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Marketing Digital avançado para Instagram de empresas – Conheça algumas estratégias táticas

Listamos aqui algumas dicas para melhorar ainda mais a performance da sua marca com o marketing para Instagram. Vamos lá?

Sua marca possui um bom tráfego no Instagram. O número de seguidores é alto, os consumidores curtem e comentam sempre nos posts, mas você sente que chegou o momento de investir um pouco mais no marketing para Instagram da sua marca ou empresa.

Listamos aqui algumas dicas para melhorar ainda mais a performance da sua marca no Instagram. Vamos lá?

Peça comentários nas suas fotos e vídeos do Instagram

As pessoas gostam de interação, e fazer perguntas é uma boa forma de intensificar essa troca. Pergunte o que seus seguidores do Instagram acharam da foto, o que gostariam de ver na página, entre outros. Faça isso nas Instagram Stories também.

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Faça perguntas sobre sua marca ou sobre os produtos no Instagram

Instigue seus seguidores. Se você possui uma marca de roupas, por exemplo, pode perguntar qual é a peça favorita dos seus seguidores para o verão. Durante o inverno, caso seu empreendimento seja um café, pergunte qual bebida quente é ideal para aplacar o frio.

Pergunte sobre estilo de vida na sua conta do Instagram

Ainda com o exemplo de uma marca de roupa, você pode perguntar aos seus seguidores qual é o estilo de sapato que mais combina com a calça que você acaba de lançar. Se você possui uma livraria, pergunte qual é o livro perfeito para ler no feriado prolongado, por exemplo.

Faça posts no estilo “complete as lacunas” no Instagram

Se você criou uma conta no Instagram para o seu supermercado, pode tirar uma foto da prateleira de iogurtes e escrever “eu gosto de começar o meu dia com um potinho de…”.

Peça sugestões de legenda para suas fotos do Instagram

Poste uma imagem e escreva “escolha a legenda” e deixe seus seguidores abusarem da criatividade nos comentários. Não se esqueça de dar like nas respostas e, se possível, responder os comentários.

Peça fotos aos seus seguidores do Instagram

Pergunte aos consumidores como eles usam os seus produtos. Peça para mandarem fotos, selecione as melhores e poste no perfil do Instagram da sua marca. Se você achar que fica muito difícil desta forma, faça uma ação promocional usando hashtags personalizadas. A melhor foto postada pode ganhar um prêmio ou um desconto especial.

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Aumente o seu ROI (Return on investment – Retorno sobre investimento)

ROI é a abreviação para Return on Investment, ou Retorno sobre Investimento. Por meio deste indicador, você consegue alinhar quanto dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo com todos os seus investimentos. Faça relatórios e monitore os resultados.

Poste com frequência no seu Instagram

Não precisa postar compulsivamente, mas tenha uma frequência. Não deixe de postar um dia sequer. Isso mostra comprometimento com a sua marca e com a conta no Instagram.

Determine uma frequência de posts para o seu Instagram

Decida qual é a média ideal para o seu público. Veja se o que funciona são dois, três ou quatro posts por dia… e lembre-se sempre de distribuí-los ao longo do dia para não dispersar um post do outro no seu Instagram. E claro, não se esqueça de programar posts para os dias em que não poderá postar em tempo real. Você pode usar ferramentas como o Growsocial para isso.

Descubra o horário ideal para postar no seu Instagram

Você sabe quais são os horários de pico do Instagram? Durante a semana, fica entre 17h e 18h. Aos fins de semana, o pico varia entre as 13h e 18h. Claro, esta é uma referência geral. A partir disso, você deve definir o horário certo para o seu público.

Se você possui uma assessoria esportiva para corredores, por exemplo, o ideal é focar no período da manhã, quando os corredores despertam para mais um treino. Se você tem um bar, talvez seja melhor apostar em horários próximos do happy hour.

Cada marca possui um horário mais interessante para investir em suas postagens, claro – e isso você vai sentir com o tempo e com a movimentação da sua conta no Instagram.

Invista em ferramentas para otimizar o seu tempo

Você pode usar ferramentas externas como o GrowSocial para ganhar tempo com a administração da sua página. Essas ferramentas permitem, por exemplo, o agendamento de postagens e interações automáticas que te ajudam em momentos mais corridos.

Monitore seus resultados no Instagram

Use aplicativos para monitorar a movimentação do seu Instagram, monitore o número de seguidores, a quantidade de likes e de comentários. Fique de olho no uso das hashtags, veja como as pessoas estão interagindo com a sua marca no Instagram.

Use os recursos do próprio Instagram

O Instagram cresceu e sempre desponta com novos recursos. Hoje, você pode investir em conteúdo postando vídeos entre uma foto e outra. O Instagram Storie veio para ficar! Mostre o momento de produção de algum item da sua marca, faça uma live no lançamento de algum produto, tire fotos dos funcionários e poste contando o que eles fazem na empresa.

É uma forma denaproximar dos seus seguidores e atribuir um toque mais humano à sua página no Instagram. E claro, agora há um novo recurso muito favorável ao marketing para instagram: a geolocalização. Para ter mais chances de ter suas stories na geolocalização da cidade em que você se encontra, marque o local no próprio vídeo ou foto.

Queira melhorar sempre

Com base nas métricas, aprimore suas técnicas e conteúdo do Instagram. Por isso é tão importante ficar de olho no retorno que os seus seguidores te dão.

Fique atento ao conteúdo produzido por eles quando te marcam, seja marcando a própria página da marca ou usando uma hashtag. Dê like, comente. As pessoas gostam deste retorno. E quando possível, reposda algumas fotos no seu perfil, sempre marcando o cliente.

Crie uma hashtag da sua marca que possa ser usada em todos os posts. Coloque hashtags ligadas ao universo da sua marca e, claro, pegue leve na quantidade. Quanto mais melhor é um mito – ninguém quer acessar um conteúdo carregado de hashtags e sem texto. Selecione apenas o essencial para otimizar a conta da sua marca no Instagram.

Mantenha-se na página Explore

É importante manter a qualidade do seu conteúdo para ficar em alta sempre. Assim, tanto os seus posts do Instagram quanto suas Instagram Stories conseguem se manter sempre em destaque na home do Instagram.

Se você já atingiu uma média expressiva no Instagram, não se acomode. Mantenha a qualidade! Seguindo as nossas dicas, é certo que você obterá um retorno ainda mais favorável no Instagram da sua marca.

As estratégias de marketing digital avançado para Instagram de empresas são simples e com certeza vão te ajudar a progredir. Basta um pouco de disciplina e força de vontade para colocá-las em prática!

Por fim, nossa última sugestão é montar um planejamento estratégico na plataforma mais confortável para você (pode ser no próprio Excel). Isso vai te ajudar a organizar melhor as estratégias dentro das suas possibilidades e garantir o sucesso do seu investimento. E não se esqueça: tenha persistência, resultados favoráveis aparecem a longo prazo.

Gostou de conhecer algumas estratégias avançadas de marketing para instagram? Então, conheça também 11 tendências de marketing para 2017 que sua empresa precisa conhecer.

Conteúdo produzido pela equipe Growsocial!

  • Joanita

    O que acham da utilização de aplicações para aumentar a visibilidade e automatizar algumas das funções no Instagram ? https://maislikes.net/melhor-alternativa-ao-instalikes/

    • Letícia Abrantes

      Tudo depende da dua estratégia, Joanita! Vale lembrar que quantidade de seguidores não significa uma alta taxa de conversão! 🙂