Treinamento de marketing para pequenas empresas

Treinamento de marketing para pequenas empresas: conheça as 7 principais vantagens

Pode ser difícil contratar profissionais especializados em marketing para pequenas empresas. A solução, portanto, é investir em treinamento para explorar melhor a ferramenta. Confira a seguir 7 benefícios dos cursos de marketing para sua companhia!
Cursos de Marketing DigitalPowered by Rock Convert

A importância do marketing para pequenas empresas é enorme. É apenas com o domínio de estratégias e técnicas desse tipo que as companhias de pequeno porte podem competir com concorrentes maiores.

No entanto, um dos problemas que as pequenas empresas enfrentam é a falta de conhecimento especializado em marketing digital. Com isso, não conseguem explorar o máximo que ele oferece.

É por isso que é importante que as pequenas empresas invistam em treinamento de marketing terceirizado, de modo a aprender a teoria e a prática das principais estratégias do mercado.

Se você ainda não se decidiu sobre a importância do treinamento de marketing para pequenas empresas, confira a seguir as principais vantagens de investir em capacitação para sua equipe!

1. Conhecimento específico em marketing para pequenas empresas

Segundo a IBM, 90% de toda a informação que a Humanidade já gerou foi produzido entre 2015 e 2016. De lá para cá, a coisa cresceu consideravelmente. Ou seja: nós produzimos muita informação o tempo todo. As coisas mudam rápido demais.

Não é raro, por exemplo, um profissional de marketing sair da universidade e encontrar, no mercado de trabalho, uma realidade para qual ele não foi preparado.

Por isso, é importante investir em treinamento específico, ministrado por uma equipe especializada no assunto e que possa preparar você e sua equipe de marketing a lidar com os desafios próprios das pequenas empresas.

Dessa forma, sua equipe fica municiada com as principais técnicas e estratégias de marketing para pequenas empresas, garantindo um fluxo estável de faturamento e as ferramentas necessárias para crescer.

2. Adaptação do profissional às necessidades básicas da empresa

Cada empresa vive um cenário específico. Não dá para comparar o dia a dia das grandes marcas do mercado com o de uma pequena companhia. São obstáculos, dores e planos completamente diferentes.

Por isso, investir em treinamento é essencial para pequenas empresas. Dessa forma, elas conseguem adaptar e moldar o profissional que já está na empresa para que ele possa enfrentar os desafios da companhia.

3. Menor rotatividade de funcionários dentro da equipe da empresa

Você sabia que a média de rotatividade do mercado brasileiro, segundo a Exame, era de 82% em 2014? Isso impede que as empresas brasileiras possam executar planos de longo prazo, já que seus times estão constantemente mudando.

Além disso, uma alta taxa de rotatividade significa mais custos para a companhia. Segundo estudos de mercado, o custo de substituir um colaborador é equivalente a 4 até 6 meses do salário dele. 

O treinamento não só ajuda quem já está na empresa a se capacitar para ocupar posições abertas (diminuindo os custos de recrutamento), como também diminui a taxa de rotatividade da companhia (como a Rock Content fez!).

Isso acontece porque…  

4. Colaboradores se sentem mais valorizados e engajados

De acordo com a Gallup, 32% dos profissionais que trocam uma empresa por outra fazem isso por causa da ausência de oportunidades de desenvolvimento interno. Ou seja: 1 em cada 3 abandonam uma companhia que não investe neles. 

Powered by Rock Convert

Isso é especialmente verdadeiro entre os jovens. Segundo a Deloitte, dois em cada três jovens talentos dos EUA pretendem sair das suas empresas até 2020.

No entanto, quando a empresa investe em treinamento para os seus profissionais, a coisa muda de figura. Os colaboradores se sentem mais engajados e valorizados pela companhia, buscando menos oportunidades no mercado e se empenhando mais em vestir a camisa e alcançar resultados.

Isso faz com que…

5. Produtividade do setor aumenta e impacta toda a empresa

Quando o marketing para pequenas empresas funciona, toda a companhia sente os benefícios e passa a funcionar melhor. Afinal, as companhias de menor porte são particularmente dependentes de conquistar novos clientes.

Se o marketing funciona e aumenta o número de vendas, toda a empresa sente o impacto: o setor de compras pode negociar melhores acordos com fornecedores, a produção aumenta e há mais capital para investimentos.

Os treinamentos ajudam com isso ao aumentar a eficiência do marketing da companhia. Assim, os custos caem, a taxa de conversão sobe e leva o faturamento junto. Com isso, a empresa pode crescer sustentavelmente.

6. Novos talentos são atraídos para trabalhar com a companhia

Se quiserem crescer, as pequenas e médias empresas precisam estabelecer planos de desenvolvimento em curto, médio e longo prazo. Um dos ingredientes que ajuda a estimular o crescimento é, claro, a aquisição de novos talentos do mercado.

Os jovens profissionais, por sua vez, também fazem planos de crescer e estabelecer excelentes carreiras. No entanto, para que isso aconteça, é necessário que suas empresas tenham planos de desenvolvimento e capacitação para seus colaboradores.

Por isso, a pequena empresa que quer atrair novos talentos na área do marketing precisa investir em formações e cursos para que eles tenham espaço para desenvolver suas carreiras e escolher caminhos de especialização.

Isso ajudará no recrutamento de novos profissionais, o que dará material humano para que a empresa se capacite para enfrentar suas dores e desafios a cada momento.

7. Maior sinergia e clima entre os colaboradores de marketing da empresa

Você sabia que treinamentos em equipe são essenciais para desenvolver um bom clima entre os times da sua empresa? Isso acontece por causa das dinâmicas em grupo e da superação de obstáculos em parceria.

É normal da psicologia humana: quando as pessoas se juntam para superar um obstáculo e são bem-sucedidas, elas fortalecem o vínculo que as une em primeiro lugar. Isso desenvolve as relações da equipe e aumenta a sinergia entre os colaboradores.

Ao realizar treinamentos de marketing para pequenas empresas em conjunto, os profissionais entendem melhor o que é pedido deles no ambiente de trabalho e desenvolvem mais paciência com seus colegas.

E o treinamento não precisa ser necessariamente presencial. Estudar junto em cursos online já é o suficiente para fortalecer os elos entre os colaboradores. Isso ajuda a estreitar as relações e aumentar a produtividade de todos.

Viu só quantos benefícios dos treinamentos de marketing para pequenas empresas? Agora não tem mais desculpas para não investir em capacitação para você e sua equipe, não é mesmo?

Se você se interessou em treinamentos de marketing, precisa conhecer nossos Cursos de Marketing Digital. São 19 certificações diferentes para capacitar empresas e profissionais a alcançar os melhores resultados do mercado. Matricule-se e comece a aprender agora mesmo!