiente de trabalho também pode ser um grande influenciador quando um colaborador resolve pedir demissão.

O fato é que ninguém gosta de trabalhar em um lugar em que a energia é pesada, onde ocorre muita fofoca, críticas pelas costas e as famosas puxadas de tapetes.

Obviamente que conflitos podem existir sempre, mas resolvê-los com respeito e ética é um bom caminho para que isso não crie uma bola de neve que vai deixando o ambiente cada vez mais tóxico.

Então, atente-se para que isso não seja um motivo para perder bons colaboradores!

7. Promoções erradas

Saiba que não há nada pior para um bom colaborador do que ver pessoas não merecedoras sendo promovidas.

Errar nas promoções é um grande risco para os gestores e as suas empresas, pois isso fornece muita margem para que os bons profissionais saiam em busca de outras oportunidades.

O fato é que quando o colaborador desempenha muito bem seu trabalho e se esforça demais para isso, visando uma promoção, ele pode ser surpreendido quando souber que o seu colega, que não fez nem metade do que fez, foi promovido. A chance de criar um descontentamento é enorme!

Portanto, fique atento para não aplicar promoções que possam causar esse mal estar entre os colaboradores, priorizando quem realmente merece!

Agora que você já sabe os principais motivos pelos quais os melhores colaboradores se demitem, confira nosso conteúdo: Dicionário de Startup: conheça os termos mais utilizados no mundo das startups!